plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

Três vozes por Maria embalam a noite de hoje

Cartola, Altay Veloso, Almirzinho Gabriel, Edyr Augusto Proença, Vital Lima, Gilberto Gil. Ícones da canção popular, eles são alguns dos compositores que formam a romaria de canções entoadas por Andréa Pinheiro, Marianne Lima e Lucinnha Bastos, três canto

Cartola, Altay Veloso, Almirzinho Gabriel, Edyr Augusto Proença, Vital Lima, Gilberto Gil. Ícones da canção popular, eles são alguns dos compositores que formam a romaria de canções entoadas por Andréa Pinheiro, Marianne Lima e Lucinnha Bastos, três cantoras que há 10 anos se unem para prestar homenagens à Virgem de Nazaré. De volta ao palco do Theatro de Paz esta noite, as intérpretes apresentam o espetáculo “Canções em Romaria”, que este ano conta com a presença especial da soprano Martha Serrano, da pianista Leandra Vital e da cantora Camila Honda.

Acompanhando as cantoras, estão os músicos Edvaldo Cavalcante (bateria), Jacinto Kahwage (piano), Adelbert Carneiro ( contrabaixo), Flávio Saraiva (violão), Careca Braga (guitarra), Daniel Lima vViolino), Bianca Menezes (flauta), Argentino Neto (clarinete), Waldiney Machado (percussão) e o próprio Luiz Pardal, nos teclados, bandolim e harmônica.

Com direção musical de Luiz Pardal, o show, desde o início, foi pensando para se renovar a cada ano, e para isso conta com intensa pesquisa musical, trazendo músicas populares e outras até então desconhecidas do grande público. Todas têm em comum o enaltecer à Maria de Nazaré. “O ‘Canções em Romaria’ não é um show ‘beato’, não há hinos religiosos ou músicas católicas, mas sim canções populares que falam da Mãe de Jesus e por isso ele é um espetáculo bonito, alegre e emocionante”, diz Pardal.

“Vós Sois o Lírio Mimoso”, hino de todos os paraenses, é a única canção que foge à regra e se faz presente no repertório quase como uma obrigatoriedade nessa devoção musical.

Indo do samba à música de câmara, o show faz um passeio por diversos momentos do cancioneiro popular, trazendo ainda versos de domínio público e canções inéditas como o “Canto Final da Missa Amazônica”, do compositor paraense Almílcar Gomes, que será interpretada em canto lírico por Marianne Lima e Martha Serrano, acompanhadas da pianista Leandra Vital. Para Marianne, apresentar este espetáculo “é um momento especial, pois é quando a cidade está envolvida numa energia positiva de amor e fé e a gente sente isso independente da religião”, diz.

Repertório vai de Gilberto Gil a zouk

Outra música quase obrigatória é “Zouk da Naza”, do compositor Almirzinho Gabriel, que também integra o repertório com a singela “Café com Pão”, interpretada por Camila Honda. Há ainda “Círios”, de Vital Lima que chega na voz de Lucinnha Bastos e “Mãe da Manhã”, de Gilberto Gil, pela primeira vez no show, e que será interpretada por Andréa Pinheiro.

Ligadas pela música e por esta celebração, Lucinnha, Marianne e Andréa se unem para dar vida a esta romaria de canções delicadamente colocadas em cena, como as promessas que seguem na procissão do domingo mais especial de Belém, o Círio de Nazaré. Por isso, “Canções em Romaria” é principalmente um ato de louvor, com boa música, à padroeira do Pará, e uma grande festa musical que se renova há mais de uma década.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias