plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Supernanny fala sobre educação dos filhos

Há pais que não querem que o filho fique viciado em açúcar desde a infância, mas a avó vive oferecendo doces. Há aqueles que não querem que ele assista a vídeos adultos, mas não têm controle sobre o que os amigos da escola mostram. Há também quem queira m

Há pais que não querem que o filho fique viciado em açúcar desde a infância, mas a avó vive oferecendo doces. Há aqueles que não querem que ele assista a vídeos adultos, mas não têm controle sobre o que os amigos da escola mostram. Há também quem queira matricular o filho em uma escola, enquanto o(a) ex quer colocá-lo em outra. Cris Poli, a Supernanny do reality apresentado pelo SBT, aborda exatamente esses dilemas em seu novo livro, “Atenção! Tem Gente Influenciando Seus Filhos”, e dá orientações para quem deseja começar a lidar de forma mais eficiente com situações como essas.“

A vida é assim. Todos — inclusive você — fazem parte dessa dinâmica. O importante é saber como agir para direcionar os filhos às escolhas corretas, a uma vida tranquila e a um futuro promissor”, aponta Cris, ciente de que as crianças estão sob a influência de muitas pessoas além dos pais. “Diante de qualquer problema, seja com quem for, tenha como primeira atitude o estabelecimento de uma conversa amigável e respeitosa”.

Guardar rancores, criar contendas ou manter um estado de insatisfação não ajudará em nada. Ao contrário, só faz piorar a situação. Por isso, ao conversar, orienta: “seja assertivo e fale a verdade, com tato, responsabilidade e firmeza”. Outra dica da especialista - que tem mais de 40 anos de experiência em educação infantil - é saber estabelecer uma rotina saudável para a criança. A internet sem nenhum tipo de controle, horário, rotina e supervisão, por exemplo, pode acabar viciando a criança em somente um tipo de entretenimento.

Numa rotina, tudo deve ser contemplado: a hora de tomar café, fazer as refeições, de brincar no quintal ou no play, assistir à televisão, navegar na internet, passar tempo com o pai e a mãe e as demais atividades. “Não negligencie a importância da preparação e da organização. Planeje a criação de seu filho e a rotina de casa. Isso fará bem a você e a todos da família. Defina os rumos da educação que a criança receberá, os valores e os princípios que nortearão sua conduta. Isso influenciará na formação do caráter dela e na forma como vai lidar com as diferentes situações, demandas e oportunidades do dia a dia”, ensina.

Avós podem contribuirsem tomar o lugar dos pais

Cris destaca a importante relação entre avós e netos. “É possível que avós sejam intransigentes, mandões e autoritários ou se achem no direito de dar palpites o tempo todo. Mas isso não pode intimidar você e seu cônjuge. Ficar refém de um estado de estresse emocional não funciona”, diz ela.

Se tudo fica às claras, essa relação pode ser muito benéfica para os dois lados. “É um amor especial, diferente, que os netos podem usufruir e deles receber da experiência e histórias interessantes de épocas passadas”. Claro que tudo tem um limite, mas esse limite se torna diferente quando se tem a responsabilidade da educação - é o caso dos avós que têm a responsabilidade da criação dos netos. “Por que se diz que os avós deixam fazer tudo? (o que não é real!) Porque é mais fácil dizer ‘sim’ do que ‘não’, traz menos conflitos e com o passar dos anos os avós querem mais usufruir do que brigar”, aponta Cris.A educadora alerta: “os avós podem contribuir na educação dos netos com opiniões, conselhos, experiências e comentários sempre que solicitados.

O que não devem fazer é desautorizar os pais nas decisões tomadas por eles com respeito à educação, limites, disciplina e diferentes orientações. Em resumo, eles podem colaborar, mas não devem interferir nas decisões tomadas pelos pais”.

(Laiís Azevedo/Diário do pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias