plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Exposição recupera a história de bairros de Belém

Em 1913, os avós do performer, diretor e cenógrafo Nando Lima chegaram à casa de número 1053, da Travessa 14 de Abril, no bairro de Fátima, em Belém, tornando-a o lar dos Lima de Queiróz. Além da família, a casa abriga há seis anos o Estúdio Reator, o esp

Em 1913, os avós do performer, diretor e cenógrafo Nando Lima chegaram à casa de número 1053, da Travessa 14 de Abril, no bairro de Fátima, em Belém, tornando-a o lar dos Lima de Queiróz. Além da família, a casa abriga há seis anos o Estúdio Reator, o espaço de experimentação criado pelo artista para integrar diferentes linguagens nas artes cênicas, música e artes visuais. Agora, a história da família se mescla a do Reator por meio de objetos, vídeos e fotos para resgatar a memória dos bairros de São Brás e Fátima, que cercam a casa centenária. Este é o cerne de “Reator Eterno”, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, e que inicia hoje, às 19h, com a performance “O Rio Submerso”, pelas ruas do bairro.

“Esse trabalho, na verdade, é um processo. Ele nunca fica pronto. As performances têm roteiro, situações ensaiadas, mas vão ser na rua, então tudo depende do dia, do retorno de cada público”, explica Nando Lima.

O grupo que atua hoje no Estúdio Reator propõe, assim, o “Passeio das Lembranças”, composto por duas performances - “Rio Submerso” e “Trilho Inverso”, com os artistas Pedro Olaia, Dudu Lobato, Wan Aleixo, Bernard Freire e o próprio Nando Lima.


Os atores são acompanhados por um “carro alegórico”, suporte para a sonoplastia criada por Armando de Mendonça. Utilizam ainda vídeos projetados que integram as cenas desenvolvidas pelos performers.

A primeira performance encerra na estrutura arquitetônica da caixa d’água de São Brás. No muro escuro em frente à igreja, aparecem velas acesas, com fotos do tio de Nando, Wadico, ainda jovem, vestido de anjo para acompanhar o Círio de Nazaré. Aliás, na esquina da Rua Boa Ventura são mostradas imagens da festa religiosa naquela época. “As fotografias da família vão contando mudanças da vida das pessoas como todo. Deixa de ser assunto pessoal para ser um panorama das mudanças do bairro”, diz Nando Lima.

QUATRO ANDARES DE LEMBRANÇAS

O público também tem a oportunidade de interagir com a “Instalação das Lembranças”, no ambiente do Estúdio Reator. São imagens e sons que reproduzem o movimento urbano, contado também por moradores e trabalhadores dos dois bairros.

Dividida em quatro espaços, ela abriga em seu andar térreo o atelier de costura “Agulha de Ouro”, referência à costureira Maria Lima de Queiroz, Dona Nenê, mãe de Nando.

No primeiro andar, se concentram as fotos da família, vídeos mostrando entrevistas com moradores e o processo de construção do projeto “Reator Eterno”.

No “Estúdio das Performances”, os sons da instalação são os das próprias performances, vindo do vídeo projetado que complementa a visualidade dos painéis com detalhes dos seis anos do Estúdio Reator.

O “Terraço”, no quarto andar, oferece binóculos para o visitante olhar os arredores enquanto ouve sons de eventos como a procissão de Nossa Senhora de Fátima.

CONFIRA

Projeto Reator Eterno
Quando: A partir de hoje até 22 de outubro
Onde: Estúdio Reator (travessa 14 de abril, 1053, Fátima)
Quanto: Gratuito

Instalações das Lembranças
Quando: das 14h às 19h

Passeio das Lembranças (Performances)
"O Rio Submerso"
Quando: às quartas e sextas-feiras, às 19h.

"O Trilho Inverso"
Quando: às quintas-feira e sábados, às 19h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias