plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Belém ganha festival de comida francesa

Não há como falar de gastronomia sem lembrar da França. O hábito de comer bem e as técnicas culinárias elaboradas, que servem de referência a muitas cozinhas internacionais, fazem parte da cultura do país. Nada mais justo, então, que fazer dessa lembrança

Não há como falar de gastronomia sem lembrar da França. O hábito de comer bem e as técnicas culinárias elaboradas, que servem de referência a muitas cozinhas internacionais, fazem parte da cultura do país. Nada mais justo, então, que fazer dessa lembrança uma festa capaz de percorrer o mundo de maneira deliciosa. Assim surgiu a Fête de la Gastronomie - o festival da gastronomia -, evento realizado em diversas regiões da França e do mundo, como um dos maiores festivais da gastronomia francesa.

Na Aliança Francesa de Belém, a Fête de la Gastronomie será realizada abertamente ao público hoje, das 9h às 13h, com diversas programações relacionadas ao universo da gastronomia francesa. Durante o evento, alunos e professores se reúnem para confraternizar com mostras de experimentações culinárias e para participar de uma grande competição de receitas entre as turmas da escola de francês.

Cada turma apresentará alimentos, receitas e bebidas típicas de uma determinada região da França. Ao todo, será possível conhecer 12 regiões. “O festival é para nós um grande projeto pedagógico, em que os alunos aprendem sobre estas diferentes regiões e levam isso ao evento. Estamos esperando uma média de 700 visitantes, a mesma de 2015. O grande objetivo da Fetê de la Gastronomie é mesmo a imersão na cultura francesa”, destaca Mariana Menezes, analista de comunicação e marketing da Aliança Francesa em Belém.

Todos os anos, a Fête traz um tema específico, que estimula a reflexão, a descoberta e a imersão na gastronomia francesa. Este ano, será “Cozinhas Populares Pertencem a Todos” e promete ser uma possibilidade para novas descobertas para todos os participantes. O tema foi escolhido para valorizar a cozinha popular francesa, simples, acessível, criativa, que alimenta a diversidade, e o imaginário coletivo de que existe uma “herança culinária francesa”, explica a organização do evento.

Com esta temática, mostra-se que a culinária também se reinventa constantemente em sua base mais popular, não só em bistrôs e restaurantes. E são essas cozinhas populares que mais valorizam os produtos regionais e as habilidades sublimes de todos os atores da gastronomia, cruzando pratos e receitas. Bouillabaisse Auvergne, Bretanha Fondue, Southwest Chucrute... As ideias florescem, embelezam os sabores.

Patrimônio mundial

Desde 2010 a gastronomia francesa é patrimônio cultural imaterial da humanidade, declarado pela Unesco. A Fête de la Gastronomie surgiu em 2011, criada por Frédéric Lefebvre, Secretário de Estado do Comércio da França, para comemorar o registro. Antes, eventos e iniciativas com o mesmo título já existiam, como a “Festa das Cozinhas”, criada em 2003, e o “Festival de Gastronomia”, criado em 2008 por uma associação através de redes sociais.

(Laís Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias