plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Espetáculo de dança encerra turnê em Belém

Mais que um solo de dança contemporânea - ainda que a bailarina Daniela Alves seja a única pessoa no palco - “Direção Múltipla”, apresentado hoje e amanhã em, Belém, às 19h, no Sesc Boulevard, é como um trabalho colaborativo, concebido com a ajuda de um g

Mais que um solo de dança contemporânea - ainda que a bailarina Daniela Alves seja a única pessoa no palco - “Direção Múltipla”, apresentado hoje e amanhã em, Belém, às 19h, no Sesc Boulevard, é como um trabalho colaborativo, concebido com a ajuda de um grupo de internautas convocados aleatoriamente. Os comentários e sugestões enviados por eles através da ferramenta online “Direção Múltipla Virtual”, ajudaram a bailarina a construir a dramaturgia que agora encerra sua turnê nacional na capital paraense.

A interação com o público – um grupo de mais de 200 pessoas – começou em 2013 e era estimulada pela bailarina através de vídeos em que ia evoluindo em seus movimentos a partir das sugestões em rede. “O que mais me surpreendeu foi o envolvimento das pessoas. Fui convidando e elas comentavam mesmo, esperavam o próximo vídeo, criavam um vínculo com o processo. Durante uma mostra ao vivo, falando sobre os três primeiros meses de pesquisa, elas diziam que se viam como autoras também”, conta.


O projeto e seus experimentos têm como ponto de partida o corpo, e não temas previamente estabelecidos. “O espectador fica bem à vontade para sentir o que quiser. Tem pessoas que ficam tensas, outras conseguem absorver a leveza. Acho que a arte tem esse poder de tocar algumas pessoas e não tocar outras, tocar mais a um que ao outro. Para mim, esse trabalho fala de encontrar as brechas entre todas essas forças opostas - coisas do cotidiano - que nos puxam para um lado e para outro, que nos querem levar à estagnação. Fala de encontrar essas brechas entre uma coisa e outra e então levar tudo de uma forma fluida”.

UM SOLO E QUATRO DIRETORES

No começo do processo que deu origem à “Direção Múltipla”, Daniela Alves contou com o diretor Adilson Machado, do Cena 11, grupo catarinense reconhecido nacional e internacionalmente. Ele esteve presente durante a filmagem dos vídeos e ajudava a bailarina a escolher as partituras seguintes, junto com os comentários das pessoas. Estes três primeiros meses de pesquisa formaram o projeto “Laboratório Corpo e Dança”, premiado pelo Rumos Itaú e coordenado por Jussara Xavier, professora da Unesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

"Até esse momento não existia ainda o intuito de realizar um solo, o objetivo era a pesquisa, o processo”, conta Daniela. “No segundo momento, escrevi o projeto no Edital Elisabete Anderle, que então era para a montagem de um solo. E veio a ideia de chamar mais diretores, agora tendo o olhar mais apurado de três pessoas da dança”. Vieram então Andréa Bardawil, coreógrafa cearense; Valeska Figueiredo, e Jussara Belchior, bailarina do grupo Cena 11.

ASSISTA

Solo de dança "Direção Múltipla", com Daniela Alves
Quando: Hoje e amanhã, 19h
Onde: Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522, em frente à Estação das Docas)
Quanto: gratuito (ingressos distribuidos 30 minutos antes da apresentação)

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias