plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Aíla prepara clipe e prévia de novo disco

Rápido, acelerado, demasiado. O ritmo da vida urbana, os prazos e os compromissos marcam a estética e a letra do novo clipe de Aíla, que será lançado hoje. “Rápido”, que tem direção de Roberta Carvalho, foi gravado em São Paulo, com a cantora em diversos

Rápido, acelerado, demasiado. O ritmo da vida urbana, os prazos e os compromissos marcam a estética e a letra do novo clipe de Aíla, que será lançado hoje. “Rápido”, que tem direção de Roberta Carvalho, foi gravado em São Paulo, com a cantora em diversos pontos da cidade onde hoje reside, como estações de metrô, viadutos, a avenida Paulista. O vídeo contou também com a concepção e direção de fotografia de Lucas Escócio, que apostou na utilização de fotografias em time-lapse (técnica em que várias imagens são capturadas de forma independente e com intervalos de tempo fixos entre um quadro e outro, exibidas de forma a criar movimento), transformando 240 fotos em apenas 10 segundos de imagem em movimento. Também foram experimentadas outras duas técnicas: imagens em “super slow”, ou seja, sendo processadas muito lentamente, e gravações nas quais Aíla canta a música ao contrário.

“Essa música é bem especial pra mim, pois é uma das minhas primeiras composições, em parceria minha com Roberta (Carvalho), minha parceira de vida e de arte. A música fala da velocidade frenética e nociva que vivemos hoje sob vários pontos de vista: do trabalho, das relações sociais, da alimentação ‘fast’, das redes virtuais. Uma velocidade que no fundo nos leva rumo ao cansaço. E fala também dos retrocessos políticos já que, ao mesmo tempo em que o mundo parece estar em um ritmo acelerado, muitas coisas parecem estar andando pra trás. Vivemos em um tempo onde velocidade rápida não significa avanço”, explica a cantora.

Roberta Carvalho diz que o clipe flerta com a videoarte e também com as possibilidades estéticas da performance e da própria linguagem fotográfica. “Acho interessante que o clipe fala sobre a rapidez, mas é feito de forma lenta, quadro a quadro, passo a passo, num ritmo quase zen. Somente na montagem tudo volta a ganhar um ritmo frenético. As imagens do clipe também não deixam de ser o registro de um corpo performático interferindo nas ruas simplesmente pelo fato de andar muito lentamente. Estar parado ou quase parado faz-se numa ação para repensar essa aceleração e a efemeridade das ruas, das relações e dos não-lugares da cidade”, antecipa a diretora.

NOVO DISCO MOSTRA INQUIETUDE E ATIVISMO

“Rápido” é uma das composições do segundo disco de Aíla, que ainda não teve o nome divulgado e será lançado no dia 3 de agosto pelo selo Natura Musical, mostrando a abertura de novos tempos para a cantora. Após o lançamento de seu primeiro disco, “Trelelê” (2012), com uma pegada essencialmente pop, ela aposta agora em um som mais aproximado do rock, do punk e dos beats eletrônicos – reflexo das faces de sua mudança para São Paulo - e também com temas seguindo por novos caminhos, como falar sobre ativismo e movimentos sociais.

“O disco é o resultado das minhas novas parcerias desde a concepção até as composições. São pensamentos e lutas que sempre estiveram presentes em mim, mas que até então não estavam presentes na poesia das minhas canções, ou nas canções que eu interpretava. É um disco que revela o meu lado inquieto e ativista. Vem um trabalho vibrante por aí! Mas com versos contra-ataques certeiros e necessários pro agora. Me lanço pela primeira vez no universo das minhas composições, com temas políticos, como feminismo, questões de gênero e racismo”, explica a artista.

Video será lançado como uma prévia do disco, que será lançado no dia 3 de agosto. (Foto: divlugação)

No fluxo entre Belém e São Paulo Aíla não se distancia da capital paraense, onde se conecta com suas origens e sua família, mas diz que por lá suas conexões se expandiram com a inserção em outros circuitos artísticos, acesso a novos shows, espetáculos, peças, manifestações, enfim, um outro cenário cultural. O que pra ela tem sido um grande aprendizado.

“Pude imergir nas artes e na política como nunca. Me conectei com artistas e parceiros de várias regiões do país. São Paulo é o Brasil inteiro. E é tão bom sentir que a minha paixão cresce, mais e mais, cada vez que eu retorno a Belém. A saudade faz um bem que só”, desabafa a cantora, que já tem um show agendado para Belém no dia 12 de agosto para mostrar esse seu novo trabalho, que terá acabado de sair do forno.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias