plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Júri determina que Led Zeppelin não plagiou

Após dois dias de deliberações, um júri de Los Angeles determinou nesta quinta-feira (23) que a música "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, não é plágio de um tema instrumental do grupo californiano Spirit. A mítica balada da banda britânica, uma das m

Após dois dias de deliberações, um júri de Los Angeles determinou nesta quinta-feira (23) que a música "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, não é plágio de um tema instrumental do grupo californiano Spirit.

A mítica balada da banda britânica, uma das mais lendárias da história do rock, era há dois anos alvo de um processo aberto por Michael Skidmore, administrador do inventário do guitarrista do Spirit, Randy California, que pedia milhões de dólares pela autoria da introdução da música.

Ele alegava que o emblemático solo de guitarra melancólico no início de "Stairway", lançada em 1971, é o mesmo de "Taurus", de 1968.

Ouça o clássico do Led Zeppelin:

O vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page sempre negaram ter copiado o trabalho do Spirit e, em depoimento, disseram nunca ter escutado "Taurus" antes de criar seu maior clássico.

Segundo a decisão do júri, formado por quatro homens e quatro mulheres, os membros do Led Zeppelin tiveram acesso a "Taurus", mas Skidmore não conseguiu provar que elementos próprios da música são "intrinsecamente similares" a "Stairway".

"Estamos gratos pelo serviço de consciência do júri e satisfeitos por terem decidido em nosso favor, colocando de lado questões sobre as origens de 'Stairway to Heaven' e confirmando o que sabemos há 45 anos'", disseram Page e Plant em comunicado.

Ouça a canção do Spirit:

COMPOSIÇÃO

O julgamento do caso começou no último dia 14. Em seu depoimento, Plant contou na terça (21) ter escrito a música décadas atrás em um campo na Inglaterra.

"Nessa noite em particular, me sentei com Jimmy perto do fogo, e tinha esse primeiro verso que encaixava com o que estava tocando", afirmou, ao mesmo tempo em que evocava a letra da famosa canção, e destacou as reminiscências celtas e as referências do ar pastoral da velha Inglaterra, que podem ser encontradas na música.

Page declarou na semana passada que sua progressão de acordes tinha mais em comum com "Chim Chim Cher-ee", do musical Mary Poppins, de 1964, do que com qualquer outra coisa.

O ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, também rejeitou as acusações contra seus ex-companheiros de grupo. Ele recordou ter escutado o que depois se tornou "Stairway to Heaven" em Headley Grange e contou que, ao lado de Page, trabalhou nos primeiros arranjos da canção.

A defesa da banda argumentava que o riff de abertura da música é uma progressão cromática comum e usada há centenas de anos por todos os tipos de músicos. Lawrence Ferrara, um musicólogo e professor da Universidade de Nova York convidado para depor a favor do Led Zeppelin no caso, chegou a citar "Insensatez", do brasileiro Tom Jobim, para demonstrar a tese.

O Led Zeppelin, integrado por Plant, Page, Jones e o baterista John Bonham, que morreu em 1980, abriu um show do Spirit em 26 de dezembro de 1968, na cidade de Denver (Colorado), em sua primeira apresentação nos Estados Unidos.

O processo, apresentado há dois anos por Skidmore, buscava obter ressarcimento por danos e prejuízos e pedia o reconhecimento do músico do Spirit como autor da "maior canção de rock", que segundo especialistas rendeu US$ 58 milhões.

A acusação destacou que outras 16 canções de Led Zeppelin foram objetos de brigas, várias delas concluídas com acordos que incluíram reconhecimentos e compensações financeiras por parte do grupo. Entre as músicas questionadas, estão os hits "Whole Lotta Love" e "Babe I'm Gonna Leave You".

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias