plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Espetáculo reúne companhias infantojuvenis

No mundo das artes, quanto mais cedo se começa, melhor. Mas poucas vezes os pequenos artistas ganham o olhar do público antes de se tornarem profissionais. Uma dessas oportunidades é o 1º Curumim Dança, evento em forma de espetáculo de dança infantil, hoj

No mundo das artes, quanto mais cedo se começa, melhor. Mas poucas vezes os pequenos artistas ganham o olhar do público antes de se tornarem profissionais. Uma dessas oportunidades é o 1º Curumim Dança, evento em forma de espetáculo de dança infantil, hoje, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, reunindo alunos de 11 escolas e companhias da cidade, como Centro de Dança Ana Unger, Escola de Danças Clara Pinto, Ribalta Cia de Dança, e Studio de Dança por Lucinha Azeredo.

“Serão várias apresentações de dança, com diferentes coreógrafos. A intenção é ter um panorama de como está o ensino da dança às crianças no Pará. Os professores, coreógrafos, estão levando trabalhos feitos com seus alunos ao longo do ano. Depois, a Associação Artistas de Dança do Pará, realizadora do evento, promove um debate e reflexão sobre o que foi mostrado”, explica o professor Jaime Amaral, que assina a direção geral do evento, ao lado dos professores Éder Jastes, Gaby Albuquerque e Ana Cristina Cardoso.

O grupo de professores destaca que fazer esse acompanhamento é uma forma de se debruçar sobre uma nova geração do cenário da dança na cidade. E também pensar o papel do Pará como um dos estados da amazônia que tem a dança como uma forte expressão da sua identidade cultural. Muitas coreografias abordam mitos e lendas da cultura popular, ao mesmo tempo em que a apresentam com linguagem universal.Aluísio Passos, dono do Studio Levitá, comenta que o espaço participa com quatro coreografias: um solo de dança contemporânea, um coletivo de danças urbanas/hip hop, e duas turmas de balé infantil.

Todas com crianças de sete e oito anos. “A dança é uma forma de cultura, forma das crianças interagirem com o mundo das artes, não só da escola ou familiar. As que demonstram interesse em se tornar profissionais são sempre apoiadas por nós e incentivadas a participar de concursos e seleções”, diz ele. Participam também desta primeira edição do “Curumim Dança”, os alunos de dança infantil e juvenil do Grupo de Dança do Colégio Santa Catarina de Sena, Grupo de Dança Infantil do Grêmio Português, Projeto Lúcia Esperança Melb, Projeto Viva a Dança e Volé Cia De Dança.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias