plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Jornalista lança obra premiada em concurso

O jornalista Álvaro Vinente lança, no próximo dia 29, o livro “Agosto e outras memórias”, na XX Feira Pan-Amazônica do Livro, que ocorre de 27 de maio a 5 de junho, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. A noite de autógrafos começa às 18

O jornalista Álvaro Vinente lança, no próximo dia 29, o livro “Agosto e outras memórias”, na XX Feira Pan-Amazônica do Livro, que ocorre de 27 de maio a 5 de junho, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

A noite de autógrafos começa às 18 horas, no estande da Fundação Cultural do Pará, após um bate-papo do autor com leitores sobre o processo de criação da obra.

O livro de crônicas foi o grande vencedor, na categoria memorialística que leva o nome do poeta José de Campos Ribeiro, do Prêmio IAP de Literatura 2014, promovido pelo Instituto de Artes do Pará, hoje Fundação Cultural do Pará. Outras oito obras também foram premiadas nas categorias ensaio, conto, poesia, dramaturgia e infantojuvenil.

Segundo o autor, o livro contém relatos dos tempos de infância e adolescência vividas no município de Oriximiná, na região do Baixo Amazonas, extremo oeste do Pará, onde nasceu. As crônicas retratam o cotidiano da cidade, como a relação dos moradores com o rio Trombetas “onde as enchentes não são tragédias, mas recomeço”, o círio do padroeiro Santo Antônio e a culinária baseada nos preparos da tartaruga e tracajá.

Também estão presentes histórias pitorescas, que ouviu quando menino na taberna do pai, o comerciante Pedro Marinho, falecido em 2014, a quem dedica o livro.

“Os fatos narrados são do ponto de vista de um menino acostumado a espiar o cotidiano da cidade e a ouvir histórias contadas por trabalhadores que frequentavam o comércio de papai. Não queria que isso se perdesse, então escrevi o livro. Quero as novas gerações conhecendo um pouco dessa cultura da cidade”, destaca o escritor.

Apesar de não ser um livro histórico, alguns textos tratam dessa questão, como o que narra a chegada dos evangélicos, na época chamados de protestantes, à cidade até então de predominância católica.

“Quando nasci não havia evangélicos em Oriximiná. Os primeiros foram perseguidos, achincalhados e chegaram a sofrer agressões físicas”, conta.

Para o poeta e romancista João de Jesus Paes Loureiro, que assina o prefácio, a obra de Álvaro Vinente “oferece um pequeno painel da vida em Oriximiná de uma época, tendo no olhar da infância revivido a sutil percepção expressiva ou reflexiva de seu tempo, com leveza, sensibilidade e humor”.

“É um breviário fervoroso de recordações pessoais e memórias de sua geração, relato de uma época decorrida em um ambiente hesitante entre o religioso e o profano”, observa Paes Loureiro, concluindo: “Sua peregrinação memorialista traz lembranças da vida em família, na rua, nos rios. É documental sem ser jornalístico”.

Álvaro Vinente é jornalista há 31 anos em Belém, onde reside, é casado e tem uma filha. É o segundo de uma família de seis irmãos, de pai comerciante e mãe professora.

Iniciou os estudos básicos em Oriximiná e concluiu o primeiro e o segundo graus no Colégio Dom Amando, em Santarém, e em Manaus. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará, onde foi professor de Telejornalismo, exercendo o magistério paralelamente à profissão de jornalista em jornais e televisão. Tem pós-graduação em Comunicação Pública e também é jornalista concursado da Prefeitura de Belém.

SERVIÇO

O lançamento de "Agosto e Outras Memórias" ocorre no próximo domingo, às 18h, no Estande da Fundação Cultural do Pará – XX Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias