plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Conceição do Araguaia é tema documentário

Uma viagem até o sul do Pará em busca de bons personagens e grandes histórias. Assim nasceu o documentário “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno”, com direção de Roger Paes, uma realização do Núcleo de Documentários da TV Cultura que estreia hoje, às

Uma viagem até o sul do Pará em busca de bons personagens e grandes histórias. Assim nasceu o documentário “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno”, com direção de Roger Paes, uma realização do Núcleo de Documentários da TV Cultura que estreia hoje, às 19h, no Cine Líbero Luxardo. A entrada é franca.

O retrato da região é feito a partir das histórias de diversos personagens: um proprietário de restaurante, uma dona de casa, um professor, um produtor rural, alguns artistas. “Cada pessoa ajuda a montar esse grande mosaico. A partir desses relatos, conhecemos mais sobre a cidade e sua história”, diz Roger, que também dirigiu outros dois documentários dedicados a mostrar a vida Pará adentro: “Mosqueiro, Ilha dos Sabores” (2013) e “Cametá, Histórias para Ouvir e Contar” (2014).

Produzido entre maio e agosto do ano passado, o novo filme surgiu da curiosidade de Roger Paes em relação a essa região tão distante da capital paraense e, em virtude disso, com forte influência de seus estados vizinhos, como Tocantins e Goiás. “São mil quilômetros de estrada, ou seja, 17 horas de carro pela rodovia Belém-Brasília. Uma viagem realmente longa e cansativa”, conta o diretor, que até então não havia visitado o município. “A cidade fica no limite com o estado do Tocantins e foi formada por imigrantes que vieram de todas as partes do Brasil. É interessante observar de onde vieram as pessoas e por que ficaram por ali”, justifica,

Na primeira viagem, no mês de maio, dez dias foram dedicados à elaboração do roteiro. Foi nessa fase que o diretor descobriu que um dos principais aspectos culturais da cidade são os chamados acampamentos, instalados durante o mês de julho nas pequenas ilhas formadas pela baixa do rio Araguaia. Daí veio a necessidade de a equipe retornar em julho para registrar este fenômeno cultural local.

“São centenas de acampamentos, muitos com excelente infraestrutura facilitada pela proximidade com a cidade. Tanto que a primeira cena do documentário mostra o transporte de um motor para gerar energia e manter a cerveja gelada. As pessoas levam tudo para esse acampamento, que dura geralmente um mês”, explica Roger Paes, que constatou um grande respeito à natureza. “Existe uma forte preocupação ambiental, tanto dos moradores quanto dos visitantes, desde os banheiros com fossas sépticas até a coleta de lixo. No fim da alta temporada, a população deixa tudo limpo. É realmente impressionante”, descreve.

Com 52 minutos de duração, “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno” tem na trilha sonora a Orquestra Jovem Maestro Levino, criada por Levino de Alcântara, fundador da Escola de Música de Brasília, uma das mais importantes do país. “Assim como muitos outros brasileiros, esse maestro conheceu Conceição do Araguaia e se encantou pela cidade”, conta Roger Paes, que também incluiu músicas dos artistas locais Zé Valdi e Oziel Santos.

Após a estreia no Cine Líbero Luxardo, “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno” será exibido pela TV Cultura nos dias 15 e 22 de maio, sempre às 21h, no programa “Cultura.Doc”, com transmissão para todo o Estado pelo canal 2 e também pela internet através do Portal Cultura.

CONFIRA

Lançamento do documentário “Conceição do Araguaia. Vidinha Maizoumeno”, de Roger Paes
Quando: Hoje, às 19h, no Cine Líbero Luxardo (Fundação Cultural do Pará – Gentil, esquina com Rui Barbosa)
Quanto: Entrada franca

Exibição na TV
Quando: Dias 15 e 22 deste mês
Onde: TV Cultura (Canal 2) e www.portalcultura.com.br

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias