plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Mostra exibe filmes mexicanos no cine Olympia

O cinema Olympia promove, a partir de hoje até o próximo dia 18, sempre às 18h30, a “Mostra de Cinema Mexicano”, com filmes de 1970 até 2007. De acordo com Marco Antônio Moreira, responsável pela programação do espaço, a ideia é apresentar a cinematografi

O cinema Olympia promove, a partir de hoje até o próximo dia 18, sempre às 18h30, a “Mostra de Cinema Mexicano”, com filmes de 1970 até 2007. De acordo com Marco Antônio Moreira, responsável pela programação do espaço, a ideia é apresentar a cinematografia mexicana, que pouco circula pelo Brasil. A entrada é gratuita e o evento tem apoio da Embaixada do México.

Compõem a lista os filmes “Cascavel” (1976), “Os Pedreiros” (1976), “Quartelada” (1976), “A Casta Divina” (1976), “Os Indolentes” (1977), “O Lugar Sem Limites” (1977), “Naufrágio” (1977), “Sob a Metralhadora” (1982), “O Crime Do Padre Amaro” (2002), “A Mulher De Benjamim” (1993), “Minha Vida Dentro” (2007) e “O Violino” (2005). Os títulos não foram escolhidos sob uma temática especifica para dar amplitude à mostra.

“Nós pouco conhecemos o cinema mexicano. Então, a ideia é essa, de poder apresentar filmes com temáticas variadas. O mercado de distribuição até 1980 ainda apostava em filmes de várias nacionalidades, era mais comum termos filmes da Itália, Alemanha, França, mas hoje esse circuito está reduzido e quase limitado aos filmes norte-americanos. Então, através de mostras e festivais, é possível termos acesso a outros cinemas”, analisa Marco Antonio Moreira.

Ele acredita que, por conta dessa mudança e da escassez de distribuidoras que possam levar aos mais variados públicos os títulos estrangeiros, acabou se tornando uma missão dos cinemas alternativos apresentar esse tipo de programação. “Fica parecendo que os outros países não estão fazendo filmes. Então, quando soube da mostra, quis trazer para Belém também. Você acaba esquecendo que existe outras cinematografias e queremos apresentar o desconhecido. É uma oportunidade”, defende.

CONHEÇA

"Mostra de Cinema Mexicano"
Quando: de hoje até o próximo dia 18, sempre às 18h30
Onde: Cine Olympia (avenida Presidente Vargas, 918)
Quanto: Entrada Franca

ESCOLHA

Dia 5“Cascavel” (“Cascabel” – 1976): Alfredo, um diretor de cinema, foi contratado para dirigir um documentário sobre a Chamula (município do estado de Chiapas). Mas ele se sente culpado e covarde como o script que distorce a realidade. Classificação: 16 anos.

Dia 6“Os Pedreiros” (“Los Albañiles” – 1976): O mistério de um assassinato serve de base para revisar as relações socioculturais em um México marcado pelas mazelas de sua população. Baseado no livro homônimo do escritor Vicente Leñero. Classificação: 16 anos.

Dia 7“Quartelada” (“Cuartelazo” – 1976): Mostra uma parte muito importante da Revolução Mexicana, La Decena Trágica, vista através dos olhos de Don Belisario Dominguez e insurgentes de Venustiano Carranza, os constitucionalistas. Classificação: 16 anos.

Dia 8“A Casta Divina” (“La Casta Divina” – 1976): Uma crônica da Guerra de Castas em Yucatan, no século 19, onde a terra e as pessoas foram detidas por fazendeiros que se autotitulavam “casta divina”. Classificação: 18 anos.

Dia 10“Os Indolentes” (“Los Indolentes” – 1977): Devido à reforma agrária, a família Alday vive fechada em uma casa antiga. Enquanto o jovem Rosendo se adequa à cruel realidade, sua mãe e sua avó se negam a aceitar que estão na miséria. Classificação: 16 anos.

Dia 11“O Lugar sem Limites” (“El Lugar Sin Limites” – 1977): Manuela, um travesti, e sua filha, Japonesita, possuem um bordel em um pequeno povoado chamado Olivo. Classificação: 18 anos.

Dia 12“Naufrágio” (1977): Baseado no conto homônimo de Joseph Conrad, o filme começa com imagens do mar violento, revolto, como que anunciando uma tormenta que se aproxima. Depois, mostra unidades habitacionais de Nonoalco-Tlatelolco ao amanhecer. Classificação: 14 anos.

Dia 13“Sob a Metralhadora” (“Bajo Lametralla” – 1982): Pedro lidera um comando de guerrilha urbana que fracassa ao tentar assassinar um alto funcionário governamental. Classificação: 18 anos.

Dia 14“O Crime do Padre Amaro” (“El Crimen Del Padre Amaro” – 2002): Um jovem sacerdote, recém-chegado à província, vê-se envolvido numa corrente de corrupção que o leva, inclusive, a romper seu voto de castidade. Classificação: 16 anos.

Dia 15“A Mulher de Benjamim” (“La Mujer de Benjamin” – 1993): Benjamín é um solteirão que vive com sua irmã Micaela em uma pacata cidadezinha. Sua maior diversão é encontrar os amigos para se divertir, como nos seus tempos de criança. Classificação: 16 anos.

Dia 17“Minha Vida Dentro” (“Mi Vida Dentro” – 2007): Procurando uma vida melhor que não pôde encontrar em sua terra natal, Rosa Estela Olvera Jiménez emigrou de forma ilegal para os Estados Unidos, como milhões de mexicanos o fazem anualmente. Classificação: 16 anos.

Dia 18O Violino (“El Violín” 2005): Num ambiente de constante tensão pelo assédio militar, Dom Plutarco e seu filho, camponeses da serra que se apoiam tocando música ao povo, arriscam sua vida para unir-se a uma luta comunitária que os tire de sua terrível situação. Classificação: 14 anos.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias