plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Evento em Belém debate a imagem fotográfica

Não é de hoje que o Pará tem importante ligação com a fotografia, desde quando aqui aportavam os primeiros desbravadores com seus equipamentos, para registrar a exuberância da região. A tradição foi sendo consolidada ao longo do século 20 e neste início d

Não é de hoje que o Pará tem importante ligação com a fotografia, desde quando aqui aportavam os primeiros desbravadores com seus equipamentos, para registrar a exuberância da região. A tradição foi sendo consolidada ao longo do século 20 e neste início de novo século muitos artistas e profissionais se dedicam à arte e ao ofício. Pensando nessa trajetória e com o objetivo de tornar mais sólido o espaço para os fotógrafos, em 2015 foi criado o Foto Cine Clube Grão Pará.

Em comemoração ao primeiro ano de atividades, a entidade sem fins lucrativos promove de hoje até domingo uma série de palestras para tratar do assunto, no Parque Shopping, com entrada gratuita. Além disso, a exposição “Ver a Cor”, com 40 imagens de 17 artistas locais, também poderá ser conferida pelo público, no estabelecimento. Participam da programação fotógrafos especializados nas áreas jornalística, artística, fotos de estúdio e de evento.

De acordo com Marcelo Vieira, presidente do cineclube, a programação foi pensada para estimular a troca de experiência entre os profissionais e para fortalecimento da prática fotográfica enquanto serviço profissional. “O fotógrafo não é um mero clicador de botão. Na verdade é quem conta a história do Pará, do Brasil e do mundo. Queremos mostrar a importância do fotógrafo para a sociedade e da fotografia como movimento cultural e artístico, não só um papel”, defende.

A programação inicia com a palestra “Fotografia Analógica na Era Digital”, com Yan Belém, fotógrafo que mantém a feitura de trabalhos com base analógica. Logo após, o premiado artista e professor da UFPA, Alexandre Sequeira, ao lado da galerista Makiko Akao, da Kamara kó (especializada na comercialização de fotografia), fazem um bate-papo sobre o mercado de arte para fotografias no país.

Amanhã, o fotojornalista do portal Diário Online (DOL), Maycon Nunes, também participa do evento para discutir as possibilidades da imagem no mundo virtual e a prática fotojornalística com foco na fotografia documental. Rafael Araújo também estará no evento e vai fazer um relato sobre as suas oficinas voltadas para fotografias de viagem, com base nas incursões na região oeste do Pará. A programação do dia encerra com Raimundo Paccó, que possui mais de três décadas voltadas ao fotojornalismo.

No último dia, o assunto se volta para a produção e comercialização de produtos culturais na capital paraense, com o músico e empresário Paulo Assunção, ao lado do professor universitário e artista plástico Emanuel Franco. A programação encerra com uma conversa sobre fotografia de rua e a realização de ensaios externos, com Rômulo Silva.

“A nossa ideia é continuar realizando encontros, exposições, workshops, e o que for preciso para movimentar a área aqui em Belém. Em breve queremos fazer uma feira com profissionais, laboratoristas, encadernadores, e quem está neste comércio para fortalecer os profissionais daqui”, comenta Marcelo Vieira.

PROGRAMAÇÃO

29/04
18h30 às 19h30
“Fotografia Analógica na Era Digital”, com Yan Belém – Fotógrafo

19h30 às 21h30
Mesa redonda “O Mercado da arte”, com Alexandre Sequeira e Makikó Akao - Kamara Kó Galeria

30/04
18h30 às 19h30 “Fotografia Documental, Novos Olhares”, com Maycon Nunes - Fotojornalista - DOL

19h30 às 20h30 “Fotografia de Viagem”, com Rafael Araújo - Fotógrafo

20h30 às 22h00 “Desafios da Era Digital”, com Raimundo Paccó - Fotojornalista

01/05
18h30 às 20h30
Mesa redonda “Caminhos da Produção e Comercialização de Produtos Culturais em Belém e Visão Mercadológica”, com Paulo Assunção & Emanuel Franco

20h30 às 21h30
Street - Ensaios externos, Com Rômulo Silva - Fotógrafo

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias