plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Festa celebra a extravagância do Carnaval

Neste Carnaval não vai faltar purpurina, paetê e muita extravagância. A festa Noite Suja realiza a edição “Carnavale”, no próximo sábado (6), celebrando a vida, a carne e a arte da montação. Gente livre, criativa, performers, drag queens, drag kings, dra

Neste Carnaval não vai faltar purpurina, paetê e muita extravagância. A festa Noite Suja realiza a edição “Carnavale”, no próximo sábado (6), celebrando a vida, a carne e a arte da montação.

Gente livre, criativa, performers, drag queens, drag kings, drag queers, artistas e gente sem preconceito nenhum devem fazer parte do bloco que esquenta no anfiteatro da Praça da República, a partir das 17h.

“Venha celebrar a vida. Monte-se como se fosse a última vez. Improvise. Pegue emprestado. Sambe com toda e qualquer música! Costure-se e construa-se. Carnaval não é bagunça, é extravagância!”, avisam os idealizadores do projeto, Matheus Aguiar e Maruzo Costa, que também se apresentarão no dia.

A noite celebra a liberdade e a montação. (Foto: divulgação)

De acordo com Matheus, a arte drag ainda enfrenta vários preconceitos, mas “montar-se” é necessário, principalmente como forma de contestação.

Além do cortejo gratuito, a “Carnevale” terá uma festa especial no Casa Dirigível com DJs, videomapping, performances e uma batalha de closes.

FUNDAMENTO

Engana-se quem pensa que cultura drag surgiu nos anos 90, bem representada no filme “Priscilla – A Rainha do Deserto”, ou agora com o reality “Ru Paul’s Drag Race”.

O DJ e museólogo Emanoel Junior lembra que na década de 60 o artista de pop arte Andy Warhol já fazia portraits e elegias drag queens, como Candy Darling, musas da Factory, estúdio de arte fundado por ele em Manhattan, Nova Iorque.

Veja uma cena de "Priscilla":

“O próprio Velvet Underground fez uma música pra ela (Candy), já que o Lou Reed era chegado da cena de montação que rolava no Underground nova iorquino pré-punk”, conta. “A bonita ficou tão conhecida que no fim da vida ainda fez foto pra capa do disco do Anthony and The Johnsons”.

Candy e Warhol: o underground virou pop (Foto: reprodução/Internet)

Emanoel conta ainda que na Berlim do entre guerras já existia uma cena drag. “Berlim era considerada a cidade mais libertária da Europa. O Kit Kat Club era onde as drags e o resto do underground se jogavam”.

Serviço: A festa Noite Suja Carnavale é neste sábado (5), com cortejo a partir das 17h no anfiteatro da Praça da República, às 17h, gratuito. Em seguida, a festa continua na Casa Dirigível (Tv. Padre Prudêncio, 731, bairro da Campina), a partir das 19h.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias