plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

CCBEU abre hoje salão "Primeiros Passos"

Retratos femininos a nanquim, autorretratos velados e fotografias enigmáticas formam a tríade de obras vencedoras da 24ª edição do “Salão de Arte Primeiros Passos”, do Centro Cultural Brasil Estado-Unidos (CCBEU). A premiação e abertura da mostra ocorrem

Retratos femininos a nanquim, autorretratos velados e fotografias enigmáticas formam a tríade de obras vencedoras da 24ª edição do “Salão de Arte Primeiros Passos”, do Centro Cultural Brasil Estado-Unidos (CCBEU). A premiação e abertura da mostra ocorrem hoje, às 19h, com a obra de Elisa Arruda em 1º lugar; Maria Izete Castro Rodrigues, conhecida como Iza Girard, em 2º lugar; e Déia Lima, em 3º lugar. A seleção também resultou em duas menções honrosas e 24 selecionados, todos presentes na mostra.

Neste ano o júri foi formado por Yeda Potiguar, Geraldo Teixeira e Ratão Diniz, fotógrafo do Rio de Janeiro que ministra um curso pela Funarte no CCBEU. A seleção envolveu mais de 300 trabalhos que, este ano, foram inscritos em uma primeira fase e, posteriormente, receberam orientações a respeito de suas propostas. “Este processo fez a grande diferença para quem participou, porque percebíamos que ainda faltava muita informação e conhecimento de como apresentar e o que apresentar”, analisa a gerente artístico-cultural do CCBEU, Simei Bacelar.
Elisa Arruda, que chegou a receber menção honrosa em 2014, foi a grande vencedora desta edição com a série de desenhos em nanquim “Essa é Você”. As primeiras obras vieram a cerca de dois anos atrás e eram postadas em redes sociais, como o Instagram e o Facebook. “Isso foi tomando certa força, contando hoje com mais de 60 desenhos, todos publicados”, conta a artista.

O projeto é o mesmo do ano passado, mas com novos desdobramentos. “Os desenhos que mandei em 2014 já tinham a inclusão de textos, a associação com música. Mas nesta série trago mais elementos relativos aos personagens e ao espaço onde se encontram”, explica. No conjunto da obra o público encontrará diversas questões afetivas que abordam o gênero feminino através de pequenas histórias. “É uma série que já tem um direcionamento pra rua, mas a galeria me abre espaço para os originais, que são mais delicados, muito íntimos, cheios de detalhes, como folhas de ouro e tinta acrílica”, diz a artista, que é designer de produto por formação. “Desenho era uma etapa do meu dia a dia de trabalho. Quando iniciei essa série foi que passei a encarar desenho como produto final”, admite Elisa, que atualmente, aos 28 anos, cursa mestrado em Arquitetura na Universidade de São Paulo (USP).

De Maria a Madalena

A segunda premiada, Déia Lima, 28, também não é novata no salão “Primeiros Passos”. Graduada em Artes Visuais, ela havia sido uma das selecionadas de 2013, e agora volta com a série fotográfica “De Maria a Madalena”, através da qual reflete sobre a virtualidade do corpo da mulher, seu lado santo e profano.

Toda a série, formada por 10 imagens, das quais três estão na mostra, vem sendo trabalhada desde o início do ano, a partir de uma experimentação de fotografia em baixa velocidade. “Tudo nasceu dentro de oficina, em que gerei autorretratos envoltos em tecidos de várias cores. A tríade premiada é composta pelas imagens em tecido vermelho”, conta Déia.

Já Iza Girard, 54, experimenta o próprio olhar através da série de fotografias “Chuvas de Abril”, iniciadas este ano. “Nasci numa região de rios, igarapés, na qual há sempre um período em que a chuva é mais intensa e outro em que fica menos, e nesse período tudo fica mais calmo e dá para observar os espelhos d’água. Através deles é que consigo retratar o sagrado, não o sagrado instituído, mas sim aquele que a linguagem não é capaz de exprimir”, diz ela. “Essa série com a qual fui premiada ainda terá continuidade. Acho que vou passar a vida fotografando para ela, porque sempre estou vendo coisas nesses reflexos na água – símbolos, formas, figuras”, diz.

VISITE
Salão de Arte “Primeiros Passos”. Abertura: Hoje, às 19h. Visitação: Até dia 23, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h30; e sábado, das 9h às 13h. Onde: Galeria de Arte do CCBEU (Tv. Padre Eutíquio, 1309). Informações: (91) 3221-6100.

Menção Honrosa
Diogo Lira
Ylen Braga Brito

Selecionados
Almir Trindade Neto
Celso Lopes Ferreira
Cleber Silva de Oliveira
Dayvison Cley da Costa Miranda
Eduarda S. dos S. Rodrigues
Fernando José P.de Almeida
Gideão da Cruz Tavares
Igor Lima Alencar
Izabela Guimarães Guerra Leal
Juliana Aguiar Lobato
Karina da Silva Martins
Lana Cássia de Lima Paz
Márcia Silva Ferreira/Áurea Rodrigues (Duo)
Maria das Neves Pontes Peres
Nelson Luis C. de Oliveira
Pierre de Aguiar Azevedo
Rafael Fernado S. de Chaves
Raquele Fernanda B. de Lemos
Renata Aguiar Rodrigues
Rodrigo José Castro Correia
Sarah Raquel R. de O. Miranda
Tiago Santos Silveira
Verônica do Carmo Lima
Yan Belém

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias