plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Vida longa, Mauricio

Mauricio de Sousa, criador da turminha mais famosa dos quadrinhos brasileiros, a Turma da Mônica, comemora hoje seus 80 anos de vida, 55 deles dedicados a criar histórias criativas e educativas. O desenhista vem sendo homenageado em diversos eventos desde

Mauricio de Sousa, criador da turminha mais famosa dos quadrinhos brasileiros, a Turma da Mônica, comemora hoje seus 80 anos de vida, 55 deles dedicados a criar histórias criativas e educativas. O desenhista vem sendo homenageado em diversos eventos desde o início do ano e vários leitores têm enviado seus parabéns e contado suas histórias de amor aos quadrinhos através de uma página criada na web especialmente para isso. Por lá também é possível participar do “Desafio Mauricio 80”. Nele, você sorteia um dos 250 personagens criados pelo pai da Mônica, desenha em 8 minutos ou menos e compartilha na página.

Muitos fãs, incluindo os paraenses, ficaram felizes em festejar a data tão especial. “Como todo mundo, eu conheci as histórias da Turma da Mônica ainda na infância. Os pais compravam pra gente quando saíamos em viagem, para ir lendo no caminho. Eu lembro que a gente tinha uma vizinha do andar de baixo que tinha pilhas de revistinhas e enquanto minha irmã brincava de boneca com ela, eu lia várias delas”, conta Sérgio Fiore, 32, que já teve uma parede só com personagens da Turma da Mônica.

“Eles estavam nas paredes da escola também, e no meu quarto, meu pai mesmo pintou vários personagens. Eu comparo o Mauricio ao Monteiro Lobato, capaz de criar personagens que fazem parte do imaginário e cultura nacional, e ainda, foi capaz de fazer isso num mercado tão estreito”, diz Fiore, que na adolescência passou a ser colecionador de quadrinhos de super-heróis, mas credita às histórias de Mauricio seu primeiro amor pelas HQs.

“Hoje em dia, mesmo colecionando muito mais revistas de super-heróis, ainda compro algumas séries especiais relacionadas à Turma da Mônica. Uma que achei muito bacana foi ‘Astronauta: Magnetar’, do Danilo Beyruth. Esta foi uma série encadernada, autorizada pelo Mauricio, em que cada autor escolhia um personagem e dava a ele novos traços e histórias”, conta Fiore, que ainda espera adquirir a edição especial “Turma da Mônica vai ao Círio de Nazaré”, que atrai muitos paraenses até as livrarias de Belém este ano.

Não é por menos que Mauricio foi o primeiro desenhista de histórias em quadrinhos no mundo a entrar em uma academia de letras, a Academia Paulista de Letras. Durante a 17ª Bienal do Livro Rio, onde também recebeu homenagens este ano, o criador da Turma da Mônica ainda lançou pela Panini uma coletânea com suas tiras de estreia, publicadas originalmente nas revistas “Bidu” e “Zaz Traz”, em 1960, e uma compilação dos três primeiros livros ilustrados assinados por ele, em 1965, agora em uma edição WMF Martins Fontes.

Para os fãs e colecionadores, a empresa de Maurício, que também administra um parque temático todo dedicado à Turminha, lançou uma linha exclusiva assinada pelo próprio Mauricio com diversos itens de papelaria a decoração.
Mônica Sousa, executiva da Mauricio de Sousa Produções e filha do desenhista, já havia declarado que 2015 seria um dos anos mais importantes da história da empresa. “A campanha Mauricio 80 vem sendo planejada com muito carinho por todos os funcionários da MSP e também por nossos parceiros”.

(lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias