plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
_

In Bust faz campanha para restauro de espaço

Quando o In Bust Teatro Com Bonecos escolheu uma edificação centenária, datada do século 19, localizada na avenida 16 de Novembro, em Belém, para se tornar a sede do grupo, já se sabia que o Casarão do Boneco seria um local especial pensado para que o púb

Quando o In Bust Teatro Com Bonecos escolheu uma edificação centenária, datada do século 19, localizada na avenida 16 de Novembro, em Belém, para se tornar a sede do grupo, já se sabia que o Casarão do Boneco seria um local especial pensado para que o público tivesse acesso a programações culturais envolvendo, em especial, as artes cênicas e, mais ainda, o teatro com bonecos.

Mas este espaço, que desde 2005 vem abrigando espetáculos, formação de artistas, atividades de criação, ensaio e guarda de material cênico está precisando de uma reforma, e o grupo está convidando a todos para ajudar através da campanha “Salve Salve Casarão do Boneco”, que se iniciará no próximo dia 11 com ampla programação cultural e, claro, apresentação do projeto que busca recursos para o restauro.

“Quando buscamos esse espaço a gente já não cabia mais em nossas casas e precisávamos de um local que pudesse abrigar do ateliê aos próprios bonecos, além de servir de palco para nossa apresentação. Tínhamos em mente que havia muitos casarões históricos na cidade que estavam vazios e encontramos esse endereço que sempre esteve entre aqueles com as características originais mais conservadas. Desde sempre somos nós que realizamos a manutenção e a contrapartida do poder público é pequena, apenas abatimento do IPTU de acordo com o que preservamos”, explica Paulo Ricardo Nascimento, ator e integrante do In Bust.

Só que essa manutenção feita pelo próprio grupo In Bust Teatro com Bonecos já não basta e o grupo foi percebendo a cada período de chuva várias deteriorações, entre elas a da fachada, que neste inverno amazônico agora está chegando ao seu último suspiro, e o piso do corredor e das salas, que já não resiste mais à ação do tempo. Aos poucos as atividades ficam parcialmente comprometidas.

“As pessoas que frequentam o casarão sempre têm muito carinho e atenção. Já fizemos campanhas para arrecadação de material de limpeza para uso do próprio casarão, quando as vacas estavam bem magras. Um grupo de universitários fez de forma gratuita um projeto de restauro que serviu como trabalho de conclusão de curso, mas o projeto ainda está no papel porque faltou financiamento ou patrocínio. Já avaliamos outras possibilidades, mas um financiamento significa a gente pagar a longo prazo um empréstimo e eu não sei se temos pernas para isso, afinal somos uma associação cultural sem fins lucrativos e é difícil acumular dinheiro. Um patrocínio teria que acontecer via benefício fiscal, mas não acho que seria o caminho mais fácil. Acho que o financiamento coletivo pode ser uma boa alternativa, porque esse é um espaço da comunidade e que é referência na cidade, para as pessoas da linguagem de teatro de animação do Brasil todo”, diz Paulo Ricardo, avaliando todas as variáveis implicadas. “Nosso apelo é para que toda a população nos ajude a cuidar do Casarão do Boneco, que é um bem cultural dentro de uma cidade que precisa tanto desses espaços”, reforça.

LEIA MAIS:

Diversas ações visam arrecadar recursos

PARTICIPE

Lançamento da campanha de arrecadação de recursos para restauro do Casarão do Boneco Quando: Dia 11 de abril

Programação:

17h - Abertura da exposição do In Bust Teatro com Bonecos.

17h30 - Contação de história com Vandiléia Foro (“Quem Matou Honorato, o Rato?”), Leonel Ferreira (“O Pé de Vento”) e exibição de “Quem vai Levar Mariazinha para Passear”.

18h30 - Apresentação da peça “Os 12 Trabalhos de Hércules”, da In Bust.

20h - Show musical de Ester Sá e Renato Torres, com repertório infantil do espetáculo “Tambor de Dentro”.

Onde: Casarão do Boneco (avenida 16 de Novembro, 815)

Quanto: Pague quanto puder

Oficina “Teatro com Bonecos para Professores”, com Paulo Ricardo Nascimento

Quando: De 3 a 29 de abril, sempre às segundas e quartas, das 9h a 12h.

Oficina “Elaborando o Planejamento, o Projeto e sua Gestão”, com Fafá Sobrinho.

Quando: De 13 a 16 de abril, das 19h às 21h30.

Quanto: R$ 65 cada oficina

Inscrições: [email protected]

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias