plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home

_
_

Círio também é cultura e arte

O Círio tem fé, devoção, mas também tem uma intensa programação cultural paralela ao evento religioso. A cidade de Belém, assim como sua música, é alegre e diversificada e, nesse período, cada um de seus espaços ganha um brilho a mais com atrações cultura

twitter Google News

O Círio tem fé, devoção, mas também tem uma intensa programação cultural paralela ao evento religioso. A cidade de Belém, assim como sua música, é alegre e diversificada e, nesse período, cada um de seus espaços ganha um brilho a mais com atrações culturais que vão de festivais de música a espetáculos.

O bairro da Cidade Velha tem como cenário seus casarões e ruas históricas; já a avenida Nazaré, abriga o coração do Círio, a Basílica e a Praça Santuário, o que os torna pontos de referência para quem procura arte, cultura e diversão com acesso livre. Escolhemos as sete principais atrações culturais oficiais, ordenadas por dia da semana para você não perder nada nesta quadra nazarena. Tome nota, ocupe as ruas e curta cada uma das atrações. Auto do CírioO teatro toma conta das ruas. O Auto do Círio - criado há 20 anos com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém – é um espetáculo sem fim, um cortejo onde atores profissionais e amadores, todos fantasiados, misturam música e dança a partir de uma estética carnavalesca e de cultura popular paraense pelas ruas estreitas da Cidade Velha.

O evento deste ano inclui ainda um show feito de ritmos como a guitarrada e o samba, além da participação da banda Álibe de Orfeu.O Auto já faz parte da programação cultural oficial do Círio e sempre é realizado na sexta-feira que antecede a procissão. Ou seja, hoje! A temática deste ano é “Senhora de Todas as Artes”, iniciando o cortejo às 19h e reunindo mais de 500 artistas que se apresentam para cerca de 40 mil pessoas. Participam ainda grupos de quadrilha, pássaros juninos, carimbós, bois bumbás, grupos carnavalescos entre outros. Arrastão do PavulagemBelém tem tradição nos instrumentos de percussão. E quem não dispensa uma boa batida de tambores, pode acompanhar o Arrastão do Círio, realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem no sábado, logo após a Romaria Fluvial, por volta das 11h.

O grupo de pessoas e músicos devidamente protegidos do sol belenense com seus chapéus de fita colorida sai da Praça dos Estivadores em direção ao seu recanto, a Praça do Carmo, ao som de alfaias, barricas e maracas. Ali, encerra-se o cortejo com um show da banda Arraial do Pavulagem. TrasladaçãoA noite de sábado chega e a Trasladação ilumina as ruas da cidade, trazendo homenagens ilustres. A do Banco do Brasil está entre as mais tradicionais, sendo realizada há 23 anos.

Durante a passagem da berlinda em frente ao prédio, sob fogos e chuva de papéis picados, Gigi Furtado, cantora com formação erudita e ginga popular conhecida do público paraense cantará um repertório dedicado à Nossa Senhora de Nazaré, acompanhada do pianista Tynnoko Costa.Mais adiante, ainda na Avenida Presidente Vargas, o Banco da Amazônia presta sua homenagem com três atrações musicais: o Coral Vozes da Amazônia, formado por servidores do banco; o Padre Antônio Maria, muito querido dos fiéis paraenses e pessoa certa de ser encontrada na cidade durante o Círio; e em seguida, o Grupo Vocal AMA. Algumas pessoas costumam aguardar nas esquinas próximas aos bancos para ver a imagem da Santa passar com esse fundo musical todo especial.

Festa da Chiquita

Do santo ao profano, o Círio tem espaço para todos. Logo após a Trasladação de Nossa Senhora de Nazaré passar pela Avenida Presidente Vargas, começa a Festa da Chiquita. Testemunhe um evento extravagante, com concursos de drag queen, música, muito gliter e plumas a desfilar pela praça da República ao lado do Bar do Parque. Esse ano a festa traz o tema “Hummana” e inicia sua concentração às 19h, mas o primeiro acorde só toca quando a procissão passar. CírioAo amanhecer domingo, sai o profano e chegam novas homenagens culturais. Enquanto a berlinda passa novamente pelo Banco do Brasil, agora rumo à Basílica de Nazaré, quem canta é Luê Soares, acompanhada do pai Júnior Soares, músico e um dos fundadores do Arraial do Pavulagem.

Será a primeira vez que a cantora participará de uma homenagem oficial no Círio de Nazaré.E quando pensar que tudo acabou, a esta só está começando. Ainda no domingo, terá inicio a programação do Círio Musical, que se estende até dia 26, acompanhando a quadra nazarena. Todos os anos, o evento reúne fiéis e turistas na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, a partir de 20h, para apresentações musicais em shows emocionantes.

Esta 11ª edição do Círio Musical abre com o Padre Antônio Maria. Nos dias seguintes o público confere na concha acústica atrações locais e nacionais como a banda Anjos de Resgate, Ziza Fernandes, Rosa de Saron, Missionário Shalom e a cantora Adriana. O local e as atrações criam uma atmosfera muito agradável, que pode ser precedida de uma volta pelo parque de diversões ou uma visita à Basílica Santuário, localizados no entorno da praça.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!

    Últimas Notícias