plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Teatro São Cristóvão é promessa não cumprida

Muita gente que passa pela Avenida Magalhães Barata nem deve saber que a via abriga, por detrás de tapumes e muito lixo, um espaço que faz parte do passado cultural da cidade: o Teatro São Cristóvão. O espaço cultural fundado em 1913 foi anexado à sed

Muita gente que passa pela Avenida Magalhães Barata nem deve saber que a via abriga, por detrás de tapumes e muito lixo, um espaço que faz parte do passado cultural da cidade: o Teatro São Cristóvão. O espaço cultural fundado em 1913 foi anexado à sede da União dos Chauffeurs em 1958, como uma área para confraternização dos associados, e se tornou referência na cena artística de Belém nas décadas de 1950 a 1970, mas hoje é um reflexo do descaso. Em um terreno abandonado, restou apenas a fachada da edificação original encoberta por mato.

Difícil até acreditar que o palco do teatro recebeu os shows de ilustres como Roberto Carlos e Vinicius de Moraes. O lugar também se tornou ponto fixo de apresentação de grupos de pássaros folclóricos e foi o cenário do movimento de estudantes e artistas que lutavam contra a Ditadura Militar da década de 1970. Hoje, sofre com a ação do tempo e ameaça cair a cada período de chuvas fortes.

No ano passado, o Ministério da Cultura aprovou um projeto com a liberação de R$ 4 milhões para a restauração da antiga sede da União Beneficente dos Chauffeurs do Pará e reconstrução do Teatro São Cristóvão. A obra é uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura e, segundo projeto apresentado pelo secretário de Cultura Paulo Chaves ainda em janeiro deste ano, as intenções são muitas: após as obras, passaria a abrigar a sede da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band, e funcionaria como um Memorial dos Pássaros Juninos e da história da Associação de Chauffeurs, incluindo um espaço dedicado ao padroeiro, São Cristóvão além de teatro com capacidade para mais de 200 lugares.

Ainda no ano passado, o processo de desapropriação do imóvel esteve em curso pela Secretaria de Obras Públicas do Estado, mas nada mais foi noticiado. A equipe de reportagem do VOCÊ procurou a Secult para obter entrevistas e informações mais detalhadas sobre o caso, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

HISTÓRIA

O Teatro São Cristóvão é um exemplar de arquitetura art décor erguido em 1913 e inaugurado pela União dos Chauffeurs em 1958. Foi palco artístico e de militância política contra a ditadura militar até 1970, quando passou ao desuso e, consequentemente, ao ostracismo.

LOCALIDADE

O prédio, atualmente em ruínas, fica localizado na Avenida Magalhães Barata, entre as travessas 3 de Maio e 14 de Abril.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias