plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Iphan decidirá em setembro

A superintendência do Iphan no Pará e Amapá confirmou a informação de que a decisão sobre o registro do carimbo como Patrimônio Cultural Brasileiro está agendada para o dia 11 de setembro, durante a reunião do conselho consultivo do órgão, e esclarece que


A superintendência do Iphan no Pará e Amapá confirmou a informação de que a decisão sobre o registro do carimbo como Patrimônio Cultural Brasileiro está agendada para o dia 11 de setembro, durante a reunião do conselho consultivo do órgão, e esclarece que o encontro provavelmente acontecerá em Brasília.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO pela superintendente em exercício, Tatiana Borges, a decisão do título caberá ao voto do conselho, formado por nove representantes de instituições públicas e privadas e por treze representantes da sociedade civil, indicados pela presidência do Iphan e designados pelo Ministério da Cultura. A sessão será presidida pela presidente do Iphan, Jurema Machado.

De acordo com o Iphan, o Processo de Inventário Nacional de Referências Culturais do Carimbó (INRC Carimbó), que pede a titulação dessa manifestação artística como patrimônio nacional vem tramitando desde 2008, portanto há seis anos, e não oito, como alegam os membros da Irmandade de Santarém Novo.

Neste inventário foram coletadas informações sobre as mais variadas representações que o carimbó apresenta ao povo paraense, suas diversas formas de expressões, celebrações associadas, lugares de incidência da manifestação, confecção de instrumentos, culinária e mais uma infinidade de cargas simbólicas associadas a essa manifestação, com as quais grupos e mestres de carimbó têm contato diariamente.

O material coletado nesses anos de pesquisa foi transformado em um documento chamado “Dossiê do Carimbó” e enviado à sede do Iphan em Brasília, com as justificativas para que a manifestação seja consagrada Patrimônio Cultural Brasileiro.

Aos conselheiros do Iphan, caberá tem a responsabilidade de examinar e apreciar as informações e decidir sobre o registro. O que pesará na decisão, esclarece a nota do Iphan, “é verificar qual a importância cultural do carimbó ao povo paraense, onde obviamente este cultura transborda para vários outros aspectos da vida social do povo paraense, como o econômico, o religioso e etc.”

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias