plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Festa de carimbó

Com a boa notícia de que o pedido já está em pauta para o mês de setembro, os amantes do carimbó já pensam na festa, quando o resultado favorável for anunciado. Agora eles fizeram mais um pedido ao Iphan: querem que a reunião do conselho seja realizada em

Com a boa notícia de que o pedido já está em pauta para o mês de setembro, os amantes do carimbó já pensam na festa, quando o resultado favorável for anunciado. Agora eles fizeram mais um pedido ao Iphan: querem que a reunião do conselho seja realizada em Belém, para que os mestres e amantes da música possam participar mais efetivamente e a comunidade possa comemorar, com carimbó, é claro. “Estamos aguardando a resposta. Caso seja favorável, temos muito o que preparar para que a festa já comece enquanto a reunião acontece”, acrescenta o presidente.

Solange Loureiro viveu uma vida dedicada ao carimbó. Sua família faz parte da Irmandade Carimbó São Benedito e sempre esteve envolvida nos eventos, principalmente na tradicional festa de carimbó promovida em dezembro na cidade. “Trabalho na produção e sou dançarina do grupo ‘Os Quentes da Madrugada’, por isso o carimbó faz parte da minha vida. Estamos há muito tempo esperando que esse dia chegue e queremos muito comemorar. Não aceitamos que os mestres do carimbó continuem morrendo sem ter essa resposta e por isso lutamos tanto”, diz ela, que é uma das organizadoras da campanha.

Socorro relembra que o movimento começou em 2005, durante o 3º Festival de Carimbó de Santarém Novo. “Uma técnica do Iphan, na época, veio para o festival e nos esclareceu sobre o patrimônio imaterial e se colocou à disposição para nos ajudar com os registros do carimbó” conta a diretora.

Caso o carimbó vire patrimônio, Isaac e Socorro planejam um grande festival com grupos de todo estado, numa verdadeira apoteose da cultura popular. “Vamos convidar de 80 a 100 grupos para essa grande festa. Depois vem a cerimônia de titulação, que é um ato solene em que a ministra entrega o certificado do processo. Esperamos que ela entregue nas mãos dos nossos metres, peças fundamentais para a nossa cultura e astros da nossa campanha”, sonha Isaac Loureiro.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias