plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
_

Frozen vira febre entre público infantil

O reino do gelo tomou o mundo e levou os negócios de entretenimento às alturas. Em menos de cinco meses e com duas estatuetas do Oscar - melhor animação e melhor canção original -, o filme ‘Frozen - Uma aventura congelante’ virou uma febre entre crianças

O reino do gelo tomou o mundo e levou os negócios de entretenimento às alturas. Em menos de cinco meses e com duas estatuetas do Oscar - melhor animação e melhor canção original -, o filme ‘Frozen - Uma aventura congelante’ virou uma febre entre crianças (e até adultos), e sinônimo de cifras elevadas em bilheteria, visualizações das músicas no YouTube, venda de DVDs e de produtos licenciados.

O custo de produção de US$ 150 milhões agora parece pequeno diante dos números que o título vem conquistando. A Disney já admitiu que o filme tem potencial de virar franquia, diante de uma bilheteria que arrecadou US$ 1,112 bilhão e ultrapassou o sucesso ‘Toy Story 3’.

O álbum da trilha sonora lidera há dez semanas o Billboard 200, alcançando o recorde de ‘Rei Leão’ para uma animação, e vendeu 2,1 milhões de cópias. Já os DVDs e Blu-Rays venderam 3,2 milhões de unidades no primeiro dia de vendas. E o clipe oficial da música tema ‘Let it Go’ teve quase 200 milhões de visualizações no YouTube.

O sucesso fez desaparecer os produtos das prateleiras em todo o mundo, seja nos Estados Unidos ou no Brasil. Até gigantes do varejo, como Walmart, têm dificuldades para atender à demanda. O vestido da princesa Elsa está em falta nas lojas nos EUA e os originais estão sendo vendidos por até US$ 1.600 no eBay.

“É uma febre. Frozen já virou o tema preferido das festas de meninas. Elas cantam a música e fazem a coreografia”, afirma Tatiana Rinaldi, sócia da casa de festas Quintal Aventura. Catharina Faller Oliveira de Almeida, de seis anos, é uma das pequenas fãs da dupla de irmãs Elsa e Anna. Tem as bonecas do filme e até mesmo a peruca.“A Catharina canta a música sempre e agora quer aprender a tocá-la no violino. Além disso, procura na internet como fazer o penteado da Anna”, conta sua mãe, Alexandra Faller Oliveira Ferreira de Almeida.Outra apaixonada é Beatriz Praseres Freitas, também de seis anos, que assistiu ao filme quatro vezes no cinema e agora confere sempre a história no DVD de casa.“A Beatriz quer comemorar o aniversário com o tema. Até eu gostei do filme”, afirma a mãe, Alice Verônica Praseres Freitas.

O sucesso de ‘Frozen’ vem de uma combinação de fatores, avalia Pedro Curi, especialista em cultura juvenil da ESPM-Rio. O filme resgata o modelo de sucesso de animação musical da Disney. Para ele, a boa história, aliada a uma eficiente estratégia de promoção, transformou a aventura das irmãs Anna e Elsa em campeã de bilheteria.“‘Frozen’ não é só para crianças. Atrai todas as faixas etárias. É um filme que mostra a preocupação em contar histórias de forma mais atual. Fala sobre autoaceitação, com personagens fortes. Tem um elemento de rebeldia, de saber lidar com as próprias imperfeições, de cada um vencer sua própria batalha. Isso fala diretamente às meninas”, comenta ele. “A produção foge da dicotomia bom/mau. Não há claramente um vilão. As forças antagônicas estão nas personagens, numa abordagem atual”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias