plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Fotógrafos do DIÁRIO selecionados em concurso

"Casa da Farinha", de Cézar Magalhães   Os repórteres fotográficos do DIÁRIO DO PARÁ, Cezar Magalhães e Ney Marcondes, foram selecionados em mais um concurso nacional de fotografia. Agora, eles concorrem ao 1º Concurso de Fotografia Professor Carlos Ram

"Casa da Farinha", de Cézar Magalhães

Os repórteres fotográficos do DIÁRIO DO PARÁ, Cezar Magalhães e Ney Marcondes, foram selecionados em mais um concurso nacional de fotografia. Agora, eles concorrem ao 1º Concurso de Fotografia Professor Carlos Ramiro, realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) com o tema ‘Trabalho Decente’.

A competição é aberta a amadores e profissionais e as 20 melhores imagens de cada categoria, entre elas, as fotografias dos fotojornalistas do DIÁRIO, participarão de uma exposição itinerante, a partir do próximo dia 29, em São Paulo, e passam por votação popular, para definir as três grandes vencedoras da premiação. Esta pode ser a 12ª premiação de Cezar Magalhães e é a 10ª seleção de Ney Marcondes com seis premiações.

A foto de Cezar Magalhães que foi selecionada é intitulada ‘Casa de Farinha’, feita em 2010. “Essa foto foi feita na cidade de Ourém, no nordeste do Pará. Fomos fazer uma matéria sobre a depredação, a destruição do município que sofria com a retirada clandestina de seixo e acabamos indo a uma vila agropecuária, onde a farinha ainda é feita de forma artesanal”, conta. Cezar diz que sabia do potencial da imagem. “Por que já fui premiado com outra foto que fiz nesse dia e que, ainda em 2010, foi selecionada para exposição Brasil Afro”.

"Precaução", de Ney Marcondes

Já Ney Marcondes, tem participação em dobro na premiação. As imagens ‘Sensibilizar’ e ‘Precaução’ concorrem ao voto popular e estão na exposição que abre no próximo dia 29, em São Paulo.“Elas foram feitas enquanto eu trabalhava, mas a parte do que eu estava fazendo pelo jornal. Isso é até uma dica que deixo para outros fotógrafos, para exercitar o olhar. ‘Sensibilizar’ foi feita em uma comunidade agrícola de Castanhal, em 2007; e ‘Precaução’, durante as manifestações de junho, que ocorriam em todo o Brasil. “Enquanto a manifestação seguia próximo às docas, eu vi esses trabalhadores, vi um diferencial ali e registrei”, recorda Ney.

Apesar de terem sido feitas muito antes do lançamento do concurso, as fotografias casaram perfeitamente com o tema. Mas como lembrar de uma imagem feita em 2007? “Às vezes o fotógrafo não acha isso no HD, mas sabe que fez. Por mais tempo que tenham, as fotografias marcam a gente. A fotografia, o momento do clique é único. Acredito que todos os fotógrafos passam por isso”, diz Ney Marcondes.Apenas em 2014, este é o quarto prêmio em que o fotógrafo é selecionado.

Em janeiro, Ney participou pelo segundo ano consecutivo do Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul. Em março, selecionado para a exposição e catálogo do Clube de Arte Fotográfica Camaçari, na Bahia; e ainda, para o Prêmio de Fotografia promovido pela ONG SOS Mulher e Família, em parceria com o Núcleo de Fotografia de Campinas (Nufca). Deste último, participou também Cezar Magalhães.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias