plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Últimos dias para inscrição de projetos culturais

A concorrência para bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Arte do Pará (IAP), no valor de 18 mil reais, seguem com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 19. Esta é a 13ª edição do programa que já d

A concorrência para bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Arte do Pará (IAP), no valor de 18 mil reais, seguem com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 19. Esta é a 13ª edição do programa que já deu apoio a diversos seguimentos artísticos e artistas como Deíze Botelho, Alyne Goés, Alexandre Sequeira e Leo Bittar.

Neste ano foram incluídas três novas categorias: moda, design e gastronomia. Afinal, temos um jeito todo paraense de vestir, criar e cozinhar, é o que reitera o presidente do IAP, Fábio Souza. Segundo ele, a inclusão dessas expressões vem para preencher uma lacuna, uma vez que a bolsa é destinada a todas as formas de manifestação artística, sejam elas na cultura popular, erudita ou de identidade.

Ao todo, 30 artistas serão contemplados pelo programa de incentivo que, com o aumento no valor das bolsas, irá investir R$ 540 mil em projetos culturais em todo o estado. Na edição anterior, foram contemplados projetos voltados para Belém e mais oito localidades do Pará: Marituba, Santarém, Marabá, Castanhal, Moju, Soure, Paragominas, e região das ilhas de Belém e Ananindeua, incluindo vilas e áreas rurais, como os quilombos de Abacatal (Ananindeua) e Nova África (Moju).

Maria Cristina, gerente de Artes Plásticas e Visuais do IAP, comenta sobre os desdobramentos do programa. “As pessoas não começam sua carreira ali, com a bolsa, elas são paras artistas que querem desenvolver uma ideia. Mas se tu fores olhar, por exemplo, para a [fotógrafa] Elza Lima e o [artista visual] Alexandre Sequeira, eles iniciaram em uma pesquisa, e tiveram todo um desdobramento em novos trabalhos. E isso foi possibilitado pela bolsa, através da qual, eles têm a chance de se debruçar sobre uma ideia de forma mais profunda”.

O edital do programa de bolsas 2014 está disponível no endereço eletrônico do Instituto de Artes do Pará. Nele é possível encontrar o formulário de apresentação, além de todas as informações sobre seleção dos projetos, categorias, formas de pesquisa, entre outros detalhes. As inscrições são gratuitas.

FIQUE ATENTO

Inscrições para Bolsas 2014 do Instituto de Artes do Pará. Prazo: 19 de março (quarta-feira). Informações pelo telefone (91) 4006-2900 ou pelo site do IAP.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias