plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO

Circular Campina Cidade Velha: diversão e cultura em Belém

Projeto de ocupação do centro histórico de Belém completa um ciclo de 50 edições com novos parceiros e muitas atrações

Imagem ilustrativa da notícia Circular Campina Cidade Velha: diversão e cultura em Belém camera A programação reúne 41 espaços e ações, com opções para crianças e adultos em diversão, música, arte e culinária regional. | ( Reprodução )

Um dia inteiro, de 8h às 20h, o Circular Campina Cidade Velha traz neste domingo, 7, uma programação recheada de opções de lazer e entretenimento para quem é apaixonado pela cultura paraense. A programação reúne 41 espaços e ações, com opções para crianças e adultos em diversão, música, arte e culinária regional.

O grupo Carimbó Selvagem participa de uma ocupação no Mercado de Carne, ação que ocorre há um ano, em parceria com o Instituto Arte Pela Vida. “Dessas ocupações, formamos um ponto fixo no Solar da Beira, de início, e depois fizemos a transição para o Mercado de Carne, que fica logo à frente. Depois que afirmamos a parceria com o Arte Pela Vida, convidamos diversos artistas e grupos”, explica o músico Gabiru Cigano, integrante do grupo. Para este final de semana, entre os convidados estão Rafael Azevedo e as Carimônias, grupo de carimbó do coletivo drag Themônias.

Nesta proposta com o Circular, que completa sua 50ª edição, o artista destaca a necessidade de pertencer aos espaços públicos. “Essa perspectiva que temos está relacionada com o fato de começarmos a conviver e interagir com esses espaços. Conseguimos, este ano, estender a programação para as crianças, com a participação da palhaça Azeda, que é a Juliana Tourinho. Ela fará uma atividade lúdica com quem estiver participando e contando um pouco da história do mercado”, conta Gabiru Cigano.

Conteúdos relacionados

ROTEIROS

Para quem deseja caminhar entre os espaços, haverá dois passeios: o Circuitinho, com a novidade da saída da frente do Theatro da Paz e parada na Kamara Kó Galeria para uma homenagem à idealizadora do Circular Makiko Akao, e na Igreja Nossa Senhora do Homens Pretos; e o Roteiro Geo-Turístico, que rende mais homenagens ao Ver-o-Peso pelos seus 397 anos. Serão 100 vagas ofertadas nesta edição, com concentração às 8h30, ao lado do Ver-O-Peso e saída no hall de entrada no terminal turístico da Estação das Docas.

O percurso do Roteiro Geo-Turístico será feito pela Praça do Pescador, Feira do Ver-o-Peso, Pedra do Peixe e Doca do Ver-o-Peso, Mercado de Peixe, Solar da Beira, Erveiras, Mercado de Carne, Rua 15 de Novembro, Igreja e Largo das Mercês, Boulevard Castilho França até a Praça dos Estivadores.

A professora da Faculdade de Geografia e Cartografia, Maria Goretti Tavares é a coordenadora do projeto e faz algumas recomendações: “É importante ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves; o roteiro é feito a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio-dia e o roteiro será realizado mesmo com chuva, então, recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva. O objetivo é falar do Ver-o-Peso enquanto a gente fala do patrimônio da cidade, fala ainda dos patrimônios materiais e materiais da natureza. O objetivo é que as pessoas conheçam o seu patrimônio. A gente só pode lutar pela preservação do que a gente conhece”, ressalta a professora.

Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp

COMIDA E ARTE

Na Kamara Kó Galeria também tem oficina e exposição do fotógrafo Miguel Chikaoka, que participa ainda, às 16h, do Café Fotográfico da Fotoativa. Comidinhas, gastronomia, música, inclusive, também serão pontos altos neste domingo. Incluindo novos espaços, como o Restaurante Celeste, da chef Esther, conhecida por comandar o Restô do Porto e que passou por restaurantes estrelados nos Estados Unidos, México, Suíça e Espanha.

E tem a Avintura Vinhos Finos, uma empresa paraense que se destaca por sua abordagem única e inspiradora no mundo dos vinhos. Fundada em 2020 pelo casal com deficiência visual, Núbia de Freitas e Thonmys Athos, ela transcende as adversidades e oferece uma experiência sensorial inigualável. Outra novidade é a itinerância do Ateliê Jupati, que ocupará com vasta programação o Bar do Seu Bené, na Cidade Velha.

CENTRO HISTÓRICO

Circular Campina Cidade Velha: diversão e cultura em Belém
📷 |( Reprodução )

Tem opção para crianças também no Mercado do Porto do Sal, que se despede do Mastarel, uma obra de arte instalada no topo do mercado, iniciativa do projeto homônimo inaugurado em dezembro de 2023 e liderado pela artista Elaine Arruda, em colaboração com o mestre de carpintaria naval João Aires. Também será possível visitar a exposição dentro do mercado, que abriga, ainda, a programação do Coletivo Aparelho.

Já a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, através do Fórum Landi, promoverá a oficina “Observação Arquitetônica no Centro Histórico” oferece uma imersão na arquitetura histórica de Belém, onde características marcantes se entrelaçam ao longo do tempo, enriquecidas por novos usos e adaptações. Serão utilizados especialmente registros fotográficos. Essa ação acontece das 8h30 às 11h, com saída do Forte do Presépio e tendo como ponto final o Fórum Landi (R. Siqueira Mendes, 60).

APROVEITE

  • Circular Campina
  • Cidade Velha
  • Quando: Domingo, 7, das 8h às 20h.
  • Confira a programação completa no site www.projetocircular.org e pelo Instagram @circularcampinacidadevelha
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias