plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CINEMA

Milton Gonçalves é um dos artistas mais importantes do país

“Carandiru”, “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, “O Que é Isso Companheiro?”, “Rainha Diaba”, “Eles Não Usam Black Tie” são os seis de mais de 70 filmes que constam na carreira do homenageado Milton Gonçalves. Considerado um dos artistas mais importan

“Carandiru”, “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia”, “O Que é Isso Companheiro?”, “Rainha Diaba”, “Eles Não Usam Black Tie” são os seis de mais de 70 filmes que constam na carreira do homenageado Milton Gonçalves. Considerado um dos artistas mais importantes do país, ele está presente nas telas e palcos desde a década de 1950, tendo perpassado pela história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros.

Viviane Chaves, que está na produção local da mostra, acredita que os filmes selecionados para homenagear Milton foram cuidadosamente escolhidos. “É lógico que os filmes de Milton são filmes primorosos, conhecidos. Esses selecionados pela Mostra falam do que tem no país. ‘Rainha Diaba’, é onde ele está em uma das melhores atuações, é um filme maravilhoso”, considera.

O filme “Carandiru” também será levado a uma penitenciária feminina em Ananindeua, conta Viviane. “Dentro da programação da mostra, a gente vai conseguir levar esse direito para essas detentas. É um filme que fala da fome, é chocante e atualíssimo. Faz um apanhado históricoe atual”, avalia.Todos os filmes são importantes, em sua avaliação. Na programação em Belém, a mostra terá ainda bate-papos com críticos de cinema e personalidades dacarreira jurídica.

Outro destaque, de acordo com Viviane, ocorrerá neste sábado, 17, na sessão com debate sobre o documentário “A Rua Noiz”. Com 14 minutos de duração, o filme está na categoria “Cultura, Educação e Direitos Humanos” e trata das realidades enfrentadas dentro da periferia do Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

EDUCATIVO

A mostra terá ainda a participação da professora Lilia Melo, que tem um projeto que leva estudantes de escolas públicas ao cinema. Na mostra, na próxima terça-feira, 20, ela levará os alunos para assistiresa “Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, inserida na categoria “Direito da Pessoa com Deficiência” e que conta a história da criação da banda “Os Goiabeiras”, da qual fazem parte três pessoas com deficiência, sendo um com paralisia cerebral e dois autistas. Outro filme que também será exibido aos estudantes é “Nunca me Sonharam”, que conta a história de estudantes de escolas públicas que lembram as histórias de alunos da professora Lilia. Logo depois da exibição haverá debate.

Além desses filmes, haverá sessões que contam com audiodescrição e tradução em Libras. Viviane conta que a produção fez parceria com a Associação de Cegos e de Surdos, por meio da Escola Astério Campos e com o Instituto Álvares de Azevedo para proporcionar acessibilidade às pessoas que têm alguma deficiência. Serão sessões nos dias 19 - para cegos e surdos - e no dia 20 - para cegos. No dia 21 haverá também sessãopara surdos.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias