plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CINEMA

Documentários na tela do Cine Alexandrino Moreira

Para quem curte assistir documentários, o Cine Alexandrino Moreira esta com duas opções em cartaz neste mês de fevereiro. Hoje será exibido “A Gente” e, no dia 26, será a vez de “Marambiré”, sempre às 19h, com entrada gratuita.  O cineasta Aly Muritiba ,

Para quem curte assistir documentários, o Cine Alexandrino Moreira esta com duas opções em cartaz neste mês de fevereiro. Hoje será exibido “A Gente” e, no dia 26, será a vez de “Marambiré”, sempre às 19h, com entrada gratuita.

O cineasta Aly Muritiba , radicado em Curitiba, trabalhou por sete anos como agente penitenciário e, após se dedicar ao cinema, resolveu fazer “A Gente”, documentário que dá visibilidade à rotina das prisões brasileiras sob o olhar dos agentes penitenciários, escancarando as dificuldades e limitações de quem vive entre as grades. O filme tem duração de 99 minutos.

Já no dia 26 é a vez de documentário “Marambiré” ganhar as telas do Cine Alexandrino Moreira. O filme, de autoria do diretor André dos Santos, mostra a dinâmica do Marambiré na comunidade quilombola do Pacoval, no município de Alenquer, no Pará, e das famílias que dele participam. Por meio de depoimentos dos mestres populares e da comunidade, a produção traz à tona esse ritual que resiste há mais de um século como instrumento de preservação da cultura, das raízes africanas, das memórias dos escravos e de seus descendentes na região amazônica, reunindo corporalidade e oralidade.

Passada de geração em geração, a dança do Marambiré recria um universo teatral-ritual com rei, rainhas, “valsares”, tocadores e contramestres. Atualmente, se apresenta na forma de um festejo sincrético que inclui elementos de cultos africanos e religião cristã, assim como culturas portuguesa e africana.

Assista

Exibição do documentário “A Gente”
Quando: Hoje

Exibição do documentário “Marambiré”
Quando: Dia 26

Hora: 19h
Onde: Cine Alexandrino Moreira (Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré)
Quanto: Gratuito

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias