plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

Líbero exibe filmes de Paulo Miranda

A sua carreira começou como produtor audiovisual, em meados dos anos 1990, e desde então o cineasta paraense Paulo Miranda segue dedicando-se à sétima arte. Em sua filmografia, encontramos trabalhos como “Marajó” (documentário/2007), “Glorioso São Benedit

A sua carreira começou como produtor audiovisual, em meados dos anos 1990, e desde então o cineasta paraense Paulo Miranda segue dedicando-se à sétima arte. Em sua filmografia, encontramos trabalhos como “Marajó” (documentário/2007), “Glorioso São Benedito” (2006), “O Ajuntador de Cacos” e “O Cônego – Senderos da Cabanagem”. Estes dois últimos serão exibidos dentro do projeto “Janela”, do Cine Líbero Luxardo, que se dedica a apresentar diretores ao público através de parte sua obra. As sessões ocorrem hoje, a partir das 17h, com entrada franca.

Filmado no Marajó, “O Ajuntador de Cacos” foca a vida do padre Giovanni Gallo, que, vindo da Itália em 1973, morava na pequena cidade de Santa Cruz do Arari, na qual permaneceu até sua morte em 2003. O clérigo era um grande amante das artes, incentivando a preservação da cerâmica indígena milenar e de artistas locais fundando assim o Museu do Marajó. Um jesuíta, Giovanni Gallo ficou conhecido como uma das personalidades mais importantes da recente história paraense. Museólogo e fotógrafo, viveu em meio aos vaqueiros e moradores do arquipélago até a década de 1980.

Em um importante acervo fotográfico, Gallo fez registros importantes da cultura e da biodiversidade da ilha. “No nosso museu, o homem marajoara é a maior fonte de informação e, ao mesmo tempo, o maior beneficiado. O museu nasce da comunidade, cresce com a comunidade e volta à comunidade”, definiu o jesuíta. Para a produção do documentário, a Lux Amazônia Filmes realizou quatro expedições ao Marajó e em seus 56 minutos de duração o filme se ocupa em registrar parte do legado desta personalidade histórica, que se empenhou em desenvolver ações culturais e também obras de infraestrutura na região do Marajó.

Trecho de “O Cônego”, baseada em fatos históricos da Cabanagem (Foto: Divulgação)

“O Cônego” apresenta Batista Campos, quase desconhecido dos paraenses

Em “O Cônego – Senderos da Cabanagem”, o cineasta Paulo Miranda construiu uma obra de ficção inspirada em fatos históricos para contar a experiência vivida pelo Cônego Batista Campos no período anterior à Revolução Cabana. Embora tenha seu nome emprestado a um dos logradouros mais importantes da capital paraense, a Praça Batista Campos, o religioso ainda é um ilustre desconhecido até mesmo entre os estudantes.

“O cinema tem este papel de resgatar a história e trazer à luz dos dias atuais os acontecimentos da Cabanagem”, destaca o diretor, referindo-se à revolta que ocorreu entre os anos de 1835 a 1840.

Padre, jornalista, parlamentar e um líder importante na luta cabana, Bastista Campos tem sua história contada a partir do momento em que foge para o Acará, após uma tentativa de homicídio.

“Os nomes dos personagens são os mesmos que o da revolução. Nós retratamos também o evento do Brigue Palhaço - em que 255 pessoas foram presas no porão do navio e morreram asfixiadas por cal -, e levantamos algumas hipóteses da morte do cônego, já que a história que se é contada é muito suspeita”, detalha o cineasta. O segundo filme será exibido logo após o primeiro, permitindo ainda ter um olhar sobre como o diretor gosta de trabalhar e retratar seus personagens, velhos conhecidos dos livros de história.

PROJETO JANELA EXIBE FILMES DE PAULO MIRANDA

Filme “O Ajuntador de Cacos”
Quando: Hoje, 17h
Filme “O Cônego – Senderos da Cabanagem”
Quando: Hoje, às 18h30
Onde: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré)
Quanto: Gratuito
Informações: (91) 3202-4321

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias