plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CINEMA

“Moana” dá um chega para lá nos estereótipos

Mulan” (1998) e “Valente” (2012) já haviam quebrado alguns paradigmas embutidos nas produções do gênero, mas com “Moana”, estúdio dá um passo além. A nova princesa da Disney é a primeira a rejeitar o rótulo de princesa. Voluntariosa, determinada, independ

Mulan” (1998) e “Valente” (2012) já haviam quebrado alguns paradigmas embutidos nas produções do gênero, mas com “Moana”, estúdio dá um passo além. A nova princesa da Disney é a primeira a rejeitar o rótulo de princesa. Voluntariosa, determinada, independente e autossuficiente, a protagonista de “Moana – Um Mar de Aventuras”, que estreia nesta quinta-feira, 5, nos cinemas, foge do estereótipo de heroína presente na grande maioria das animações do estúdio.

Nada de príncipe. Nada de par romântico. Com a árdua missão de salvar sua ilha e seu povo da destruição, a jovem polinésia de Motu Nui não tem tempo para historinhas de amor. Também em termos de aparência, Moana se distingue de suas antecessoras. A pele morena, o corpo torneado, os cabelos crespos, os olhos amendoados e decididos ajudam a construir a identidade de uma destemida navegadora da região do Pacífico Sul, dona de um espírito livre.

De certa forma, “Mulan” (1998) e “Valente” (2012) já haviam quebrado alguns paradigmas embutidos nas produções do gênero, como a fragilidade das personagens e o romance sempre em primeiro plano. Mas, com essa nova aposta, o estúdio dá um passo além e oferece aos espectadores uma proposta inédita – principalmente em relação ao tema central da narrativa.

Uma heroína carismática e contemporânea

Não se trata apenas da jornada de uma corajosa heroína para defender sua terra e sua família. A mensagem é mais ousada, mais ambiciosa e alinhada às demandas atuais da sociedade. A personagem toma as rédeas da própria vida mesmo se alguém tenta impedi-la de seguir em frente. Trata-se, portanto, de um filme sobre o empoderamento feminino, sobre a liberdade de escolhas.
Filha do chefe de uma tribo da Polinésia, Moana vive dividida entre corresponder o desejo do pai de se tornar a próxima líder de Motu Nui e a atender ao chamado do oceano. Para dar conta de tamanho conflito, ela tem a ajuda da avó. Quando descobre que sua ilha e seu povo estão ameaçados, a garota parte em uma empolgante aventura marítima.

No caminho, Moana precisa encontrar Maui, um semideus pouco modesto, grandalhão, cabeludo e tatuado, que irá acompanhá-la nessa expedição mítica, repleta de perigos e paisagens exuberantes. Ao retratar a cultura, as lendas e os cenários da Polinésia, a Disney dispõe de um prato cheio para exibir o auge de sua capacidade técnica em animação. Do início ao fim, o filme impressiona pela qualidade visual, pela riqueza de detalhes e pela perfeição.

O cabelo da heroína parece ter vida própria; as tatuagens animadas de Maui – que funcionam como sua consciência – são uma atração à parte; o oceano é quase real.

Tudo isso permeado por uma volumosa trilha sonora, com canções de Lin-Manuel Miranda, do samoano Opetaia Foa’i, além das instrumentais de Mark Mancina.

Embora numa dose menor do que o cantarolante “Frozen” (2013), Moana também é um longa musical que, em alguns momentos, abusa da paciência. O exagero, porém, não atrapalha o ritmo da história. Humor, aventura, tensão e emoção embalam a saga da jovem navegadora e do parceiro grandalhão. Diversão garantida para crianças e adultos. Entre as princesas que a Disney já criou, a menos princesa de todas, é, de longe, uma das mais carismáticas, interessantes e contemporâneas.

(Marina Galeano/FolhaPress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias