plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CINEMA

Bertolucci nega estupro de atriz em seu filme

O célebre diretor de cinema italiano Bernardo Bertolucci chamou de “equívoco ridículo” a indignação gerada sobre a emblemática cena de sexo com manteiga estrelada pela então adolescente francesa Maria Schneider no famoso filme “O Último Tango em Paris”.

O célebre diretor de cinema italiano Bernardo Bertolucci chamou de “equívoco ridículo” a indignação gerada sobre a emblemática cena de sexo com manteiga estrelada pela então adolescente francesa Maria Schneider no famoso filme “O Último Tango em Paris”.

“Queria pela última vez esclarecer o ridículo equívoco que segue cercando “O Último Tango em Paris” em publicações de todo o mundo”, escreveu Bertolucci, de 76 anos, em um comunicado divulgado em Roma.

“Tenho dito, e talvez não tenha sido suficientemente claro, que decidi não informar Maria do uso da manteiga. Queríamos que ela tivesse uma reação espontânea ao uso impróprio”, afirma a nota. Veja a entrevista de Bertolucci:

“Alguns crêem que ela não estava informada da violência contra ela. Falso. Maria sabia tudo porque havia lido o roteiro, onde tudo estava descrito”, disse, referindo-se à cena de sexo anal com a atriz, de então 19 anos, que gerou um grande escândalo nos anos 1970.

“A única novidade a respeito do roteiro foi sobre a ideia de usar manteiga. Isso foi, segundo soube muitos anos depois, o que ofendeu Maria. Não a violência que ela sofreu em cena e que estava prevista no filme”, disse. Aperte o play, veja a cena e tire suas próprias conclusões:

“Consola e lamenta que existam pessoas ainda tão ingênuas que acreditam que o que você vê no filme ocorre na realidade. Não sabem que no cinema o sexo é (quase) sempre uma ficção e, provavelmente, acreditam que cada vez que John Wayne dispara em seu inimigo, ele realmente cai morto”, concluiu.

O comportamento do cineasta inflamou as redes sociais com comentários contra sua conduta perante a atriz, morta em 2011, que trabalhou em seguida em filmes de grandes diretores do século 20, como René Clement, Michelangelo Antonioni, Jacques Rivette e Luigi Comencini.

Coincidindo com o Dia Internacional contra a violência de Gênero, vários veículos ecoaram as declarações do diretor, reprimindo sua “técnica surpresa”.

Muitos atores e atrizes reagiram à notícia, entre estes, algumas celebridades de Hollywood, como a atriz Jessica Chastain, protagonista de “A Hora Mais Escura”, que escreveu no Twitter: “A Todos que adoram esse filme: estão vendo uma garota de 19 anos sendo estuprada por um homem de 48. O diretor planejou o ataque. Me deixa enjoada”.

Antes de morrer em 2011, Scheneider contou à imprensa que essa cena não estava no roteiro e que foi forçada a fazê-la, razão pela qual odiava Bertolucci e o ator Marlon Brando, com quem contracenou.

A atriz entrou em uma espiral de autodestruição, tentou vários suicídios, era viciada em drogas e foi internada em centros psiquiátricos.

(Com informações de Folha)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias