plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

Mostra de Cinema da Amazônia começa nesta terça

Bate-papos, palestras, workshops, exposições com fotografias e informações que contam a história dos cinemas da capital paraense além de muitos filmes fazem parte da programação da Mostra de Cinema da Amazônia. A edição 2016 será realizada entre os dias 2

Bate-papos, palestras, workshops, exposições com fotografias e informações que contam a história dos cinemas da capital paraense além de muitos filmes fazem parte da programação da Mostra de Cinema da Amazônia. A edição 2016 será realizada entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro, em Belém e oito cidades do interior do Pará.

Curtas e longas-metragens do Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Brasil, de ficção e documentário, poderão ser conferidos pelo público.

“Martírio” é um dos títulos mais aguardados da programação. O longa é o segundo de uma trilogia em andamento, criada por Vicent Carelli, diretor franco-brasileiro que apresenta a luta indígena amazônida ao lado de mudanças no país, num trabalho investigativo que já dura três décadas, colocando em foco a trajetória dos Guarani Kaiowá. A exibição do documentário de 160 min, no Cine Líbero Luxardo, marca a estreia da Mostra em 2016 com polêmica e reflexão sobre direitos indígenas e exclusão política.

A música tradicional peruana é homenageada em outro documentário que será exibido pela primeira vez em Belém. “Sigo Siendo”, do diretor Javier Corcuera, é uma viagem não só às raízes da cultura peruana, mas passeia por diversos cenários do país com destino ao reencontro da identidade cultural, sob os olhos e a história de Máximo Damián, ícone do folclore daquele lugar. O longa será exibido na Mostra ao ar livre, na Praça do Carmo, um dos diversos espaços ocupados pelo evento nessa edição e que recebe também uma programação de curta documentários com temática musical e videoclipes paraenses.

Veja um trecho:

“Órfãos do Eldorado” e “Libertador” são as ficções que têm destaque nesta edição. O primeiro é produto nacional já conhecido no estado, com imagens gravadas em Belém e Icoaraci. É uma adaptação do romance do escritor amazonense Milton Hatoum, roteirizado e dirigido por Guilherme Coelho. A película apresenta um personagem que redescobre a Amazônia de sua infância e vive o drama de assumir os negócios da família e a confusão de estar dividido entre dois amores diferentes.

Veja o trailer:

Já “Libertador”, uma produção venezuelana e espanhola, foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2015. O filme conta a história do líder da independência da Venezuela Simón Bolívar que lutou diversas vezes contra o imperialismo espanhol. Os dois títulos serão exibidos no Sesc Boulevard, uma das telas que fazem parte da Mostra.

Toda a programação da Mostra de Cinema da Amazônia 2016 pode ser encontrada no site http://mostradecinemadaamazonia.com. As exibições de filmes, bate-papos, workshops, projeções públicas ao ar livre e roda de conversa são gratuitas e realizadas no Cine Líbero Luxardo, SESC Boulevard, Praça do Carmo, Fórum Landi, que terá uma matinê infantil, e unidades do SESI Pará no interior do estado.

(Com informações de divulgação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias