plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CINEMA

Roger Elarrat fará longa sobre mulheres

Três mulheres passam a conviver dentro de um hospital e estabelecem fortes relações entre si. Esse é, resumidamente, o argumento do primeiro longa-metragem do diretor paraense Roger Elarrat, que começará a ser gravado em 2017, tendo como enredo as históri

Três mulheres passam a conviver dentro de um hospital e estabelecem fortes relações entre si. Esse é, resumidamente, o argumento do primeiro longa-metragem do diretor paraense Roger Elarrat, que começará a ser gravado em 2017, tendo como enredo as histórias que perpassam o universo feminino, num misto de drama e suspense. “Eu, Nirvana” foi contemplado com o edital Longa BO (baixo orçamento) de 2014, do Ministério da Cultura (Minc), e terá no elenco a atriz paraense Dira Paes e Carolina Oliveira, atriz que surgiu na minissérie “Hoje é Dia de Maria” e que fez novelas como “I Love Paraisópolis”, “Caminho das Índias” e “Ti-ti-ti”. Ela viverá a personagem título, Nirvana.

O roteiro tem 90 páginas e apresenta a filha de seu Nirso e dona Ivana. De família ribeirinha, eles saem de barco em direção a Belém para passar o Círio de Nazaré, mas a embarcação acaba batendo num banco de areia, provocando um acidente no rio. Nirvana é encontrada e levada para o hospital, onde fica internada em coma durante um ano. Quando acorda, sua família não é encontrada e ela acaba ficando por lá mesmo. É nesse ambiente que ela encontra a personagem de Dira, que sofre com um câncer.

“Com isso, a Nirvana não dorme mais e fica acordada durante muito tempo e não recebe alta, fica no hospital. Só que ela começa a ter falhas de percepção, fala com pessoas que não são reais, não sabe mais o que é real ou não. E quando ela conhece a personagem da Dira, que é uma mulher que está em tratamento de câncer, mas desenganada, e tem uma relação distante com a família, então, se cria uma grande conexão. Mas enquanto uma está em recuperação, a outra se encontra em estado de deterioração, vai se entregando. Tem uma balança entre elas duas”, adianta o diretor.

A pré-produção vai iniciar apenas em dezembro ou janeiro, quando Roger pretende montar a equipe e começar o storyboard para testar as cenas. O diretor, que já tem no currículo curtas-metragens, documentários e séries – como “Chupa-Chupa, A História que Veio do Céu” e “Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista”, que foi exibido em Cannes -, diz que este longa metragem é um outro tipo de desafio, por ser imerso no universo feminino.

Ele explica que há pelo menos quatro anos já busca direcionar sua carreira para apresentar em suas obras audiovisuais histórias focadas em mulheres, já que pouco se tem personagens femininas como protagonistas. “Geralmente os filmes são feitos por homens e para homens e vinha pensando fazer o oposto. São personagens pouco experimentadas e espero contribuir para transformar essa realidade. E os editais são financiamentos públicos, vejo hoje a mobilização feminina muito mais forte, as discussões sobre feminismo de forma madura, reflexão clara do que querem. Mas é sempre um desafio sair da zona de conforto e falar sobre o que a gente não sabe direito”, comenta, revelando que uma das suas referências para fazer o longa foi o filme “Persona”, do diretor sueco Ingmar Bergman.

O cineasta também tem outro projeto de uma série, “Sacoleiros S/A”, com previsão de estreia em 2017. Atualmente, Roger Elarrat finaliza a série “Squat na Amazônia”, que está em fase de pós-produção. Os episódios serão exibidos na TV Brasil.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias