plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

A noite gay na tela do Líbero

Dois documentários que retratam a noite gay em São Paulo estão na programação do Cine Líbero Luxardo no dia de hoje. Os longas “São Paulo em Hi-Fi”, premiado em festival em Portugal, e “A Volta da Pauliceia Desvairada”, ambos dirigidos pelo cineasta pauli

Dois documentários que retratam a noite gay em São Paulo estão na programação do Cine Líbero Luxardo no dia de hoje. Os longas “São Paulo em Hi-Fi”, premiado em festival em Portugal, e “A Volta da Pauliceia Desvairada”, ambos dirigidos pelo cineasta paulistano Lufe Steffen, abordam a cultura LGBT em diferentes décadas. As exibições são uma parceria com o Grupo Homossexual do Pará.

Às 17h, será exibido “A Volta da Pauliceia Desvairada”. Lançado em 2012, o filme aborda aspectos da vertiginosa noite gay de São Paulo nos dias atuais, numa espécie de “road movie notívago”, movido a festas, música, moda, redes sociais. Nele, Steffen entrevistou drag queens e DJs das casas de shows e festas mais conhecidas em São Paulo frequentadas pelo público LGBT.

Na sequência, às 19h, ganha a tela “São Paulo em Hi-Fi”, que já esteve em cartaz no Líbero Luxardo anteriormente. Lançado no ano passado, o documentário resgata a era de ouro da noite gay paulistana, em uma viagem pelas décadas de 1960, 1970 e 1980, a partir das lembranças de figuras que viveram esse momento. Nos depoimentos, o registro das casas noturnas que fizeram história, as transformistas, estrelas da época, a relação com a ditadura militar e a explosão da aids.

“Acho que a única coisa que pode ser comum aos dois períodos é que a noite ainda é, para muitos integrantes da comunidade LGBT, um espaço onde eles podem se expressar e viver suas sexualidades e suas personas de forma relativamente livre”, disse o diretor Lufe Steffen ao site “SpressoSP”, ao comparar os
dois documentários.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias