plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CINEMA

Filho de Escobar aponta 10 erros de "Narcos"

Existem várias séries biográficas no mundo do cinema. É habitual que familiares e amigos do biografado venham a público para desmentir acontecimentos narrados. O que poucas pessoas sabem é que estas alterações de alguns acontecimentos na maioria das ve

Existem várias séries biográficas no mundo do cinema. É habitual que familiares e amigos do biografado venham a público para desmentir acontecimentos narrados.

O que poucas pessoas sabem é que estas alterações de alguns acontecimentos na maioria das vezes é intencional. O roteiro precisa ser mais “atrativo” para o espectador.

Este tipo de atividade é conhecida como "licença dramática" e refere-se à alteração da narrativa dos fatos para caber uma visão mais adequada.

Os exemplos mais claros desta actividade podem ser encontrados nos filmes biográficos como "Ray", "The Doors", "Walk The Line", entre outros.

Tais mudanças geralmente têm um bom efeito sobre a narrativa de uma história para criar uma obra de qualidade, mas muitas vezes há relutância por falta de fidelidade aos fatos.

O caso mais recente é o de "Narcos", série produzida pela Netflix sobre a ascensão e queda do famoso narcotraficante Pablo Escobar.

Os roteiristas da série usaram o uso de licença dramática para criar uma história mais grave e chocante.

Mas, recentemente, a série foi avaliada pelo filho de Pablo Escobar (Juan Pablo Escobar Henao) como um fracasso histórico.

Juan Pablo Escobar Henao aproveitou a Internet para expressar sua insatisfação e falou sobre sua versão de algumas coisas que vemos em Narcos.

Confira os 10 erros históricos de Narcos segundo o filho de Pablo Escobar:

Carlos Henao


Na série de Netflix, Henao é apresentado como um traficante de drogas ligado diretamente com Escobar.

Mas, segundo o filho de Pablo Escobar, Henao era seu tio materno e nunca esteve envolvido com o tráfico de drogas.

Ele era um arquiteto e ajudou Escobar a construir algumas estruturas perto do Hacienda Nápoles (sítio do traficante).

Além disso, a série retrata que ele foi sequestrado, juntamente com Francisco Toro e ambos foram torturados pela polícia. "Um homem impecável do início ao fim", define por Juan Pablo.

A fuga da Catedral

Embora possamos ver um confronto cheio de ação, na verdade (segundo o filho de Pablo Escobar), havia apenas um guarda da prisão que foi morto.

O filho de Escobar diz que seu pai não precisou da ajuda de ninguém para escapar do prédio.

Na verdade, quando a prisão começou a ser reformada, Escobar mandou deixar alguns tijolos soltos. Quando o governo disse que ele seria transferido da prisão, Pablo decidiu fugir.

Criação de Los Pepes


O filho de Escobar afirma que Fidel Castaño decidiu criar os Los Pepes junto com o Cartel de Cali para matar Escobar.

Em Narcos, a série nos diz que foi a CIA que deu a ideia para Castaño formar o grupo. A guerra que eclodiu entre os dois grupos resultou em milhares de crimes e inocentes desaparecidos.

Morte do coronel Carrilo

Na série de Pablo Escobar, pessoalmente, matou o coronel Carrillo, chefe do Bloco de Busca encarregado de encontrar o traficante.

Embora isso nunca tenha acontecido, e até mesmo duvida-se da existência de algum "coronel Carillo".

Escobar planejou ataques contra a polícia na Colômbia, onde mais de 500 morreram em um único mês no final dos anos 80.

Ameaça a Cali


Um momento assustador da série é quando Escobar ameaça toda a cidade de Cali.

Mas, segundo o filho de Escobar, isso nunca realmente aconteceu.

A esposa de Pablo e alguns de seus familiares eram originalmente da área, por isso, um golpe contra a cidade soaria impensável para o poderoso traficante de drogas.

Ataque a filha de Gilberto Rodriguez


Juan Pablo afirma que existia um pacto entre os traficantes de drogas, em que a principal regra era não tocar em qualquer membro de uma família do tráfico até o final de sua vida.

O filho de Escobar também afirma que a família Rodriguez não cumpriu o pacto. Eles colocaram uma bomba em 1988 no edifício Mônaco, onde Escobar vivia com sua mãe e irmã mais nova.

A mãe de Escobar


Na série é personificada como uma figura protetora, mas a realidade é que Escobar foi traído pela sua própria mãe, que aliou-se com seu irmão Roberto e passou a negociar com Los Pepes.

O acordo permitiu que a mãe de Escobar e o irmão tivessem uma vida tranquila, enquanto o império de Escobar entrava em colapso.

A ajuda do fisco colombiano


Na série, Gustavo De Greiff é interpretado como um personagem que tenta ajudar a família de Escobar.

Mas Juan Pablo Escobar Henao diz que todo o seu escritório tinha membros infiltrados do cartel de Cali.

A vida depois da catedral


O filho de Pablo Escobar diz que, ao contrário do que vemos na série, Escobar não estava rodeado por criminosos. A maioria havia se rendido ou foram mortos.

Ele também afirma que não viveram com nenhum tipo de conforto, Em Narcos eles surgem vivendo em mansões, mas em lugares nada luxuosos.

Time que torcia


Por fim, O filho de Escobar também revelou, principalmente para "provar" que os autores não estão interessados na verdade dos detalhes da vida de Pablo, que Escobar era um torcedor fanático do Deportivo Independiente Medellin, e não do Atletico Nacional, como mostrado pela série de Netflix.

Embora esta seja apenas a versão do filho de Escobar, vale lembrar que desde o início, a série Narcos afirma que a história contém elementos de ficção combinados com fatos reais.

Por isso não é surpreendente que haja algumas mudanças na narrativa da vida de Escobar.

(Com informações de CulturaColectiva)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias