plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

“Alice no País das Maravilhas” completa 150 anos

A obra "Alice no País das Maravilhas", do inglês Lewis Carroll, completa nesta sexta-feira (28), 150 anos desde sua primeira edição, feita em 1865. A saga da ingênua menina que se perde em um mundo subterrâneo de fantasias – onde encontra poções mágicas

A obra "Alice no País das Maravilhas", do inglês Lewis Carroll, completa nesta sexta-feira (28), 150 anos desde sua primeira edição, feita em 1865.

A saga da ingênua menina que se perde em um mundo subterrâneo de fantasias – onde encontra poções mágicas que alteram o tamanho, um gato risonho, uma lagarta fumante e a Rainha de Copas – teve início num passeio de barco na Oxford de 1862. Na embarcação, iam Charles Lutwidge Dodgson, gago e recatado professor de matemática da Christ College, e as três filhas do então reitor da universidade, Henry Liddell. A irmã do meio, então com 10 anos, era Alice.

A pedido dela, Dodgson redigiu uma fábula criada mesmo no rio. Presenteou-a com o manuscrito "As Aventuras de Alice Embaixo da Terra". Três anos depois, o autor publicaria a criação sob o título "Alice no País das Maravilhas" e o pseudônimo de Lewis Carroll, com ilustrações de John Tenniel (1820-1914). Em 1871, veio a sequência "Alice Através do Espelho".

Com o livro, Carroll subverteu o sistema educacional vitoriano, como explica a historiadora Dimitra Fimi em artigo publicado no site "The Conversation". "Ele fez com que o humor e a paródia se tornassem ingredientes indispensáveis da literatura infantil."

Fotografia de Alice registrada por Dodgson em 1858. (Foto: divulgação)

Filme: Em maio de 2016 está previsto para ser lançado o filme "Alice Através do Espelho", que é uma sequência do longa de 2010, dirigido por Tim Burton.

Na nova adaptação, Alice encontra um espelho mágico que a leva de volta ao submundo habitado por seus amigos, agora comandado pelo Tempo (Sacha Baron Cohen). Lá, ela é incumbida de roubar seu cetro mágico para impedi-lo de adiantar o relógio e transformar o País das Maravilhas em um lugar sem vida.

Assista ao trailer:

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias