plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CINEMA

Cine Estação terá programação especial em outubro

No mês de outubro, uma programação especial traz para a tela do Cine Estação das Docas dois títulos inéditos e um curta metragem sobre o Círio de Nazaré. O documentário sobre a cantora Cássia Eller e o indicado ao Oscar 2015, “Leviatã”, estreiam nesta qua

No mês de outubro, uma programação especial traz para a tela do Cine Estação das Docas dois títulos inéditos e um curta metragem sobre o Círio de Nazaré. O documentário sobre a cantora Cássia Eller e o indicado ao Oscar 2015, “Leviatã”, estreiam nesta quarta-feira (14), às 18h e 20h30. O curta-metragem “Mãos de Outubro” será exibido na matinal de domingo e nas demais sessões de cinema agendadas no Cine Estação.

O premiadíssimo “Mãos de Outubro” centraliza a imagem em todas as mãos que constroem a maior manifestação de fé no Brasil. Romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da Santa, fogueteiros e tocadores de sinos são mostrados com a dinâmica estética que privilegia as mãos e a técnica de devotos e promesseiros numa aula de montagem e som. Dirigido por Vitor Souza Lima, o filme recebeu o prêmio ABD-SP no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, e o prêmio aquisição Canal Brasil no mesmo festival.

"Leviatã", do russo Andrey Zviaguintse, foi vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Censurado na Rússia, pela polêmica ao abordar temas como abuso de poder e arbitrariedade da Justiça, “Leviatã” ganhou o mundo, gerando aplausos e elogios contundentes pelos festivais por onde passou. Ambientado no vilarejo de Teriberka, no Mar de Barents, uma pequena cidade ao norte da Rússia, o filme narra a história trágica de um homem simples, Kolya, que vê sua propriedade tomada impiedosamente por um político local.

Foi o britânico Thomas Hobbes quem se utilizou da figura mitológica do Leviatã - o monstro marítimo retratado no livro de Jó, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média - para definir o poder da tirania. À medida que luta pela sua própria vida, feito uma versão moderna de Jó no reino de Putin, Kolya segue seu caminho tal qual um Dom Quixote enfrentando moinhos e tentáculos do poder local.

Cássia, o filme

“Cássia Eller” retrata a trajetória de um ícone da música brasileira da década de 90. Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle (Lóki), o documentário mostra, por meio de imagens inéditas do arquivo da cantora e depoimentos de amigos e familiares, a intensidade pessoal e musical de uma artista que conquistou o país.

Nando Reis, Luiz Melodia, Milton Nascimento, Zélia Duncan, Chicão (filho da cantora) e outros familiares e músicos que fizeram parte da trajetória de Cássia Eller foram entrevistados e documentam a importância e o diferencial que fizeram com que ela se tornasse, em pouco tempo, uma das mais potentes vozes da música brasileira.O filme também utiliza imagens de shows, ensaios, entrevistas e cenas da intimidade da cantora. São abordados assuntos como a sua relação com as drogas, gravidez inesperada, sexualidade, timidez e fama.

Cássia Eller gravou seu primeiro disco em 1990 e estourou com o terceiro, de 1994, que trazia “Malandragem”, composição inédita de Cazuza e Frejat (antes, rejeitada por Angela Ro Ro). Após a apresentação consagradora no Rock in Rio 3 e o lançamento do Acústico MTV (seu maior sucesso comercial, com mais de um milhão de cópias vendidas), a cantora morreu em 29 de dezembro de 2001 por causa de uma complicação cardíaca, aos 39 anos.

Assista ao trailer do filme:

Datas e horários:

14 (Quarta)
18h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

15 (Quinta)
18h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

16 (Sexta)
18h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

18 (Domingo)
10h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
18h: Leviatã
20h30: Mãos de Outubro | Cássia Eller

21 (Quarta)
18h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

22 (Quinta)
18h: Maõs de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

(DOL com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias