plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CINEMA

Filme sobre José Leonilson vence festival

Pelo segundo ano consecutivo, o diretor Carlos Nader foi o maior vencedor do festival de documentários "É Tudo Verdade". Seu filme, "A Paixão de JL", sobre o artista plástico José Leonilson (1957-93), levou os prêmios de melhor longa nacional segundo o j

Pelo segundo ano consecutivo, o diretor Carlos Nader foi o maior vencedor do festival de documentários "É Tudo Verdade".

Seu filme, "A Paixão de JL", sobre o artista plástico José Leonilson (1957-93), levou os prêmios de melhor longa nacional segundo o júri da mostra e segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Nader já havia levado o mesmo prêmio no ano passado com "O Homem Comum".

"A Paixão de JL" traz comentários feitos pelo artista, morto em decorrência da Aids, registrados em fita cassete por Leonilson em seus últimos anos de vida.

Na categoria de longa internacional, o escolhido foi "A França É a Nossa Pátria", de Rithy Pahn, que trata dos resquícios da colonização francesa no Sudeste asiático.

Já o curta "Cordilheira de Amora II", de Jamile Fortunato, sobre uma indiazinha que sonha em ser atriz, ganhou como melhor produção nacional segundo o júri do festival e segundo a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas.

Na categoria de melhor curta internacional, o vencedor foi o polonês "Supercondomínio", de Teresa Czepiek.O longa chileno "Hora do Chá", de Maite Alberdi, e o curta alemão "Urso", de Pascal Flörks, ganharam menções honrosas do júri internacional.

Os curtas brasileiros "Sem Título # 2", de Carlos Adriano, e "De Profundis", de Isabela Cribari, também foram premiados. O primeiro levou o troféu da Abracine, e o segundo ganhou o prêmio especial concedido pelo Canal Brasil.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias