plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CINEMA

Olympia exibe filmes espíritas

O amor ao próximo como princípio. É partindo desta premissa básica que muitas religiões se sustentam. A solidariedade, a empatia pelo outro e o contato com Deus também norteiam a doutrina espírita, que em muitos momentos se vale da arte para provocar a re

O amor ao próximo como princípio. É partindo desta premissa básica que muitas religiões se sustentam. A solidariedade, a empatia pelo outro e o contato com Deus também norteiam a doutrina espírita, que em muitos momentos se vale da arte para provocar a reflexão. Em Belém, de hoje até a próxima quarta-feira (21), quem for ao cinema Olympia terá uma oportunidade para isso.

A capital paraense sediará a 1ª Mostra de Filmes com Temáticas Espíritas do Brasil, com uma programação vasta e gratuita, aberta a todos, independente da crença religiosa. Os filmes serão exibidos sempre às 18h30, e a organização é da União Espírita Paraense, com apoio da Prefeitura de Belém.

Silvia Frade, dirigente do departamento de comunicação da União Espírita Paraense, faz questão de salientar que a mostra não é de filmes espíritas.

“São obras que, em algum momento, remontam à doutrina através de temas como reencarnação ou mediunidade. São partes dos filmes que podem ser utilizadas para ampliarmos debates e fomentarmos discussões a respeito de um ou outro tema específico”, esclarece.

Segundo Silvia, a programação conta com filmes que tiveram boa recepção do público, independente da ligação ou referências mais claras à doutrina espírita.

O médium Chico Xavier terá na mostra alguns filmes que fazem alusão à sua vida, como “Chico Xavier” (2010), de Daniel Filho, “As Mães de Chico Xavier” (2011), de Glauber Filho e Halder Gomes, e “As Cartas Psicografadas de Chico Xavier” (2010), dirigido por Cristiana Grumbach.

De acordo com Silvia Frade, assistir às obras é uma oportunidade de o espectador fazer uma autoanálise de sua própria vida. “São filmes que permitirão reflexões do tipo: como estou projetando meu futuro? De que maneira estou seguindo os ensinamentos de Jesus? Qual papel que estou buscando desempenhar nesta vida?”, salienta.

Sobre a expectativa do interesse do público, Silvia diz não ter parâmetros para mensurar. “Recebemos a informação que esta será a primeira mostra desse tipo no Brasil.

Não sabemos exatamente o que esperar, porque estamos fazendo algo inédito”, argumenta Silvia, que espera atrair a atenção mesmo do público que costuma frequentar apenas o circuito comercial de cinemas da cidade. “Estamos divulgando bastante no meio espírita e esperamos entre 50 e 100 pessoas por filme”, completa.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias