plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Trote Solidário do CCBS e da Uepa promove doação de sangue

O Trote Solidário do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa visa estimular a solidariedade e formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade social.

Imagem ilustrativa da notícia Trote Solidário do CCBS e da Uepa promove doação de sangue camera A programação do Trote Solidário faz parte do projeto de acolhimento dos calouros de 2024. | ( Divulgação)

TROTE

Ocorre nesta quarta-feira, 10, o Trote Solidário do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, que foca na doação de sangue, das 08h30 às 16h, no CCBS/Campus II, no bairro do Marco, em Belém. A programação do Trote Solidário faz parte do projeto de acolhimento dos calouros de 2024. O alvo da ação, que visa estimular a solidariedade e formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade social, são os estudantes, mas também será aberta ao público em geral. Os pré-requisitos básicos para poder doar sangue são: ter entre 16 a 69 anos, estar saudável, ter a partir de 50 kg e estar bem alimentado. O gesto solidário de doar sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. O pré-cadastro para a doação pode ser feito acessando o link.

TREINAMENTO

Um grupo formado por 20 fiscais ambientais participou do “Treinamento em identificação anatômica de madeiras”, organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As atividades aconteceram na fábrica da Cras Madeira, localizada em Icoaraci. Na serraria, os fiscais puderam identificar os diferentes tipos de madeira e utilizar equipamentos de extração de amostras de toras e de madeira serrada. A capacitação permitirá fazer inspeções mais precisas, garantindo o cumprimento das regulamentações ambientais.

MUTIRÃO

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) está promovendo um mutirão para regularização documental de indígenas refugiados da etnia Warao, em Belém e Ananindeua. O mutirão, que começou no sábado (6) e vai até 15 de maio, será dividido em três etapas. A 1ª etapa consiste no mutirão de pré-documentação, com o envolvimento da Acnur e de instituições como a Secretaria de Justiça do Pará, o Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados da Uepa, a Faculdade Cosmopolita/OAB, a Fundação Papa João XIII e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

DESENVOLVIMENTO

A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) iniciou, ontem, em Tucuruí, o sétimo encontro regionalizado temático para a elaboração do Programa Pará 2050. O evento termina hoje, 10, depois de discussões e definições de ações estratégicas que serão implementadas na região. O processo de construção do Pará 2050 é baseado na Constituição estadual, que enfatiza o desenvolvimento social, econômico, ambiental e a justiça social. A região é conhecida pela vocação econômica no ramo do turismo ecológico, comércio e aquicultura.

PREMIAÇÃO

O Projeto Judiciário Fraterno, da desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra e da juíza Vanilza de Souza Malcher, do Tribunal Regional da 8ª Região, foi classificado em 1º lugar na 1ª edição do Prêmio Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade, na Categoria IV - Promoção do Trabalho Decente. A informação é do Conselho Nacional de Justiça.

PREMIAÇÃO 2

Inovador, o projeto é promovido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo ao Aprendizado, e realiza uma aliança institucional com mulheres vulneráveis, responsáveis por crianças e adolescentes, e comunidades inteiras vêm sendo beneficiadas com iniciativas voltadas à cidadania. Durante uma semana por mês, ocorrem cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, em bairros da periferia, com certificação dos participantes.

SERVIÇOS

O governo do Pará realizou ontem em Castanhal mais uma etapa do projeto itinerante “Por Todas Elas”, que garante benefícios e atendimentos essenciais para mulheres de diferentes regiões. Centenas de pessoas participaram do evento, que contou com cerca de 30 serviços gratuitos. Durante a ação, a vice-governadora Hana Ghassan afirmou que o objetivo do “Por Todas Elas” é aproximar o governo das mulheres paraenses. Ainda em abril, o “Por Todas Elas” vai percorrer outros municípios: dia 12, Capanema; dia 23, Paragominas; dia 30, Cametá.

LINHA DIRETA

Ao fim da sessão legislativa de ontem, 9, o presidente da Alepa, deputado Chicão, declarou aberta a vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), antes ocupada por Sérgio Leão, que se aposentou ao chegar à idade-limite para o cargo. É de prerrogativa do parlamento estadual a indicação para ocupação da cadeira em questão.

Feito o anúncio oficial, a habilitação de candidatos deve ocorrer em dez dias úteis. Cada liderança partidária poderá sugerir um único nome, ou a indicação se dará mediante a assinatura de pelo menos um quinto da totalidade dos deputados junto à Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Ainda na Alepa o deputado estadual Carlos Bordalo (PT) sugeriu ao presidente Chicão (MDB) que a Alepa crie, de modo a liderar pelo exemplo, um programa para reserva de cota de vagas de estágio para pessoas 50+, e lembrou que há um projeto de lei tramitando na casa prevendo o mesmo em órgãos estaduais.

A sede do Ministério Público do Pará (MPPA) recebe, entre 24 e 26 de abril, o 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, com o tema “Amazônia e Mudanças Climáticas: uma atuação socioambiental estratégica e integrada”.

O evento reunirá mais de 30 especialistas, acadêmicos, profissionais do direito, autoridades governamentais e representantes da sociedade civil para discussões sobre os desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas no âmbito jurídico.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias