plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Helder destaca chocolate produzido no Combu em Havard

Helder Barbalho, o governador do Pará, destaca o chocolate produzido por Dona Nena na Ilha do Combu durante palestra em Harvard. Saiba mais sobre a visita do presidente da França e a luta pela preservação ambiental.

Imagem ilustrativa da notícia Helder destaca chocolate produzido no Combu em Havard camera Helder Barbalho, durante palestra feita na Universidade de Harvard. | ( Agência Pará)

O governador do estado, Helder Barbalho, destacou o cacau e o chocolate produzidos na Ilha do Combu, em Belém, durante sua palestra feita ontem na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Os participantes do painel conheceram o chocolate da floresta, produzido pela empreendedora Izete Santos Costa, conhecida como Dona Nena, proprietária da marca Filha do Combu. Em um vídeo apresentado aos participantes, Dona Nena falou sobre o seu trabalho e da sua participação na visita do presidente da França, Emmanuel Macron, em Belém, no fim de março, em Belém.

PRESERVAÇÃO

O governador participou do painel “O papel dos vários Brasis para a Preservação do Meio Ambiente”, na Brazil Conference, em Harvard. Ao lado da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, do chefe do Setor Público da Amazon Web Services, Paulo Cunha, e do líder da ONG Re:Wild no Brasil, Rodrigo Medeiros. A organização foi fundada pelo ator Leonardo Di Caprio. Helder defendeu que a COP de Belém, que marcará o retorno à discussão das soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.

ILEGAL

A Polícia Federal encerrou as atividades de um garimpo ilegal de ouro em Rio Maria, no Sul do Pará, na última quarta-feira. Na operação da PF os agentes encontraram seis trabalhadores em condições de trabalho análogas à escravidão. Uma máquina escavadeira hidráulica e um motor de garimpo foram apreendidos, além de uma pequena quantidade de ouro, mercúrio e uma motosserra. Ninguém foi preso, mas o responsável pela atividade minerária irregular vai responder pelos crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais e trabalho escravo. A área degradada chega a 11,3 hectares.

ATRASO

Os mais de 150 feirantes da Terra Firme já não suportam mais a rotina de trabalho precária e insalubre do espaço improvisado montado pela prefeitura de Belém na rua Celso Malcher, para onde foram transferidos no início do ano passado à espera do término das obras de revitalização do mercado do bairro, que deveriam ser entregues no segundo semestre de 2023, prazo que não foi cumprido. Os trabalhadores entraram com uma ação no Ministério Público do Estado cobrando celeridade na obra, que já dura dois anos e quatro meses. O novo prazo para a entrega é maio.

DEPENDÊNCIA

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a dependência à nicotina é uma doença crônica responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão. Mas o hábito de fumar também é fator de risco para neoplasias malignas na bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rim, cólon, entre outros. No Hospital Ophir Loyola (HOL), uma equipe multiprofissional, em especial a Divisão de Psicologia, auxilia pacientes com câncer a lidarem com os desafios do processo de cessação do tabagismo, desde a compreensão dos sintomas de abstinência até o orientação para prevenir recaídas.

JURISPRUDÊNCIA

Câmara dos Deputados deverá instituir em breve o Compêndio Digital de Precedentes e Súmulas de Jurisprudências (Jurisleg), instrumento de referência para a pesquisa, consulta, estudo e elaboração de relatórios, pareceres, proposições e votos parlamentares. É o que prevê o projeto de resolução complementar nº 9/2024, apresentado pelo deputado Raimundo Santos (PSD-PA), que deverá viabilizar, por exemplo, o acesso a posições do Supremo Tribunal Federal (STF) com maior segurança jurídica sobre os temas objeto de tramitação na Casa.

LINHA DIRETA

O Ministro das Cidades, Jader Filho, participa na quarta-feira pela manhã no Palácio do Planalto da cerimônia oficial de Anúncio da Seleção do Minha Casa Minha Vida Rural e do Minha Casa Minha Vida Entidades, com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Belém sedia dia 13 o simpósio “Diabetes, Exercícios e Esporte”, realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD, no Hotel Grand Mercure. O evento reunirá especialistas de várias regiões do país, como parte do programa “Educação Sem Fronteiras” e contará com palestras de especialistas, como o endócrino pernambucano Ruy Lyra, presidente nacional da SBD.

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas intensas nos 15 municípios do Sul do Pará em todo mês de abril. Possivelmente, neste ano, a média histórica de chuvas no período pode ser superada. Os temporais também podem ocorrer nas regiões sudoeste e sudeste do estado.

O Sul do Pará já vem sofrendo nas últimas semanas com as chuvas intensas. Entre os municípios mais afetados estão São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte, onde foram realizadas operações emergenciais para recuperação de estradas, pontes e bueiros.

A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), realiza amanhã no auditório da Sefa audiência pública para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025. A LDO faz parte do sistema orçamentário do governo, junto ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei Orçamentária Anual (LOA).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias