plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
"PRF AMIGA DOS AUTISTAS"

PRF realiza ação educativa sobre autismo em Castanhal

Estão programadas palestras e abordagens em ônibus e vans nas quais os agentes da PRF irão compartilhar informações

Imagem ilustrativa da notícia PRF realiza ação educativa sobre autismo em Castanhal camera ( Divulgação/PRF)

AUTISMO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará hoje, às 8h, ação educativa na Praça do Cristo, em Castanhal, como parte do projeto “PRF Amiga dos Autistas”. O evento busca conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover reflexões sobre a discriminação e o preconceito enfrentados por pessoas que convivem com o autismo. Estão programadas palestras e abordagens em ônibus e vans nas quais os agentes da PRF irão compartilhar informações sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

PROJETO

Na primeira reunião ordinária da Comissão da Política de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Estado, ontem, seis novos projetos foram avaliados e aprovados, destinados à modernização, ampliação ou diversificação dos empreendimentos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que presidiu a Comissão da Política de Incentivos, abriu a reunião destacando a importância dos incentivos fiscais para a atração de investimentos, que contribuem diretamente para o crescimento do setor industrial.

INCENTIVO

Entre os projetos aprovados para receber incentivos estão o da Açaí Tapajós, de Igarapé-Miri, do ramo de conservas de vegetais; a Haka da Amazônia, que fabrica produtos derivados do cacau; a Itapaiuna Alimentos, de Moju, empresa de processamento de suínos; a NRK Agroflorestal, de Bonito, que cultiva dendê e derivados; a Premac, de Ananindeua, de construção de lajes pré-moldadas; e a Prime Seafood, de Belém. As empresas tiveram seus projetos avaliados pela Câmara Técnica em reunião realizada no dia 21 de março.

LÍNGUA

Para aprimorar os agentes do Sistema de Segurança Pública para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, o Instituto de Ensino de Segurança (Iesp) promoveu, na manhã de ontem o início da capacitação piloto do “Curso Básico de Língua Inglesa para a COP30”. O projeto é destinado aos agentes que já têm experiência e fluência a atuarem como multiplicadores nos órgãos do Estado e do município de Belém. A primeira turma do curso é integrada por 21 alunos representando os diversos órgãos do Sistema de Segurança.

QUILOMBOLAS

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através do programa Regulariza Pará, concluíram o apoio técnico para a realização do Cadastro Ambiental Rural de Povos e Comunidades Tradicionais (CAR PCT) junto à comunidade quilombola Erepecuru, em Oriximiná. É o segundo maior CAR Quilombola do Brasil, em área de mais 226,1 mil hectares. O maior território quilombola do país com CAR PCT é Cachoeira Porteira, em Oriximiná. No total, o CAR beneficia 853 quilombolas na comunidade, composta por 154 famílias.

PIONEIRISMO

A área da Erepecuru já está titulada pelo Incra e pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e se encontra em processo de análise e retificação. O CAR PCT relaciona as áreas de conservação e de uso tradicional. O Estado, por meio da Semas, trabalhou nos últimos três anos realizando oficinas participativas para auxiliar as famílias na organização dos dados do CAR PCT do território. Possuir os dois maiores CAR quilombolas é um marco histórico para o Pará, tanto pela dimensão territorial quanto pelo pioneirismo da política pública ali desenvolvida.

LINHA DIRETA

O Instituto Confúcio (IC), na Universidade do Estado do Pará (Uepa), vai abrir seleção de novos alunos, nos dias 3 e 4 de abril (quarta e quinta-feira), para turmas de nível 1 do Curso de Mandarim, com 50 vagas. A solicitação de inscrição para as aulas do Instituto Confúcio deve ser feita de forma on-line.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e concedidas apenas aos candidatos que apresentarem os documentos solicitados. Serão ofertadas sete turmas, sendo cinco para as segundas e quartas, e duas nas terças e quintas, com horários pela manhã e à tarde.

As diretorias de Remo e Paysandu têm cálculos bastante otimistas para os quatro clássicos (dois da Copa Verde e dois da final do Parazão), entre 3 e 14 de abril. A projeção é de um faturamento bruto em torno de R$ 4,2 milhões. Os jogos da semifinal do Campeonato Paraense sinalizam números mais modestos.

Um bando, usando motos e carro de apoio, tem feito arrastões nas ruas do bairro da Pedreira. Ontem, no final da tarde e início da noite, várias pessoas foram abordadas e rendidas na rua Alferes Costa. Acionada, a PM agiu rápido. Prendeu um suspeito e recuperou celulares, dinheiro e um revólver.

A fim de promover a inserção e qualificação de jovens de Barcarena no mercado de trabalho, a Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2024 no período de 2 a 14 de abril. Os interessados podem se candidatar na página da companhia: www.hbsa.com.br.

Para participar, o jovem deve ter idade entre 18 e 23 anos no período de realização do programa, residir em Barcarena e estar matriculado na escola ou já ter concluído o ensino médio. É necessário apresentar boletim escolar atual, com média mínima de 5, ou o último boletim escolar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias