plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONFIRA 5 CUIDADOS NA ESTRADA

Dicas pra não ter problema com o carro no feriado

Saiba como cuidar do seu veículo e garantir segurança nas viagens durante o carnaval

Imagem ilustrativa da notícia Dicas pra não ter problema com o carro no feriado camera ( Divulgação

Com o início da maior celebração popular do Brasil, muitas pessoas arrumaram as malas e planejaram roteiros de viagens. Trata-se de uma ótima oportunidade para passear, porém alguns cuidados devem ser tomados com o veículo, a fim de proporcionar segurança e conforto.

REVISÃO – Realizar a revisão do carro é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho – e poupa também as despesas além do esperado. Com a revisão é possível identificar e corrigir problemas antes que eles causem danos mais graves e aumentem os custos de reparo. A revisão ajuda a manter o desempenho e a eficiência do carro, prolongando sua vida útil e preservando sua valorização, garantindo também a segurança do motorista e dos passageiros na hora de percorrer longas distâncias.

Normalmente a revisão precisa ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, mas para viagens mais longas é bom avaliar óleo, alinhamento e balanceamento, bem como ficar atento a possíveis sinais de problemas, como trepidação nos pneus, que é um indício de problemas no balanceamento.

FREIOS – A checagem dos freios de um carro é extremamente importante pra garantir a segurança do motorista, dos passageiros e dos demais usuários da via. Um sistema de freios deficiente pode levar a acidentes graves, colocando em risco a vida de todos os envolvidos. É por isso que é essencial verificar regularmente o estado deles, pra garantir que estejam funcionando corretamente. Algumas dicas incluem verificar o nível de fluido e observar se há algum vazamento no sistema.

PNEUS – A verificação dos pneus de um veículo é de extrema importância para garantir a segurança na estrada e prevenir possíveis acidentes. Pneus com pressão inadequada ou desgaste excessivo podem afetar a aderência do veículo ao solo, causando perda de controle e dificuldades na frenagem. Se os pneus estiverem desgastados, é necessário substituí-los. E em relação ao estepe, é importante verificar se ele está em boas condições, com pressão adequada e pronto para ser usado em emergências.

Mesmo com a revisão, alguns imprevistos podem acontecer durante a viagem, como o caso do pneu furar no caminho. Por isso confira o estado e a pressão do seu estepe, bem como o kit necessário para a troca: macaco, chave de roda e triângulo. Caso precise trocar o estepe na estrada, lembre-se de tomar todos os cuidados e colocar o triângulo a uma distância mínima de 30 metros do carro, para que outros motoristas tenham tempo de frear.

CINTO DE SEGURANÇA – Um dos erros mais comuns na hora de usar o cinto de segurança é colocá-lo sobre o pescoço, usar presilhas ou grampo pra afrouxar, passar a faixa do tórax pelas costas e colocar a subabdominal na barriga, ao invés de no quadril. O correto é regular a altura do banco e usar a faixa transversal do cinto sobre o ombro, atravessando o tórax, para que, em caso de acidente, o corpo não seja projetado por cima do cinto, escapando da proteção. Priorize segurança acima do conforto.

BAGAGENS – Muito cuidado com o transporte das bagagens. O compartimento ideal é o porta-malas. Caso o espaço da mala não seja suficiente para acomodar seus pertences, a solução é organizar o restante no banco traseiro. Mas o motorista precisa ficar atento, pois ocupar o banco traseiro com objetos soltos pode acarretar em multa e comprometer a segurança dos ocupantes.

TRANSMISSÃO – Abrasão, corrosão e desgaste de componentes importantes do sistema de transmissão podem ser causas da má lubrificação e deteriorar o desempenho do carro. Negligenciar este aspecto pode render uma parada inesperada no meio da estrada. Neste caso, é bom estar com o seu seguro veicular em dia.

DICAS PÓS-VIAGEM – Após uma longa viagem, é importante tomar cuidados para manter o veículo em boas condições e garantir sua eficiência e segurança. Alguns desses cuidados incluem verificar o nível de óleo do motor (pra garantir que ele esteja funcionando corretamente – se o nível estiver baixo, adicione mais óleo), verificar o nível de fluidos (como o líquido de arrefecimento e do freio – e adicione, se necessário) e limpar o veículo por dentro e por fora, especialmente se ele foi exposto a sujeira ou poeira durante a viagem.

VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias