plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
UM BOM FREIO SEMPRE FAZ A DIFERENÇA

Dicas para a instalação de discos de freio

Um dos cuidados no momento da manutenção é a inspeção do cubo de roda, para verificar se há empenamento e folga no rolamento

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dicas para a instalação de discos de freio camera ( Divulgação )

O sistema de freio é fundamental pra segurança dos ocupantes do veículo no trânsito. Por isso os reparadores devem usar peças com qualidade e de renomadas marcas, além de atentarem para detalhes na manutenção. Aqui vão alguns cuidados e instruções pra instalação do disco de freio e sinais pra ficar atento. Pra começar, caso o disco de freio seja montado inadequadamente, pode ocorrer desalinhamento entre com a pastilha, provocando desgaste irregular e trepidação do pedal de freio e do volante. Pastilhas novas nunca devem ser aplicadas num disco de freio com superfície irregular, pois isso causaria ineficiência na frenagem. Daí ser importante ver as medidas de desgaste na peça ou no catálogo dela.

Inicialmente é preciso remover as pinças de freio com um gancho, evitando deixá-las suspensas pelo flexível. Ao retornar aos pistões, o sangrador deve ser aberto pra eliminar o excesso de líquido da carcaça das pinças, pra não danificar o modulador hidráulico do ABS ou o cilindro-mestre. Use o coletor de fluido. O disco de freio usado já pode ser removido. Depois é necessário lixar o cubo de roda, pra evitar resíduos na superfície de contato com o disco e não comprometer a montagem. Com um relógio comparador, o mecânico deve inspecionar o cubo e observar empenamento e a folga do rolamento (oscilação máxima de 0,05 mm e folga de 0,02 mm). O empenamento no cubo pode resultar num empenamento duas vezes maior no disco.

Para montar o disco novo, fixe os parafusos ou as porcas de roda. Com o relógio comparador a 5 mm do diâmetro superior da pista de frenagem do disco, observe a oscilação máxima do conjunto (0,10 mm). Em discos com cubo, é preciso observar o assentamento das capas de rolamento. Nunca use ferramenta pneumática pra apertar parafusos e porcas. Use torquímetros de 8 a 10 kg pra automóveis e de 10 a 13 kg pra caminhonetes. Também é recomendável que o aperto seja no sentido cruzado dos parafusos. Por fim, procure discos de freio com tecnologia que dispensa limpeza e preparação na aplicação, pois isso facilita o trabalho.

VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Auto destaque por Victor Pinto

    Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

    Últimas Notícias