plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (20)

Porto Dias inaugura Hospital do CâncerO Hospital Porto Dias inaugura nesta quinta, no seu prédio original na Mauriti, o Hospital do Câncer. Estrutura completa com Centro Cirúrgico, Diagnóstico por Imagem, Radioterapia, Ambulatórios confortáveis e uma mode

Porto Dias inaugura Hospital do Câncer
O Hospital Porto Dias inaugura nesta quinta, no seu prédio original na Mauriti, o Hospital do Câncer. Estrutura completa com Centro Cirúrgico, Diagnóstico por Imagem, Radioterapia, Ambulatórios confortáveis e uma moderna Clínica de Quimioterapia. Serviço de qualidade e integrado, com protocolos de Qualidade e Segurança que são marcas do Grupo Porto Dias. São 80 leitos sendo 10 em UTI.

Encontro Internacional sobre Oncologia
Com a presença de pesquisadores da Universidade da Pennsylvania, da Universidade Southern California e da Universidade da California em Los Angeles, a UFPA realiza, de 28 a 30, o II Encontro Internacional de Pesquisa em Oncologia. O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação da UFPA nas áreas de Oncologia e Genética.

Hamburgeria Madero em Belém
A festejada Hamburgueria Madero, que diz ter o melhor hambúrguer do mundo, além de oferecer massas, saladas e grelhados, estreia em Belém agora no dia 1º de fevereiro no mix do Bosque Grão-Pará. Também reservou espaço no 4º piso do Boulevard. Ambas operações próprias. A rede tem uma cozinha central em Ponta Grossa, no Paraná. Surgida em 2005, é negócio do chef paranaense Junior Durski, que por mais de 15 anos foi madeireiro na Amazônia. Luciano Huck participa da sociedade, que agora lançou uma marca popular, Jerônimo.

Escola Superior do Ministério Público da União
A Procuradoria da República em Belém irá receber o Centro de Apoio da Escola Superior do Ministério Público da União no Norte. O centro irá suprir demanda por cursos presenciais, para as áreas fim e meio, e ampliar a participação dos servidores . Este será o quarto Centro de Apoio a ser implantado. Já foram iniciados os processos para a instalação em São Paulo, Porto Alegre e Rio.

Fazenda da Cosipar vai a leilão
Uma dívida de 2012 da Cosipar com a Fazenda Nacional, avaliada em 606,6 mil, levou a Justiça Federal, em Marabá a marcar, para os dias 12 e 26 de fevereiro, o leilão de uma fazenda da companhia. A propriedade tem área de 2,4 mil hectares, com diversas benfeitorias, edificações e servidões ativas. Ela foi avaliada em 3,8 milhões. O bater do martelo é da Norte Leilões. A Cosipar é pioneira na produção de ferro-gusa em Marabá.

Índice Nacional da Construção
O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), medido pelo IBGE, fechou 2018 com uma taxa de inflação de 4,41%, acima dos 3,82% de 2017. Com a alta, o custo nacional da construção por metro quadrado ficou em 1.113,88. Os custos com materiais de construção ficaram 6,3% mais caros em 2018, passando a ser de 579,33 por metro quadrado. Já os gastos com mão de obra subiram 2,45% no período e passaram a custar 534,55 por metro quadrado.

São Brás
O tempo passa e a Codem não publica o edital de licitação do permissionário do belo e completamente abandonado Mercado de São Brás.

Líder
O Grupo Líder acaba de adquirir grande área no coração do Guamá - maior bairro de Belém. Na Augusto Corrêa com Perimetral, em frente ao campus da UFPA. Prioridade para uma loja com mix completo.

Porto
Sérgio Segovia, contra-almirante da reserva da Marinha, é o nome cotado para o comando da CDP.

Ensino
O Grupo Almeida Gonçalves (Esamaz) assumirá agora no dia 1º de fevereiro as unidades recém-arrematadas da Ulbra- Universidade Luterana do Brasil, no Pará, Tocantins e Amazonas.

Kalunga
A rede Kalunga - papelaria, materiais de escritório e informática - chegará ao mix do Bosque Grão-Pará no final de março.

Carne
Enquanto as exportações brasileiras de carne cresceram 8% em 2018 as do Pará caíram 26%. Fruto da perda de alguns mercados e falta de conquista de outros. Dados oficiais do Governo Federal e Abrafrigo.

Atacarejo
A Seurb não licencia mais operações de atacarejo em Belém. Esgotou.

Luiza
Emissários do Magazine Luiza procuram área de 60 mil metros quadrados nos arredores de Belém, para instalar um centro de distribuição da organização.

Campus
A Unama faz estudo de mercado para nova destinação do antigo e muito bem estruturado campus Senador.

Veterinária
Abriu no campus Alcindo Cacela a Clínica Veterinária da Unama. Para animais de pequeno e médio porte. Aliás, a Unama forma agora a sua primeira turma de Medicina Veterinária.

Camicado
Inaugura agora em fevereiro, no 3º piso do Pátio Belém, uma loja da rede Camicado, com decoração, eletro, cozinha, cama, mesa, banho e churrasco.

Argumento
Eis a pauta do Argumento de amanhã: o médico Diogo Porto Dias, e o novo Hospital do Câncer. E o advogado Leonardo Amaral Pinheiro da Silva e o livro Pacto dos Noivos. Às 21h45, na RBA.

Móbile
Para a 7a edição do Campus Móbile, programa do Instituto NET Claro Embratel, foram selecionados dois projetos de alunos paraenses, na categoria Educação. Foram eles: Arco Didático da Problematizaçao na Educação Sexual e o aplicativo Tellou.

Bloqueio
Celular irregular, no Pará, já está recebendo mensagens da Anatel, alertando sobre o bloqueio desses aparelhos. A medida será executada em 24 de março.

Celular
Dados da consultoria especializada App Annie: o Brasil é 5º país em ranking de uso diário de celulares no mundo. Em 2018, os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular.

Amarelo
A partir deste ano começa o Julho Amarelo, em todo o país. Neste período serão efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

Faltas
Está valendo. As escolas são obrigadas agora a notificar, ao Conselho Tutelar do município, enviando a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em lei.

Estágio
A Ufra e a Raízen Energia assinaram um convênio que possibilita estágio para os estudantes da universidade. Agora são mais de 60 convênios, acordos de cooperação e protocolos, sete deles com instituições internacionais.

Receita
Pronto o projeto da nova sede da Receita Federal na Protásio Lopes de Oliveira, ao lado do Hangar. Assinado pelo escritório Alcyr Meira. Aguarda apenas o start do novo governo.

Coreografia
O Estúdio Cristina Lobato Coreografia inaugura agora no dia 30, na Serzedelo, próximo a Pariquis. Focado em coreografias para eventos em geral também oferecerá Personal Dance e workshops de Dança (dança feminina, sapateado e até samba para o próximo carnaval).

Pacto
O advogado e professor Leonardo Pinheiro da Silva lançará no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Unama, a segunda edição do seu livro Pacto dos Noivos (com mais dois modelos de escrituras públicas de Pacto Antenupcial).

Idioma
O curso de idiomas Wise Up ficou por aluguel com a antiga sede da Village na Wandenkolk.

Decoração
No inicio de fevereiro, Eduardo Salame lança uma nova e exclusiva linha de móveis no seu Jardim Secreto, que já vai estar todo revitalizado e ampliado. Seguindo a tendência Mid Century, as peças em cores vibrantes, vão agradar em cheio decoradores e designers de interiores.

Roteiros
O projeto Roteiros Geo-turísticos realizado pela Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA completa oito anos. Para comemorar, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral abriu uma exposição com fotos das caminhadas realizadas pelo projeto.

Búfalo
Parceria genética do ICAR - Instituto de Pesquisa da Índia e a Embrapa Amazônia Oriental, foi assinada em Nova Deli com aval da SEDAP e Faepa.

Máscaras
Nesta terça, o grupo Amigas Solidárias em parceria com a AP fará o pré- lançamento da primeira edição do Baile das Máscaras -Tradição e Solidariedade . Nessa ocasião serão apresentados os padrinhos solidários e já começarão as vendas de mesas. O Baile ocorrerá no dia 22 de fevereiro, no Salão Majestic.

Viaduto
Os dois conjuntos de viadutos que serão construídos na BR-316, terão 5,5 metros de altura exigidos pelo Dnit, sem necessidade de rebaixamento da pista como ocorreu na Augusto Montenegro.

AP
Voltou à pauta da AP a aquisição de uma sede náutica para o clube. Uma comissão liderada por Leopoldo Couceiro analisará as opções.

Tramontina
A unidade da Tramontina no Distrito Industrial de Icoaraci entrou na era robótica. A Tramontina opera com 10 plantas industriais sendo oito no Rio Grande do Sul (aço), uma em Pernambuco (plástico) e uma no Pará (madeira). São 18 mil itens em seu portfólio.

3ª Idade
Cynthia Charone inaugura em fevereiro, uma completa clínica para 3ª idade, no ponto da Wandenkolk onde funcionou o Tatoo Park.

Restauro
Será divulgado nessa semana o resultado do vestibular da UFPA. Inclusive para o novo curso de graduação em Conservação e Restauro cujas aulas iniciarão em agosto, no Convento dos Mercedários.

Deflação
Segundo o IPCA do IBGE as maiores quedas de preços no varejo em 2018: perfumes (8,56%), desodorantes (4,9%) e produtos para a pele (4,49%).

Pós
Estão abertas na UFPA, até 4 de março, as inscrições para seleção de candidatos a pós-graduação em Serviço Social. Em 2019, ocorrerá o ingresso da 3ª turma de doutorandos, o que é uma conquista para a região Norte, com seu primeiro doutorado acadêmico em Serviço Social.

Doutorado
Até 10 de junho, estão abertas as inscrições para a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical, fruto da parceria entre o Museu Goeldi e a Ufra. É o primeiro da área no Pará e o segundo na Amazônia.

Cruzeiro
O cruzeiro MS Bremen, da Hapag Lloyd, estará em Belém nesta quarta, com 900 passageiros. Jogará âncora no canal em frente à Estação. Belém é o único destino amazônico onde navios de cruzeiro, em função de calado, não conseguem atracar. Seguirá para Manaus, com duas paradas em Santarém, na ida e na volta.

EM ALTA

Gourmet
João Carlos e Sonaly Oliveira inauguram ainda antes do Carnaval a nova Estação Gourmet ao lado Basílica.

Indústria
A Feira da Indústria do Pará -Fipa esta confirmada para o período de 15 a 18 de maio, no Hangar.

Rede
Segundo o especialista Jean Klay Machado, dormir em rede faz bem para aliviar dores nas costas.

EM BAIXA

Sonho
A rede cearense Coco Bambu prepara as malas para retornar de Miami.

Turismo
Só a cidade do Porto, em Portugal, recebeu 12 milhões de turistas estrangeiros em 2018. O dobro do Brasil todo.

Boi
Medo toma conta dos exportadores de boi vivo do Pará. Como será a reação dos países árabes a nova política externa do Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias