plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna de Mauro Bonna deste domingo (29)

Facebook financia projeto da UFPA O Lasse foi um dos 11 selecionados no mundo para montar, testar e instalar a plataforma Open Cellular (OC), desenvolvida pelo Facebook com o objetivo de facilitar a conexão celular em zonas rurais. O projeto foi aprovado

Facebook financia projeto da UFPA

O Lasse foi um dos 11 selecionados no mundo para montar, testar e instalar a plataforma Open Cellular (OC), desenvolvida pelo Facebook com o objetivo de facilitar a conexão celular em zonas rurais. O projeto foi aprovado pelo Open Cellular Grant (OCGrant) e tem o nome “OpenCellular for Brazilian Amazon Communities (OBAc)”. O OBAc será executado pela equipe do projeto Celcom, a qual já implanta pilotos de telefonia celular comunitária no Pará , e pela equipe de eletrônica do laboratório Lasse da UFPA, localizado no Parque de C&T Guamá, coordenados pelo professor Aldebaro Klautau.

No parking no business

Agora estacionamento virou o principal item de competitividade. As novas farmácias que chegaram são mais vistosas e com ênfase no estacionamento. Os novos hospitais com atenção redobrada em vagas de estacionamento. Os novos cartórios depois do concurso, mais sofisticados e acima de tudo com vagas de estacionamento. No ensino superior, o número de vagas no estacionamento é mais importante do que o número de vagas nos cursos. Com exceção do Roxy da Senador e das bancas de marreteiros – estas sempre ao lado de paradas de ônibus – nenhum negócio consegue mais prosperar sem estacionamento.

Os créditos de servidores nos tribunais

Primeiro foi o TCE, agora o TJE propôs um deságio de 35% nos valores devidos aos detentores de créditos no âmbito do tribunal. Na Corte de Contas, o acordo atingiu quase 100% dos interessados. No TJE a expectativa é a mesma. A inovação em ambas as cortes pode representar uma nova maneira de conciliar o interesse legítimo dos portadores de créditos, e a necessidade de adequação nos respectivos orçamentos das instituições e poderes públicos.

Potência

O censo confirmou: o Pará é a maior fronteira do agronegócio no país. Líder na produção de búfalo, cacau, açaí, abacaxi, cupuaçu, feijão caupi, dendê, coco e pirarucu.

Churrasco

O grupo brasiliense Steak Bull, com apoio do FNO, comunicou pouso em Belém. Nada igual na praça.

Notas

É o 1º Ofício de Notas (Cartório Chermont), onde atuou Zeno Veloso, agora com Arthur Chada como titular, que vai ocupar o prédio da Antônio Barreto, antigo ponto da Óticas Pará, ao lado do McDonald’s.

Imóveis

O Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belém, tendo Cleomar Moura como titular, vai ocupar a partir de dezembro, os três primeiros andares da Torre Infinito, na Gentil. Uma superestrutura.

MDB

A partir das 16h, do sábado que vem, no Ginásio do Sesi, na Almirante, a Convenção Estadual do MDB, para referendar as candidaturas de Helder governador, Jader senador e chapa completa de deputados federais e estaduais.

PT

No domingo que vem, a partir das 8h, na sede do Quem são Eles, na Wandenkolk, a Convenção Estadual do PT lançando Paulo Rocha governador e Zé Geraldo, senador.

DEM

Márcio Miranda governador e Flexa Ribeiro senador serão lançados em convenção estadual conjunta do DEM e PSDB, no próximo domingo, a partir das 16h, no Ginásio do Sesi, na Almirante. E candidatos da coligação proporcional ao parlamento.

Foto

O expert Reinaldo Silva Jr. preparou o seu estúdio para fazer fotos profissionais dos candidatos às eleições de outubro. A disputa é grande e todos precisam aparecer bem na foto.

Carga

O Terminal de Carga de Val-de-Cans bateu novo recorde. Foram embarcadas na quarta, no Latam para Miami, 24,7 toneladas com 1.028 volumes de manteiga de palma, grude e peixe ornamental.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: o almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 4º Distrito Naval. E Fábio Vasconcelos, diretor comercial do Estaleiro Maguari. Às 22h, na RBA.

Tiro

O Brasil conquistou os três primeiros lugares no Campeonato Pan-americano de Tiro Prático, na Jamaica. E a medalha de bronze ficou com o paraense de Santarém, Alessandro Nascimento. Ele é o atual presidente da Federação de Tiro Prático Paraense.

Rádio

O Brasil tem 5.100 canais de FM, e ainda restam 2.400 canais vagos. São 2.195 emissoras comunitárias. Em AM (tecnologia obsoleta) ainda são 1.796 canais, mas 1.622 pediram migração para FM. No Pará existem 49 canais AM, todos solicitaram migração, 43 já foram alocadas, mas ainda existem problemas com três na capital.

Mais Barato

Rede de Supermercados Mais Barato, genuinamente paraense, inaugurará em março de 2019, sua nova loja na Alcindo Cacela, ao lado do “Goeldi”, com cinco mil metros quadrados. Além de 380 vagas de estacionamento, a nova loja trará um mix com farmácia, academia, ótica, restaurante e lavanderia.

Preço Baixo

O lojão do Supermercado Meio a Meio Preço Baixo na Senador, antigo ponto da RR Chevrolet, com 5.400 metros quadrados de área de vendas e 200 vagas de estacionamento, será inaugurado em maio de 2019. Aliás, o empresário Gean Freitas estreou a rede de farmácias Preço Baixo no lojão da Cidade Nova. Outras virão na BR (Donato), Augusto Montenegro, Júlio César e Senador.

Direito

A Faculdade Cosmopolita, com campus na Tavares Bastos, pediu ao MEC o curso de Direito. Já atua com cinco cursos – Engenharia Civil, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia - com 900 alunos.

Empresarial

A Quadra Engenharia vai inaugurar agora em agosto, o moderno prédio comercial Rogélio Fernandez, na esquina da Pariquis com Quintino.

Equipamentos

John Deere, um dos maiores fabricantes de equipamentos agrícolas e de construção, vai promover evento, juntamente com a Deltamaq - revendedor exclusivo no Norte -, nesta quinta, às 18h30, no Hangar, para lançamentos de produtos, demonstrações de telemetria e apresentação das linhas de crédito do Banco John Deere.

Regente

O Hotel Regente completou 45 anos de sucesso. É o hotel mais tradicional da cidade operado ininterruptamente pelo mesmo grupo. Os sócios fundadores Carlos Freire e Arthur Mello continuam no negócio, mas hoje é a terceira geração da família quem conduz o empreendimento. O grupo ainda possui outra unidade em Paragominas.

Leilão

Alberto Serruya trocou 100% do show-room do Armazém das Festas. Todo o antigo acervo será leiloado nos dias 7, 8 e 9 de agosto no Armazém 500. Visitação a partir do dia 6.

Casa nova

Sesma vai concentrar todos os seus departamentos em um único imóvel, na Governador, próximo ao Hotel Sagres.

Náutica

A 6ª edição de uma balada náutica. No dia 18 de agosto, na prainha de Benfica, às 14h, acontecerá a Quadra Boat Part com várias atrações: Banda Balada.com DJs Carlo Rodasi, Arlen Jones e Michel Bassan. A Quadra é a patrocinadora oficial tendo como apoiadores, a Marina Porto Seguro, Direct Jet, Amazônia Náutica, Blue Marina, Nossa Água e Jeffersom.

União

Nos últimos 15 anos, cerca de 30% das terras do Pará passaram para controle da União, como reservas indígenas e florestais.

Shopping

José Priante conseguiu a liberação de 2 milhões de reais para o Shopping Popular de Castanhal. Tem 1.800 metros quadrados, dois pavimentos e 92 lojas. Atenderá microempresários, artesãos e feirantes.

Remédio

No ponto da Doca, onde funcionou o Fiteiro/Bohemio, será mais um ponto da Santo Remédio, rede de farmácias de Manaus. Vai pagar 23 mil de aluguel.

Petróleo

Até o final do ano, a Petrobras mudará sua sede em Belém, para a sofisticada Torre Infinito, na Gentil.

Genética

Será no dia 19 de agosto, em Marabá, o Leilão Show de Genética Nelore Revemar. Ao correr do martelo, 200 touros e 100 garrotes.

Amor

O 2º Leilão Direito de Viver será realizado no dia 26 de agosto, em Marabá, em benefício do Hospital de Câncer de Barretos, que passou a se chamar Hospital de Amor.

Boi

A Arquidiocese de Belém mantém altamente produtiva a propriedade de 14 mil hectares que recebeu por doação (e não pode vender) no município de Cachoeira do Arari, no Marajó. São criadas oito mil cabeças de gado.

Combustível

Atem Distribuidora, de Manaus, comprou área em Abaetetuba, para instalar um terminal de combustíveis.

Noruega

Das cinco maiores empresas do Pará, quatro pertencem à Coroa da Noruega, que controla 56% do capital: Hydro, Albras, Alunorte e Mineração Rio do Norte.

Laboratório

O Laboratório Paulo Azevedo, com a nova unidade no térreo do Evolution, completa 28 frentes de atendimento, sendo 23 na capital e cinco no Interior. Todos com tecnologia de ponta.

Cítricos

Incentivado por Carlos Xavier, através da Faepa, o Polo Citrícola Paraense, formado por cinco municípios – Capitão Poço, Garrafão, Nova Esperança, Irituia e Ourém –, por questões climáticas é livre de pragas. A meta é alcançar 200 mil hectares de plantações. Agora, precisa de blindagem para evitar invasões indevidas.

Decoração

Paulo Lopes informa que o encerramento da loja Casa e Cia foi planejado. Alta demanda na Bontempo e Light Design obrigou a opção.

Garoto

O tradicional Guaraná Garoto conclui estudo de um mix perfeito misturando açaí e guaraná, mantendo as propriedades de ambos. Daí surgirá uma família de bebidas: gasosa, funcional, hidratação e alta performance. E gente grande, de fora, continua assediando o controle do Garoto.

EM ALTA

Show

No dia 16 de agosto, o padre Fábio de Melo fará show no Hangar.

Círio

Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, já reservou a suíte presidencial do Grand Mercure para assistir ao Círio.

Pizza

O Bosque Bowling Sport Bar & Restaurante agora vai de rodízio de pizzas, das 18h às 21h. Com refrigerante refil.

EM BAIXA

Cartão

Santander e Bradesco sobem juros do rotativo do cartão de crédito.

Carne

China e Rússia não cumpriram promessa de abrir espaço para a carne do Pará.

Rádio

A rede Jovem Pan sai do ar nesta terça em Belém.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias