plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna

Amazônia no Conselho Superior da CapesEm evento realizado na UFPA, Abílio Baeta Neves, presidente da Capes, propôs a criação de uma representação permanente das universidades da Amazônia no Conselho Superior daquela agência federal. A proposta foi aprovad

Amazônia no Conselho Superior da Capes
Em evento realizado na UFPA, Abílio Baeta Neves, presidente da Capes, propôs a criação de uma representação permanente das universidades da Amazônia no Conselho Superior daquela agência federal. A proposta foi aprovada por unanimidade. A nova representação possibilitará maior protagonismo, da região Norte, na definição de políticas para o desenvolvimento da pós-graduação no país.

Instituto de Odontologia em Castanhal
Anderson Kikuchi instalou em Castanhal, o Instituto Kikuchi de Odontologia. Será uma Escola de Especializações Odontológicas com certificação do MEC, com a finalidade de Qualificação Profissional e atendimento especializado, a preços simbólicos, ao público em geral. Atenderá também pacientes com deformidades faciais, fissurados e sindrômicos com alteração na face. Os dois primeiros cursos de especialização serão em Ortodontia e DTM/DOF.

Fenômeno na Companhia Belém Academia
A Companhia Belém, após dois meses de reformas arquitetônicas, se prepara para a grande inauguração no dia 10 de agosto. Com novas salas de dança, de lutas, espaço de treinamento funcional (cross), novos equipamentos e novos parceiros, como Salão Laury Cabeleireiros e Campo de Futebol com a marca do Ronaldo Fenômeno. O evento terá a presença da blogueira nacional Carol Magalhães, vários DJs e open bar de drinques fitness.

Lamugem discute cultura ceramista
Começou ontem e irá até o dia 26 de agosto o projeto “Lamugem, memórias vividas na palma da mão”, com rodas de conversa, oficinas e exposição sobre a cultura ceramista de Icoaraci. O chamado “barro limpo” ou ainda “lama limpa”, oriunda da limpeza do excesso de barro nas mãos dos oleiros que trabalham com cerâmica, é o que se chama de lamugem. O projeto é coordenado pela designer de interiores Milene Guedes, que mora em Icoaraci, e pela artesã Val Genú. Toda a programação será desenvolvida na Olaria do Espanhol.

Maior tempo de viagem
A GOL se vangloria de pontualidade, mas não é bem assim. Saindo ou chegando a Belém é a companhia que mais consome o tempo e a paciência do passageiro. Poucos funcionários no check-in, sempre desproporcional à demanda com filas imensas, mesmo para os que fazem check-in virtual. Na chegada, o número de funcionários para colocar a bagagem na esteira é ridículo. Conclusão: o tempo do passageiro – de casa a casa – é sempre muito maior do que o das outras aéreas.

Reverso
A GOL foi denunciada, à Anac, por obrigar os passageiros de voo da madrugada a embarque e desembarque remoto em Val-de-Cans, mesmo tendo disponibilidade de finger. Tudo para não pagar a taxa de finger à Infraero.

Energia
O Banco da Amazônia negocia com a Empresa Transmissora de Energia do Pará (Etepa) para financiar o linhão que interligará Tomé-Açu a Barcarena. Obra relevante para ter estabilidade de energia nestas praças. Investimento estimado em 130 milhões de reais.

Convenção
Como o Ginásio do Sesc ainda se encontra em reforma, a Convenção Estadual do MDB, no sábado, 4 de agosto, a partir das 16h, passou para o Ginásio do Sesi, na Almirante.

Voo
Neste mês de férias, Val-de-Cans receberá 125 voos extras. Incrível crescimento: em 2016 foram 49 voos e no ano passado, 74. Ao contrário do que muitos pensam, julho é o mês de maior movimento. Em outubro, é só na semana do Círio.

Rádio
A Jovem Pan desligará o sinal em Belém agora no final do mês. A CBN, sua sucessora no dial, dará um tempo de 15 a 30 dias para entrar no ar.

GM
Segue nos “finalmentes” o acordo que passará a bandeira GM da Importadora para o empresário Zé Neto. A Importadora fez consulta à Prefeitura para alugar sua área, na Roberto Camelier, para uma empresa de atacarejo. Mas, o Plano Diretor da cidade proíbe atividade atacadista naquela região.

Ensino
O Grupo SER Educacional, dono da Unama e Uninassau, acaba de adquirir o controle da Unigranrio, com campos na Barra e em Duque de Caxias, no Rio.

Supremo
Luiz Fux suspendeu decisão da Justiça do Pará que havia determinado, ao Google, retirar do ar matérias do Blog do Barata que criticavam a atuação da Associação do Ministério Público do Pará (Amep).

Biografias
A ACP vai editar uma publicação de peso, Grandes Nomes da Nossa História. Biografia ilustrada de 19 celebridades da centenária entidade, sendo a grande maioria de ex-presidentes.

Argumento
Eis a pauta do Argumento de amanhã: Diogo Porto Dias, diretor-clínico do Hospital Porto Dias. E Fábio Rodrigues, superintendente da Infraero em Belém. Às 22h, na RBA.

Imperial
A princesa Mako de Akishino, do Japão, chegará no dia 26, em avião de carreira, vinda de Manaus. Partirá no dia 28, para o Rio.

Einstein
O hospital que a Oncológica do Brasil inaugurará em março do ano que vem, na Nove de Janeiro com Gentil, é a única parceria do Hospital Israelita Albert Einstein no Norte.

Festas
O Armazém das Festas, de Alberto Serruya, ganha agora em agosto, um novo e completo show-room, com mobiliário, utensílios, elementos de decoração e iluminação para festas. O acervo usado será todo posto à venda em ritmo de bazar no imenso Armazém 500.

Câncer
O prédio original do Porto Dias, lado esquerdo da Mauriti, vai virar o Hospital do Câncer Porto Dias, com 60 leitos e totalmente equipado de A a Z. Inauguração em janeiro do ano que vem.

Estacionamento
O grande problema do Hospital Dom Luiz I está com os dias contados. O novo e vizinho Hospital São João de Deus, ambos da Beneficente Portuguesa, terá estacionamento com 500 vagas.

Maternidade
A Beneficente Portuguesa vai investir agora em sua tradicional maternidade, com suítes familiares, e uma moderna entrada pela Boaventura.

Diagnóstico
Nos planos do Hospital Adventista de Belém: um moderno centro de diagnóstico por imagem, fora da estrutura do hospital, para atender ao SUS com a mesma qualidade de serviço, isto é, entregando o laudo na hora.

Rallye
Nos dias 27 e 28, o Rallye do Sol deverá reunir cerca de 150 motos, 45 carros e 20 quadriciclos. Passará por 40 localidades até a chegada triunfal ao Sal. No meio do percurso, haverá grande festa em Igarapé-Açu. Promoção Fepauto/Diário/RBA.

Exército
As mulheres agora podem chegar ao cargo mais alto do Exército Brasileiro. A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) recentemente formou a primeira turma de mulheres cadetes. São 34 mulheres, as primeiras do país a poder seguir a carreira militar bélica.

Garantia
Atualmente, os associados ao plano Garantia de Saúde ocupam 40% da estrutura do Hospital Adventista de Belém.

Pizza
A verdadeira Napoletana está na Prima Pizza, na Boaventura, entre Generalíssimo e 14 de Março. A casa trouxe para Belém um novo conceito de pizza, método de impasto com ingredientes originais italianos, como o trigo importado tipo 00 e o pomodoro homologado pela Associazone Verace Pizza Napolitana (AVPN). Negócio de Arnaldo Pinheiro Jr.

Boto
Carlos e Ana Paula Teixeira receberão convidados na quarta, para apresentar o restaurante Olho de Boto, no ponto do antigo Benjamin. Na quinta, a nova casa estará aberta ao público.

Chocolate
A Bahia lançou roteiro por fazendas de cacau na Estrada do Chocolate. O Pará é o maior produtor nacional de cacau, mas chocolate por aqui ainda é tímido.

Minério
Até o outrora rico setor de mineração refugou. A 5ª Exposibram foi cancelada por falta de patrocínio. Aliás, as feiras e exposições setorizadas têm ralado bastante por esses tempos.

Abandono
Dois carros velhos estão há dois anos abandonados em plena Braz, entre Benjamin e Dr. Moraes. E Semob, nada.

Efeitos
O beach club Prainha, point deste verão no Sal, tem toda uma inédita estrutura de som, luz cênica, vídeo e efeitos especiais assinada pela JefferSom. Novidade vai virar moda no veraneio paraense.

Festribal
A Prefeitura de Juruti já providencia a instalação de banheiros químicos, grupo geradores e sistema de iluminação para o tribódromo. De 26 a 28 de julho será realizado o 24º Festival das Tribos Indígenas (Festribal). Neste ano, a direção das tribos está na coordenação do evento.

Parkinson
Iniciativa da Escola de Teatro e Dança, da UFPA, o projeto de extensão Grupo Parkinson, coordenado pela professora doutora Lane Viana Krejcová, está com inscrições abertas para admissão de novos pacientes. Metodologias específicas de trabalho terapêutico.

Curso
O MEC autorizou o funcionamento do curso de Administração, da Faculdade Católica Cavanis do Sudoeste do Pará, em Novo Progresso.

Casa nova
A Praticagem da Barra já ocupa a sua sofisticada sede recém-construída na Siqueira Mendes com Félix Roque. Totalmente equipada, inclusive com trapiche para as suas 17 embarcações. Terá também um memorial, com cerca de 20 peças antigas do setor da coleção do prático Miguel Salgado.

EM ALTA
Voto
O santareno e ex-vice-governador Helenilson Pontes agora é fiel escudeiro das candidaturas do MDB.
Porto
O crescente setor logístico do Pará quer ter um representante na Alepa. O escolhido foi Alexandre Carvalho.
Igreja
Zequinha Marinho conseguiu fechar o apoio, de todas as igrejas evangélicas, em torno de sua candidatura ao Senado.

EM BAIXA
Voo
A Azul mantém o seu serviço de bordo congelado no desconfortável voo para Fort Lauderdale.
Marajó
Continua precário o terminal de balsa para o Marajó: filas imensas e desconforto em local inapropriado, em Icoaraci.
Navios
Os embarques de carga da Hydro caíram em mais de 50%, afetando o movimento no porto de Vila do Conde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias