plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

O monstrengo do Pórtico MetrópoleO Pórtico Metrópole, em frente ao Castanheira, com elevadores e escadas rolantes paralisados, totalmente abandonado pela Prefeitura virou centro de bandidagem, servindo também de sanitários para mendigos. O Grupo Líder já

O monstrengo do Pórtico Metrópole
O Pórtico Metrópole, em frente ao Castanheira, com elevadores e escadas rolantes paralisados, totalmente abandonado pela Prefeitura virou centro de bandidagem, servindo também de sanitários para mendigos. O Grupo Líder já fez inúmeras tentativas junto ao Município, buscando uma parceria para o Castanheira assumir o trambolho em uma PPP (o custo mensal de manutenção é de 100 mil reais). Porém, a Prefeitura permanece calada e nada faz. A situação é tão grave que já está afetando no movimento do shopping.

"Alô, alô papai, alô mamãe"
As famílias do Pará, embaladas pelo mercantilismo dos cursinhos, ainda têm o hábito de festejar de forma bastante barulhenta a aprovação de seus filhos no vestibular. Só que as coisas mudaram e o festejo maior deveria ser na formatura. Dados do MEC: nas instituições privadas, 50% do alunado abandonam o curso superior, e nas públicas, 40%. Não é fácil, passar quatro ou cinco anos em um curso, que foi obrigado a escolher muito cedo, conseguir concluí-lo e ainda sair motivado e feliz. Os que conseguem merecem muita festa.

Dormir em rede diminui dor de coluna
Grupo de estudo, liderado pelo ortopedista Jean Klay Machado, concluiu relatório sobre o hábito de dormir em rede e suas consequências ortopédicas. Ouviu 505 pacientes. Existem evidências comprovadas que dormir em rede é mais saudável. Dor na coluna é 7,1% menor nas pacientes que dormem em rede. Quem dorme em cama e sente dor na coluna, ao passar para rede reduz em 24,4% a sensação de dor.

Barulho ataca o turismo
A imensa poluição sonora causada pela bagunça diária, no posto de combustível da esquina da Duque com Dr. Freitas, tem causado inúmeros prejuízos aos hotéis da redondeza. Agora, companhia aérea ameaça mudar de hotel a sua tripulação por falta de sossego na região. A Setur e a Polícia sabem de toda a situação, mas se fazem de surdas.

Turistas atraídos pela floresta encharcada
Amanhã, o cruzeiro "Megellan", com 900 passageiros, jogará âncora às 7h, ao largo de Icoaraci, para alegria dos ambulantes do trapiche e desespero dos fiscais da Alfândega. Na terça, o "Sirena" desembarcará 600 passageiros, no canal em frente à Estação. Na quarta, com superlua, eclipse lunar e maré grande, o pequeno "Hamburg", de retorno de Iquitos, aportará no Armazém 4, para fazer troca de passageiros. E assim vai a temporada de cruzeiros em Belém, mesmo sem a mínima estrutura necessária.

Sebrae no Pará: referência nacional
Como resultado do destaque do Sebrae no Pará em excelência na gestão, uma equipe do Nacional esteve na sede da instituição em Belém. Veio acompanhar as boas práticas e compartilhar com o sistema as ações desenvolvidas no estado relacionadas à geração de negócios e ao relacionamento com os clientes, além dos preparativos para a Feira do Empreendedor, que será realizada neste ano de 16 a 19 de maio, no Hangar.

Remédio
A Drogasil aguarda a desocupação de 30 lojas pela Big Ben, pertencentes ao empresário Raul Aguilera, para invadir o Pará.

Basílica
Os padres Barnabitas esperam sentados que até esta quarta, o Exército e SPU entreguem de fato a área doada por Temer à Igreja.

Internacional
As gerências da Infraero de Belém e Cuiabá negociam, com a Azul, um voo Belém-Cuiabá-Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Carga
Será amanhã, na Infraero, o pregão com apresentação de documentos e propostas para exploração por concessão do Terminal de Cargas no aeroporto de Belém.

Azar
Os donos de casas lotéricas estão desesperados com a pouca sorte. A própria Caixa estipula o valor e a forma de pagamento do seguro que são obrigados a fazer por reciprocidade.

Asfalto
A Terraplena iniciou a revitalização da Rua Yamada e em seguida da rodovia do Tapanã. Serão 20 meses de obra. Ambas serão duplicadas.

A distância
A Unama fará grande evento no dia 19 de fevereiro, no campus Alcindo Cacela, para lançar oficialmente sua nova plataforma de Ensino a Distância (EAD), inicialmente com 34 cursos em diversas áreas.

Fundo
A Alfândega no Norte, através do Adicional de Frete, conseguiu injetar 40 milhões de reais no Fundo de Marinha Mercante nos últimos dois anos. Recursos necessários para o financiamento de uma nova e moderna frota de balsas graneleiras na região.

Luta
O paraense Jos Mendonça, tricampeão mundial de Muay Thai, foi homenageado na sexta, em Brasília, quando ministrou a aula inaugural no Veja Luxury Mall.

Búfalo
Projeto Carne Orgânica, de Fábio Moreira, para certificação da carne de búfalo marajoara como orgânico. Pasto nativo e sem suplementação. Caminho para um excelente nicho de mercado na procurada carne certificada gourmet.

Yamada
Fechou em torno de 60 milhões a dívida trabalhista do Grupo Yamada. O administrador judicial, Mauro Santos, articula com os sindicatos envolvidos o quórum necessário para que o juiz convoque a Assembleia Geral dos Credores.
Prazer
Encerram-se no dia 9 de fevereiro as inscrições, no site da Gestor Consultoria, para participação na edição 2018 do Prêmio Prazer em Trabalhar.

Alfândega
A Alfândega em Belém tem reunido com todos os atores das operações no porto e aeroporto, inclusive as agências de viagem. O foco é eficiência e simpatia.

China
O Centro de Pesquisa em Saúde Pública da Universidade de Tsinghua, da China, está oferecendo bolsas de estudo para estudantes estrangeiros. Incluem, além do suporte financeiro, acomodação gratuita e as passagens de ida e volta.

Confiança
Dados da FGV: o setor de construção do Brasil encerrou 2017 com o Índice de Confiança da Construção em alta pelo sétimo mês seguido. Registrou 2,0 pontos em dezembro, para 81,1 pontos, o maior nível desde janeiro de 2015.

Expô
Até o dia 12 de abril pode ser visitada, no Museu da UFPA, a exposição "60Anos60", que celebra os 60 anos da Federal. Além de obras de artistas paraenses, há uma seção com registros históricos da instituição. A visitação, gratuita, ocorre de terça a domingo.

Artesanal
A famosa cerveja belga Orval, acaba de desembarcar no mix do Gratto Empório. Com tripla fermentação é produzida à base de água de manancial, maltes de cevada, lúpulos, leveduras e açúcar cândi.

Energia
A Hidrelétrica de São Manoel, na divisa do Pará com Mato Grosso, recebeu autorização para iniciar a operação comercial da segunda turbina. No total, a UHE terá quatro turbinas.

Tembé
A UFPA fez entrega de livros que contam as histórias do povo Tembé. O trabalho traz a público "os escritos e os ditos" dos autores, Judite Vital e Maria Francisca. As publicações fazem parte da coleção "Lideranças Tradicionais", da Associação Brasileira de Antropologia, em parceria com a Editorial Mórula.

Etnobiologia
Organizado pelo Museu Goeldi e UFPA, Belém sediará o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, em conjunto com o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia, de 7 a 10 de agosto. Os interessados em propor sessões, oficinas, minicursos e outros eventos devem fazê-lo até o dia 31 de janeiro.

Viaduto
Os dois conjuntos de viadutos que serão construídos na BR-316, terão os 5,5 metros de altura exigidos pelo Dnit. O da Augusto Montenegro com Centenário chegará a esse patamar com rebaixamento de piso. E tomara que não acumule água da chuva, como o do Entroncamento.

Alegria
O público que busca uma programação religiosa durante o Carnaval, poderá conferir o show da banda Cristo Alegria no Pátio Belém, no dia 6 de fevereiro, às 17h. O repertório terá músicas católicas de sucesso.

Travesti
A partir de agora, pode ser usado o nome social de travestis e transexuais, nos registros escolares da educação básica. Alunos maiores de 18 anos portando documentos podem solicitar durante a matrícula ou a qualquer momento.

Indústria
Movimento na indústria no Pará em 2017. A fábrica da Citropar chegou fruto de esforço pessoal de um empreendedor. Alpa, Cevital, etc. continuam só no sonho. Facepa, ícone do empreendedorismo amazônico, foi vendida para Suzano. A Heineken assumiu a fábrica da Brasil Kirin. E a AmBev parou de envasar no Pará. O resto foi só buraco, coquetel, festa e diploma.

Saúde
A partir de amanhã, entram em vigor as novas regras para contratação de plano de saúde por empresário individual. Uma das exigências é o registro mínimo de seis meses da empresa.

Visionário
Nelson Chaves visionário. Cármen Lúcia vai acabar com o auxilio moradia. Nos tribunais do Pará, Nelson é o único que por deliberação própria não recebe tal auxílio. Agora o Planalto anuncia o fim de carro oficial de 489 autoridades. Em 1989, como presidente da Câmara de Belém, Nelson acabou com o uso de carros oficiais. No TCE, também não usa.

Juruti
A parceria entre o Sebrae, Sistema OCB/PA e a Prefeitura de Juruti pretende ampliar a capilaridade de negócios do município. O Turismo Cultural (Festribal) e organização da produção oriunda da Agricultura Familiar estão em foco.

Lê Massilia
Carlos Adão Teixeira deixou a sociedade no bistrô do Lê Massilia. Ana Luna ficou sozinha no negócio.

Onze
Rafael Teixeira inaugurará depois do Carnaval a Adega das Onze, com enoteca, wine bar e restaurante. Ao lado da Sé, no antigo ponto do Páprika e Marujo’s, totalmente reformado em projeto de Linda Schweidzon.

Sushi
O Sushi Ruy Barbosa passa por um processo de branding, para avaliação e reposicionamento da marca.

Mágica
Hoje, no Casarão do Boneco, o projeto Ver-o-Magic com os mágicos profissionais Nathan Corrêa, Fábio Martins, Dalton e Oliver. Na 16 de Novembro, às 10h, com entrada "Pague quanto puder".

Raias
O Mapa prorrogou, até 31 de março, a validade das licenças para venda de raias ornamentais e de aquariofilia, no Pará e Amazonas. As licenças com validade prorrogada se aplicam, exclusivamente, para as cotas concedidas na temporada 2017.

Atacarejo
O mundo está se voltando para o atacarejo. No Brasil, as principais redes estão fazendo conversão de hiper e supermercados, para o novo modelo. O Grupo Pão de Açúcar anunciou que seu crescimento estará centrado no incremento da rede Assaí. Uma revolução no segmento.

EM ALTA
Estacionamento
A Infraero Belém estuda a viabilidade de construir um edifício garagem, ao lado do aeroporto.
Livro
Antonio Carlos Trindade de Moraes lançará no dia 3, às 11h, no Museu do Estado, sua Gramática Funcional via Macetes.
AP
O tradicional Baile das Máscaras da AP ocorrerá no dia 3 de fevereiro, e o Baile Infantil, no dia 7.
EM BAIXA
Voo
A Latam é campeã em reclamações em 2017, segundo o ranking da Anac.
Cliente
A Azul recebeu a pior nota no ranking da Anac, em atendimento ao cliente.
Saúde
Ações judiciais contra planos de saúde bateram recorde em 2017. Dados da USP.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias