plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna de ano novo do Mauro Bonna

2018, o ano da Quadra EngenhariaA Quadra Engenharia, dos Couceiro,vai comemorar seus 40 anos agora em 2018  com dois grandes eventos corporativos, além de três lançamentos que já estão na prancheta e serão verdadeiros presentes para Belém. Surpresas virão

2018, o ano da Quadra Engenharia
A Quadra Engenharia, dos Couceiro,vai comemorar seus 40 anos agora em 2018 com dois grandes eventos corporativos, além de três lançamentos que já estão na prancheta e serão verdadeiros presentes para Belém. Surpresas virão para sacudir o mercado imobiliário. Fora, obviamente, o início das obras do ILPalagio em fevereiro, e do lançamento de prédio comercial na Braz, rua onde sempre funcionou a Quadra. E mais: a entrega do Unique Studio (Boaventura) eRogélio Fernandez Business Center (Quintino). E o Lumini (João Balbi), este, em parceria com a MB Capital.

Quadra International Group
Know-how paraense no primeiro lançamento internacional da Quadra International Group, em Lisboa,em parceria com e empresa portuguesaEloi Couto Empreendimentos. No bairro de Campo de Ourique, a 100 metros do Shopping das Amoreiras. Tony e Leopoldo Couceiro escolheram Fafá de Belém como embaixadora da Quadra em terras lusitanas.

Smart Fit no Formosa Cidade Nova
Começa a instalação da academia Smart Fit, no mix do Formosa Cidade Nova. São 1.200 metros quadrados com musculação, lutas e dança. Funcionará a partir de junho, das 6h às 22h. Com duas horas de estacionamento gratuito. Aliás, embalada pelo sucesso no Pátio Belém, a Smart Fit vai inaugurar em março, a sua unidade no Boulevard. Todas franqueadas para HenrietteSegtowich.

Ver-o-Pesinho do Básico da UFPA
A Associação de Amigos da UFPA entregará para uso, no dia 18 de janeiro, a nova área de alimentação do Campus Básico da UFPA. A obra, construída integralmente com recursos da entidade, foi definida como prioritária pela comunidade universitária. Além da estrutura física, mais ampla e confortável, com espaços adequados à produção de alimentos e salão mobiliado para os usuários, todos os equipamentos serão novos e os prestadores de serviço passarão por treinamento com especialistas em preparação e conservação de alimentos.

Núcleo de Inovação em Tecnologias
A UFPA instalou uma nova unidade interdisciplinar de ensino e pesquisa, o Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (Nitae). O Núcleo foi planejado com base na experiência de trabalho da Federal com o ensino a distância e já nasce com um Curso de Mestrado Profissional aprovado pela Capes, na área de Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior.??

Incêndios bateram recorde em 2017
O Inpe lançou nova tecnologia, TerraMA2Q, para monitoramento de queimadas por satélite. Neste ano, foram registrados 272 mil focos de incêndio em todo o país, um aumento de 30% em relação a 2016, quando foram detectados 188 mil. O número é recorde de uma série de dados iniciada em 1998. A nova ferramenta permite a cada usuário “programar” o sistema de acordo com suas necessidades, melhorando o combate aos incêndios florestais.

Futuro
A Palheta Construções, de Santa Catarina, venceu a licitação e com licença prévia deve iniciar a obra de urbanização do imenso parque que surgirá na área retroportuária da CDP – do Colarinho Branco a Paratur – dentro do projeto Belém Porto Futuro. Helder prometeu e conseguiu cumprir no ultimo minuto do ano.

Barulho
A Dema desistiu de enfrentar a desordem que tomou conta do posto de gasolina na esquina da Duque com Dr. Freitas. A festa dos beberrões com som automotivo abusivo inferniza a vizinhança e os hotéis do entorno. Não há mais dia. A festa dura a semana toda. Tão Belém!

Varejo
Neste ano o varejo genuíno de Belém sofreu bastante. Marcas tradicionais como Yamada, Visão e Belém Importados abriram espaço para entrantes de fora. Os advogados das causas apostam em recuperação em 2018, tanto da Yamada como Visão; dizem que ambas têm patrimônio para quitar suas dívidas. Tomara!

Entrantes
O refluxo nas tradicionais marcas do varejo de Belém permitiu ampliações substanciais: Riachuelo, Renner, Studio Z e Le Biscuit. E as anunciadas chegadas da Forever 21 (Bosque), Probel (com três lojas de colchões), Camicado (Pátio depois do sucesso no Boulevard) e a pernambucana Nagem (três lojas em shoppings).

Ensino
Ano movimentado na área do ensino: Faculdade Ipiranga fechou e Estratego chegou. A Fabel mudou de dono. Cosmopolita e Católica finalmente abriram. O SER traz a Joaquim Nabuco.O Inspira assumiu o Physics, e o Universo, com novo fôlego, ficou com o Moderno.
Construção
Mexida na zona de conforto de material de construção: Jurunense e Milano entraram no páreo em 2017, e é também o novo foco do Grupo Líder e a intenção do Grupo Formosa. A poderosa Leroy Merlin sinalizou.

Arroz
O megaempresário do agronegócio, Paulo César Quartiero, produtor do arroz Acostumado, no Marajó, analisa implantar consórcio com a produção de peixes no solo alagado. As fezes dos peixes atuam como fertilizante, e os próprios peixes comem os insetos e pragas. A produção melhora em mais de 10%.

Supermercado
Voltaram as lojas 24h, patrimônio do consumidor. Das 35 lojas Yamada ficaram cinco, abrindo espaço para entrada do Mateus e o crescimento do Econômico, Belemzão e Mais Barato. No atacarejo, o Assaí (Pão de Açúcar) e Atacadão (Carrefour) fortaleceram a participação e o Makro estancou. O Grupo Formosa sinalizou foco também no atacarejo.

Remédio
Ano altamente movimentado no segmento de farmácias: Extrafarma (Grupo Ultra) assumiu a liderança com o freio da Big Ben (Brasil Pharma).A Pague Menos aproveitou para ampliar. Chegaram Drogasil (SP), Globo (PI), Farmácia Popular (PE) e Ultra Popular (MT). Líder e Formosa posicionaram suas lojas.

Hambúrguer
Foi um ano excelente para as hamburguerias também, como BK, La Lucha,Porpino, Viking, The Burger Spot, a quase internacional Uata e artesanais, como o Alemão da Boaventura. Sempre casa cheia.

Beleza
Ano muito bom para barbearias pop, que surgiram em todos os cantos, e salões populares, que roubaram clientes dos salões caros e tradicionais. Serviços de estética em geral avançaram bastante.

Academia
Socialização, qualidade de vida e estética com menor custo movimentaram neste ano, o mercado de academias low cost: fortalecimento da Fit4You, Smart Fit, Fast Fit, e Viva. Chegada anunciada da rede nordestina Selfit.

Vinho
Começará nesta terça, o Grand Solde, liquidação de vinhos na Grand Cru com até 50% de desconto.

Gincana
O Banco da Amazônia arrecadou em sua Gincana Natal Solidário mais de cinco toneladas de alimentos e oito mil brinquedos. A ação é realizada desde 2004 e neste ano teve como slogan “Fazer o bem, faz bem”.

Solar
A Equipe Solamazon, que desenvolveu o primeiro barco movido, exclusivamente, a energia solar do Pará, participou, agora em dezembro, do Desafio Solar Brasil (DSB). A equipe foi a única do Norte na competição nacional de barcos solares, que ocorreu em Angra (RJ).

Papel
O Grupo Suzano deve assumir o comando da Facepa em maio/junho, caso a venda seja aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Pesquisa
O Banco da Amazônia já financiou 388 projetos de pesquisa, com recursos em torno de 28 milhões de reais, de 1999 até o primeiro semestre de 2017.

Boliche
Com cardápio diferenciado, tem feito sucesso o restaurante internacional do Boliche do Bosque Grão-Pará.

Viaduto
Kleber Menezes garante que será licitada em janeiro, a construção de viaduto na intercessão da BR-316 com Independência. E em fevereiro, o da BR-316 com Alça Viária. Diz também, que a revitalização da esquecida Arthur Bernardes começará em março. Amém!

São Brás
Será lançado agora em janeiro, pela Codem, o chamamento para manifestação de interesse na ocupação do belo Mercado de São Brás. O Sebrae cuidará da capacitação dos atuais permissionários.

Biocombustível
Temer sancionou a RenovaBio, lei que cria política de incentivos para os biocombustível. Festa no Pará, maior produtor de óleo de palmáceas do Brasil.

Paragominas
A Quadra Engenharia parte para o primeiro prédio residencial de luxo em Paragominas, com um apartamento de 350 metros quadrados por andar.

Grand Mercure
Hoje, tem sofisticado jantar especial de réveillon no restaurante Baccalá do Grand Mercure. E o poderoso café da manhã, do raiar do ano, começa às 4h. Estacionamento gratuito com manobrista e chuva zero.

Empório
O Empório Kosher, na Serzedelo, será inaugurado agora na primeira quinzena de janeiro. Por motivos religiosos fechará às 17h das sextas, reabrindo nos sábados às 20h.

BK
GisandroMassoud abriu ontem com sucesso o drive-thru do Burger King, na Avenida Nazaré. A inauguração oficial será no dia 17 de janeiro, com a presença da cúpula da marca no Brasil.

Barato
Não prosperaram as negociações do Supermercados Mais Barato em torno do antigo ponto da Yamada, no Jurunas. Por outro lado, o negócio que faz sucesso no Tapanã, anuncia a chegada de mais duas lojas, nos bairros de Nazaré e Sacramenta.

Concorrência
A partir de maio, o grupo Air France-KLM passará a voar de Fortaleza para Paris e Amsterdã. O governo do Ceará zerou o ICMS de combustível e vai investir 14,8 milhões em divulgação do estado na Europa. A Air France vai operar através da sua subsidiária low cost, Joon, duas vezes por semana. E a KLM, três voos por semana. A GOLserá a parceira nacional.

Cerveja
A fábrica de cerveja implantada com incentivos em Benevides, vaipassar pela terceira marca: Schincariol, Brasil Kirin e agora estreia Heineken.

Carne
Fazendo o maior sucesso,com cortes especiais argentinos e uruguaios de carnes,a churrascaria La Casa Rosada,na D.Romualdo de Seixas,próximo a Jerônimo Pimentel.Também tem em seu mix,as famosas empanadas argentinas.

EM ALTA
Prestígio
O pastor Samuel Câmara emplacou a entrevista do Argumento mais acessada no YouTube em 2017.
Salário
Destaque ao Grupo Líder que pagou dezembro acrescido de todas as diferenças relativas ao acordo com o sindicato laboral.
Virada
No tradicional Fogos na Torre da RBA serão 15 minutos de show pirotécnico.

EM BAIXA
Grão
O ano acaba e ainda restam 88 quilômetros para asfaltar na Cuiabá-Santarém, a tão necessária BR-163.
Hidrovia
O ano acaba, todavia a novela do derrocamento do Pedral do Lourenço prossegue em cartaz.
Marabá
O ano acaba levando junto o sonho de Alpa, Cevital, etc. e tal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias