plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Perigo anunciado na Ilha do CombuCresceu muito rapidamente o número de restaurantes ribeirinhos na aprazível ilha do Combu, pelas belezas naturais, proximidade e fácil acesso. Um novo e diferente ponto turístico de massa na cidade. Tudo muito gostoso. Por

Perigo anunciado na Ilha do Combu
Cresceu muito rapidamente o número de restaurantes ribeirinhos na aprazível ilha do Combu, pelas belezas naturais, proximidade e fácil acesso. Um novo e diferente ponto turístico de massa na cidade. Tudo muito gostoso. Porém, não existe qualquer regra ou fiscalização para essa invasão. Nem Prefeitura e muito menos Vigilância Sanitária aparecem por lá. Os estabelecimentos em palafitas em sua maioria não possuem esgotamento sanitário e destino correto para o lixo. As embarcações que fazem a travessia dos clientes operam sem qualquer fiscalização da Capitania ou da famigerada Semob. E para completar, partem e chegam na abandonada e mal frequentada Praça Princesa Isabel. Nova missão para uma cidade criativa da gastronomia.

Rede Smart Fit em plena expansão
Em acelerado ritmo de expansão de seus negócios, a empresária Henriette Segtowich, franqueada da rede Smat Fit, negocia área de 800 metros quadrados no 4º piso do Boulevard para instalar mais uma academia. Além da Bio Ritmo, Henriette toca Smart Fit na Humaitá, no Pátio Belém e até março, no Formosa Cidade Nova.

Excelência na Segurança do Paciente
"Ophir Loyola", Hospital das Clínicas e Santa Casa foram contemplados pelo Ministério da Saúde com um programa de Reestruturação dos Hospitais Públicos focado na Segurança do Paciente. Termina neste mês em Belém, um curso de excelência ministrado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de formação de auditores internos de sistemas de gestão baseado em seis metas determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As filas e o tempo do consumidor
A rede Extrafarma, pertencente ao poderoso Grupo Ultra, investe pesado em novos pontos de venda em toda a cidade. Constrói lojas em tempo recorde. Porém, esqueceu de investir em sistema, abastecimento e treinamento de pessoal. Conclusão: filas imensas. Morosidade total, falta de produtos e falta de troco. O tempo é o maior patrimônio do consumidor e o varejista que não der atenção a esse detalhe está fadado ao insucesso. O consumidor age em silêncio e a concorrência também.

Paraense de coração ganha Jabuti
O Prêmio Jabuti incluiu duas novidades neste ano: História em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Com "Castanha do Pará", o mineiro radicado desde criança em Belém, Gidalti Oliveira Moura Júnior, ganhou o prêmio na categoria HQ. O artista visual retrata a vida de um jovem da periferia, criado solto entre as barracas do Ver-o-Peso. Detalhe: o garoto tem cabeça de urubu. "E ninguém estranha", diz o premiado. Ele receberá o troféu e 3,5 mil, e a entrega será no dia 30, em SP.

Aposta nas loterias pela internet
Atualmente, só é possível na Mega Sena e para quem é cliente da Caixa. Mas, em breve, o banco abrirá a possibilidade para que todos os apostadores de suas nove loterias (exceto a Loteria Federal) possam fazer jogos pela internet. A aposta terá de ser paga com cartão de crédito, e o apostador terá de desembolsar um mínimo de 20 reais a cada "carrinho de compra". Está nos planos do banco permitir o pagamento com cartão de débito e, futuramente, desenvolver um aplicativo para quem quiser tentar a sorte pelo celular.

Luta
Ainda neste mês, começarão as vendas de ingressos para a etapa Belém do UFC, no Mangueirinho, no dia 3 de fevereiro.

Atacarejo
O empresário José Oliveira, titular do Grupo Formosa, aderiu à ideia de operar também no atacarejo. Novidades em 2018.

Emprego
O Ministério Público mantém embargada há três meses a obra de duplicação da loja do Formosa, na José Bonifácio. Simplesmente, cerca de 1.000 empregos a menos.

Guia
Amanhã, no Grand Mercure, o lançamento da 10ª edição do Guia Grande Belém do Grão-Pará. A mais completa e longeva publicação sobre a Belém positiva.

Brasília
Circula nos corredores do Banco da Amazônia que, em abril, Marivaldo Mello deixará a presidência para sair candidato a deputado federal pelo Estado do Tocantins.

Argumento
Eis a pauta do Argumento de amanhã: urologista Aluizio Fonseca e o Novembro Azul, e Ovídio Gaspareto, presidente do Sincombustível-PA. Às 22h, na RBA.

Gasolina
Ninguém consegue explicar como a gasolina é mais barata em Ananindeua do que em Belém.

Metrópole
Belemzão e Jurunense correm para abrir junto com o Metrópole Ananindeua, no dia 21. Aliás, lojistas articulam migração em peso para o novo shopping.

Egito
O Armazém das Festas, de Alberto Serruya, assinará o evento no dia 7 de dezembro, no Hangar, para 2,5 mil convidados do "Terceirão do Ideal". Temática, a superprodução será toda inspirada no Egito antigo.

Energia
Em ritmo acelerado a instalação da cobertura do estacionamento do Hangar, com placas de captação de energia solar. A obra já atingiu 70% da execução.

Tatoo
O Tatoo Park deixará de funcionar agora no dia 18 de dezembro. Os brinquedos estão sendo negociados com Markinhos Klautuau e a cozinha industrial passará para o restaurante Beto Salomão. No ponto, hoje pertencente a Raul Aguilera, surgirá um drive-thru do Burger King, franqueado para Gissandro Massoud.

Estratégia
A Unimed Belém firmou parceria com a Fundação Dom Cabral, via OBS, sua associada regional, visando a estruturação e implantação de um plano estratégico, assim como o desenvolvimento de gestores e conselheiros.

Natal
O Bosque Grão-Pará fará a abertura do seu Natal no dia 15 que vem. Com o tema "Bosque Encantado de Natal", uma cidade natalina inédita.

Factoring
O advogado e professor Fabrício Vasconcelos de Oliveira lançará o livro "Contrato de Factoring e a tutela do consumidor", no dia 29, às 18h, no auditório do Cesupa.

Prioridade
Já está valendo. Foi sancionada a lei que dá prioridade a professores na fila de restituição do Imposto de Renda. Agora a ordem do pagamento da restituição é esta: idosos; professores; e demais contribuintes.

Mestrado
A Câmara dos Deputados lançou edital de processo seletivo para Curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo. Curso de graduação como requisito básico. Inscrições: 1° de fevereiro a 9 de março de 2018.

Pós
O MEC reconheceu o curso de Mestrado Profissional stricto sensu Profbio, da área de Ciências Biológicas da UFPA. Obteve nota 4 da Capes.

Tacaxeira
Tem entrada fazendo o maior sucesso no Buiagu, o restaurante do hotel Quinta de Pedras. É a Tacaxeira, um creme de macaxeira que leva charque frito, cariru e vinagreira, criação do chef Roberto Hundertmark.

Noel
Oficialmente, a tradicional e concorrida Performance Natalina do restaurante Famiglia Sicilia iniciará no sábado que vem, em duas sessões diárias.

Direito
Uma grande festa na Estação, no dia 30, reunirá importantes nomes do Direito no Pará e em nível nacional. O evento é patrocinado pelo escritório Freire, Farias & Viana, para comemorar os 15 anos de fundação. Um dos sócios, Michel Viana, foi notícia no meio jurídico, ao lançar uma coletânea com participação de vários professores da USP.

Cerveja
Chegou novidade no Gratto Empório. É a cerveja artesanal Imigração, tipo Oktoberfest e de edição limitada. A breja sazonal tem 5,8% de teor alcoólico.

Cozidão
Os clientes pediram e a Amazon Beer volta a servir o seu famoso Cozidão aos domingos, já a partir deste.

Gestão
A conveniada Ideal lança em Belém, o novo programa de MBA da FGV em Gestão Estratégica de Pessoas, com início no dia 30.

Marajó
Depois de conquistar o primeiro lugar no Marajó Búfalos neste ano, Marcus e Cecília Pinheiro, do Queijo do Marajó da Fazenda São Victor, acabam de receber mais um reconhecimento. Medalha de Bronze na maior premiação de queijos artesanais brasileira - Prêmio Queijo Brasil, em São Paulo.

Chocolate
O chef Fábio Sicilia está na cidade italiana de Alba, participando com a sua marca Guadens, do Festival das Trufas Brancas e Chocolate.

Pizza Hut
Rubens Magno Jr., franqueado Pizza Hut Pará, está em Dallas, para uma reunião com o CEO da marca no Brasil e CEO mundial, onde o assunto será a estratégia para 2018 no Brasil.

Games
A Produções & Cia abrirá um parque infantil Play Games, em 800 metros quadrados, no mix do Metrópole.

Top
A ADVB-PA definiu para o início de 2018 a realização dos prêmios Top de Marketing é Top Sócio Ambiental. Em dezembro, será entregue o prêmio Personalidade de Marketing pela entidade.

Pátio
Próximas inaugurações no mix do Pátio Belém: ontem, Eurosono; no dia 16, Sobrancelha Design; no dia 22, Sketch; no dia 30, Farmácia Personale; no dia 5, expansão da Riachuelo e no dia 8, Anacapri. As duas últimas em dezembro.

Educação
A Unama foi contemplada com a Bolsa Educação do Santander. Os alunos podem participar de projetos de pesquisa e extensão da universidade e ainda receberem bolsa.

Jardim
A partir de amanhã, até o dia 10, o Parque Zoobotânico do "Goeldi" será sede da XXIV Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Representantes de 12 estados vão debater sobre "Inovação e renovação para conservação da biodiversidade. Ampliação do papel dos jardins botânicos na sociedade".

Arte
A Unama inaugurará o primeiro Museu de Arte de Ananindeua no dia 27, com obras de artistas paraenses consagrados que fazem parte do acervo da Casa da Memória da instituição.

Rural
Nesta segunda, o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá reelegerá o presidente Antônio Vieira Caetano e o vice Ricardo Guimarães, para o triênio 2018-2020. Aliás, no ranking dos maiores rebanhos do Pará, Marabá está em 2º lugar, com cerca de 1,1 milhão de cabeças de gado, e em 5º no ranking nacional.

Medicina
O Ministério da Educação fez a divulgação da classificação preliminar para autorização de funcionamento de um Curso de Medicina em Tucuruí. Das sete pretendentes, em nível nacional, só duas foram habilitadas nas três etapas, e a única paraense no páreo é a Fibra.

EM ALTA
Diversão
Markinhos Klautau vai instalar o Carnival Games, no 2º Piso da Visão, no Pátio Belém.
Estrela
Esta será a ultima semana do Festival Estrela Azul. Sucesso de público e crítica.
Internacional
A Unama realizará nos dias 13 e 14, no campus Alcindo Cacela, o X Fórum de Relações Internacionais.

EM BAIXA
Celular
Em setembro, o Pará registrou uma redução de 0,59%, o que corresponde a menos 43.716 linhas móveis.
Próstata
Mais da metade dos homens brasileiros não visitou uma só vez um urologista, aponta pesquisa.
Recuperação
Economistas garantem que a classe média brasileira levará nove anos para voltar a nível pré-crise.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias