plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna do Mauro Bonna

Força Jovem no 9º volume da Coleção CírioPor nove anos consecutivos as Editoras Verde e Guia publicam os livros da Coleção Círio, chancelados pela Arquidiocese de Belém, Padres Barnabitas e Diretoria da Festa de Nazaré. Bilíngue, a edição vem com o tema "

Força Jovem no 9º volume da Coleção Círio
Por nove anos consecutivos as Editoras Verde e Guia publicam os livros da Coleção Círio, chancelados pela Arquidiocese de Belém, Padres Barnabitas e Diretoria da Festa de Nazaré. Bilíngue, a edição vem com o tema "Círio de Nazaré: "A Força Jovem da Fé", cuja capa, pela primeira vez, é uma tela exclusiva do artista plástico paraense Odair Mindello. A obra será lançada nesta terça, na abertura oficial do Círio. São mais de 20 profissionais que, a cada ano, se superam trazendo sempre novidades a partir dos diferentes aspectos abordados, sejam econômicos, sociais, culturais e religiosos. A publicação de luxo, presente institucional dos patrocinadores, também estará à venda na Estação, Aeroporto e loja Lírio Mimoso.

Exército devolve área para Arquidiocese
Helder caiu nas graças de Dom Alberto. Um pleito muito antigo da Arquidiocese de Belém finalmente obteve êxito. O ministro, a pedido do arcebispo, conseguiu que a União devolvesse à Igreja, área de quase 11 mil metros quadrados, ao lado da Basílica. A área sempre pertenceu à Igreja, que na época da 2ª Guerra cedeu ao Exército. Em 2009, o pleito foi formalizado por empenho pessoal de Dom Orani e César Neves. Inclusive conseguiram 42 milhões de emendas da bancada paraense que foram repassados ao Exército como indenização. As orações continuam, agora para que o governo do Estado se sensibilize e devolva também a área hoje ocupada pelo IAP, o que seria lógico e saudável.

Um verdadeiro santuário mariano
Já existe um projeto para a área ao lado da Basílica, agora devolvida à Igreja: um imenso centro multiuso com capacidade para duas mil pessoas sentadas, uma estrutura para acolhida de romeiros três vezes maior do que a Casa de Plácido, lojas de artigos religiosos e um hotel de trânsito para grupos religiosos.

A devolução do Complexo dos Mercedários
Existe um segundo pedido de Dom Alberto a Helder, e o ministro promete empenho. A devolução do Complexo dos Mercedários à Igreja. A ideia da Arquidiocese é usar parte da imensa área para suas atividades e arrendar o restante para um hotel conceito, a exemplo do Quinta de Pedras.

Motoromaria de Nazaré segue firme
Com adesão cada vez maior, e uma certa indiferença das autoridades, neste ano será realizada a 27ª edição da Motoromaria. Patrocínio da Yamada nas camisas que serão distribuídas gratuitamente, aos primeiros que chegarem à Escadinha. Os órgãos de segurança prometem uma mega operação para exigir os equipamentos e documentação em dia dos motoqueiros. Aliás, cá pra nós, medida que deveria ser diária.

Novos cursos superiores no Pará
Foram reconhecidos, pelo MEC, os cursos de Etnodesenolvimento, da UFPA Altamira; Arquitetura e Urbanismo, da Faci; Engenharia de Produção, da Metropolitana de Marabá; Engenharia Civil, da Estácio Belém; Contábeis, da Ufra Capanema; Gestão Ambiental, da Ufopa, em Santarém, e Enfermagem, da Faculdade Reunida, em Redenção. O MEC renovou o reconhecimento do curso de Agronomia, da Ufra Paragominas. O MEC também autorizou os cursos de Pedagogia, da Unama de Santarém; de Engenharia de Produção, da Estácio de Castanhal; de Educação Física, da Metropolitana de Marabá, e de Engenharia Elétrica, da Esamaz.

Legado da Feira Internacional de Turismo
Aprovação em pesquisa de opinião realizada com participantes consolida o modelo da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). Programada para maio de 2019, a IX versão manterá o foco no binômio turismo e gastronomia com ações estratégicas no mercado emissor paulista. Entre os legados do evento, destacam-se: a criação da rede latino-americana de gastronomia; negociações para a implantação de um voo da venezuelana Avior interligando Belém aos países da PanAmazônia; a criação de câmaras setoriais de Turismo nas associações comerciais do Interior e o lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Turismo. O evento, mesmo em tempo de crise, gerou cinco milhões em faturamento.

Digital
O sistema analógico será desligado no dia 30 de maio do ano que vem e digitalizado o sinal de TV em Belém e nos municípios do entorno: Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cachoeira, Colares, Marituba, Ponta de Pedras, Santa Bárbara, Santa Isabel e Santo Antônio do Tauá.

Jurídico
Daniel Coutinho da Silveira, sócio do Silveira & Athias, assumirá amanhã, a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos de Belém. A função exigirá dedicação exclusiva, e, portanto, estará licenciado do escritório.

Voo
Nos dias 3 e 4 de novembro, Val-de-Cans realizará uma operação "back to back" com um voo vindo de Madri, para fazer troca de passageiros com navio "MS Hamburg Cruise" e vice-versa. O voo será realizado em um Boeing 763, com 243 assentos.

Fluvial
Na sábado da Romaria Fluvial, a preamar ocorrerá às 8h30. Muito cuidado: lua cheia e meses Bro. A Capitania promete agir com rigor no quesito segurança.

Xingu
A Comissão de Educação e Cultura do Senado está analisando o projeto de Paulo Rocha que prevê a criação da Universidade Federal do Xingu, com sede em Altamira.

Eleição
Foram impugnados pela oposição os nomes dos mesários designados para a eleição do Crea-Pará. Todos eram assessores do atual presidente.

Camões
Foi festiva a cerimônia de criação da Cátedra João Lúcio de Azevedo, do Instituto Camões, na UFPA. A cátedra na UFPA será a sexta do Instituto Camões no Brasil e a primeira na Amazônia.

Metrópole
A Voxxi Comunicação venceu acirrada disputa e conquistou a conta publicitária do Metrópole Ananindeua. O shopping, no início da Mário Covas, será inaugurado agora em novembro.

Trem
A Sedop conclui os projetos complementares, como estrutura, elétrico, hidráulico, sanitário, para-raios e incêndio para licitar a obra de restauro da Estação de Trem de Icoaraci, ao lado da Matriz.

Gastronomia
Belém sediará de 7 a 11 de novembro, o Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia. Até o momento, 27 países já confirmaram participação.

Marinha
O que era apenas um serviço, agora a Marinha instituiu o Centro de Hidrografia e Navegação do Norte. Só existem quatro no Brasil. Sinalização marítima e fluvial.

Ciaba
No dia 18, haverá cerimônia para comemorar os 125 anos de ensino de marinha mercante no Norte, hoje exercido com maestria pelo renomado Ciaba - Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar.

Nabuco
O MEC autorizou cinco cursos para a novíssima Faculdade Joaquim Nabuco, que funcionará no prédio do Berço de Belém, na José Bonifácio: ADM; Contábeis; Logística; Segurança no Trabalho e Gestão de RH.

Agropecuário
Amanhã, começará o Censo Agropecuário 2017. A pesquisa feita pelo IBGE terá investimento de 780 milhões de reais no país inteiro, e irá atualizar os dados do setor, após dez anos sem esse trabalho.

Moda
O Grupo Yamcol, que é o franqueado das marcas Taco, Vitor Hugo, Euro e Touch no estado, está trazendo para o mix do Pátio Belém a franquia de moda masculina Sketch.

Viagem
Lucas Sobrinho, da CI, está preparando grupo de crianças e jovens entre 7 e 17 anos, para o Intercâmbio Teen ou Intercâmbio de Férias que ocorrerá em janeiro e em julho de 2018.

Cidadão
TCE Cidadão Universitário será no dia 11, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. O TCE Cidadão, uma ideia de Nelson Chaves, agora ganhou repercussão nacional.

Unama
Janguiê Diniz, titular do Grupo Ser Educacional e reitor da Unama, estará em Belém agora no dia 6, para receber a Santinha no campus BR. E no dia 25, para inauguração do Museu de Arte também no campus BR.

Círio
Pesquisa de inteligência de mercado do Sebrae: mesmo diante do cenário econômico do país, os impactos do Círio na economia tendem a ser positivos para todos os setores. Cerca de 79,64% dos entrevistados em Belém deve aumentar o consumo em razão do evento.

Belga
No feriado do dia 12, a Baviera realizará jantar de cozinha de fusão da gastronomia belga com elementos da Amazônia, harmonizados com cervejas. Os chefs Istvan Maercke, belga, e o paraense Antônio Cumaru ficarão responsáveis pela cozinha.

Capone
O Capone introduziu em seu cardápio o Filhote D. Onete: posta de filhote grelhado ao aroma de castanha acompanhado de risoto de maniçoba.

Hi-tech
O DJ Fábio Pinheiro vem utilizando a iluminação em 3D nas festas que produz. Tudo assinado por Jefferson Goldenberg que está a cada dia mais expert em tecnologia de eventos.

Natal
O Famiglia Sicilia começou os ensaios da sua tradicional performance de Natal. Hoje, abrem as reservas no site e a partir do dia 17, presenciais. A árvore de Natal externa será feita com garrafas do restaurante recicladas.

Grammy
Tiago Iorc foi indicado para o Grammy Latino 2017 na categoria de Melhor Álbum Pop. com o DVD "Troco Likes", selo da Som Livre. O álbum teve produção local de Leonardo Santos e gravação no Gasômetro e no Parque da Residência, onde foram utilizados móveis do antiquário de David Abud.

Jardim
A linha Garden, da Sierra Móveis, já está em exposição na franquia de Belém. Ideais para sacadas e jardins, as peças são feitas em madeira resistente ao clima regional.

Beleza
A Infraero realizará licitação no dia 9, para concessão de área para salão de beleza no aeroporto de Val-de-Cans.

Débito
Até o dia 30 deste mês, contribuintes com débitos de IPTU, ISS e Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL) podem negociar dívidas com descontos e parcelamentos especiais. Dependendo da forma de pagamento, descontos chegam até 80%.

Rosa
O Hospital Porto Dias ilumina sua fachada de rosa em alusão ao Outubro Rosa. Campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. É o tumor que mais mata mulheres em todo o mundo, e que tem um tratamento muito mais efetivo se identificado precocemente.

EM ALTA

Miriti
Mais uma vez um sucesso a decoração ciriana do TCE. Neste ano, com apoio de alunos da UFPA introduziu a miritrônica.

Estação
Restauradas, as escadas rolantes da Estação estão a pleno vapor aguardando casa cheia.

Santinha
Amanhã, às 17h, a Imagem Peregrina vai visitar o Grupo Líder. Haverá o show Canções em Romaria.

EM BAIXA

Poluição
O elefante branco do Bechara Mattar completa 11 Círios que polui o Feliz Lusitânia. A Câmara deveria conceder um título.

Marajó
Terminou ontem o prazo para a empresa Arapari colocar algo que preste na linha para o Camará. Claro, que não conseguiu.

Mangal
O elevador do farol do Mangal entrou em reforma emergencial. Programa para atletas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias