plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna de Mauro Bonna

Big Ben tem novo donoA Lyan Capital, uma empresa de private equity independente comandada pelo empresário Paulo Remy Gillet Neto e seus sócios Roberto Ferrari e Nilton Bertuchi, assumiu de fato e de direito o controle da Brasil Pharma, dona da rede Big Be

Big Ben tem novo dono
A Lyan Capital, uma empresa de private equity independente comandada pelo empresário Paulo Remy Gillet Neto e seus sócios Roberto Ferrari e Nilton Bertuchi, assumiu de fato e de direito o controle da Brasil Pharma, dona da rede Big Ben. O foco anunciado é a reestruturação financeira da companhia e renegociação com a indústria e distribuidores para restabelecer o abastecimento, colocando as lojas em condições de recuperar clientes e vendas.

Competição de julgamento de Direitos Humanos
O diretor do Instituto de Ciências Jurídicas da Unama, Jeferson Bacelar, foi selecionado pela prestigiada American University Washington - College of Law como Observador da 22ª Edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que será realizada de 21 a 26 de maio, nos EUA. Uma equipe de alunos de Direito da Unama participará da competição tendo como coach o professor Aleph Amin.

Dupla titulação com intercâmbio
A UFPA negocia com o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, um acordo de cooperação voltado à mobilidade de alunos e colaboração em pesquisa. Como a graduação no Brasil equivale, em geral, ao que na Comunidade Europeia compreende a graduação e o mestrado, o acordo prevê a possibilidade de os alunos receberem, ao final do intercâmbio, os títulos de graduação no Brasil e de mestrado em Portugal. Os alunos que participarem do intercâmbio terão orientadores nas duas instituições, que
passarão a interagir também para o desenvolvimento de projetos de investigação.

Caos no campo do Pará
O sistema ambiental não funciona e tem sérios erros na composição dos polígonos, assim como na interpretação de áreas desmatadas. O sistema da Adepará, o Siapec, que foi desenvolvido aos moldes da PGA - Plataforma de Gestão Agropecuária é o melhor e funciona muito bem. A integração com o Simlam ainda não foi feita. O Simlam – Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental tem problemas sérios nas definições dos polígonos das propriedades, e com interpretações de áreas desmatadas e sobreposição. O Ibama cruzou dois sistemas que não conversam entre si e traçou a operação Carne Fria.

Municípios farão Marcha a Belém
A Famep promoverá, no dia 15 de maio, no Hotel Regente, a 1° Marcha a Belém em Defesa dos Municípios Paraenses. A iniciativa vai envolver prefeitos, vice-prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais, secretários de estado, vereadores, secretários e técnicos municipais. Dentre os problemas que serão discutidos, os que se referem à infraestrutura são o de maior destaque. As inscrições para a Marcha podem ser feitas pela internet.

Mestre Vieira em série para TV
Neste ano, Mestre Vieira e Os Dinâmicos se transformarão em super-heróis, na série de animação para TV pública "Os Dinâmicos", projeto da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia. Terá 13 episódios, de cinco minutos de duração cada, tendo como inspiração a obra musical de Mestre Vieira, com a banda Vieira e Seu Conjunto. Num universo cheio de aventura e lendas, a cada chamado de uma criança eles se transformam em "Os Dinâmicos".

Eleição
Hoje, com votação até às 18h, a disputada eleição nacional para o comando da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Os candidatos: Wellington Jr., Cícero Tardim e Samuel Câmara. O pastor Samuel, líder da Assembleia de Deus em Belém, concorre pela terceira vez.

Remédio
Decisão tomada: o Grupo Líder vai montar uma rede da Farmalíder em lojas de rua, independentes dos supermercados. Algo tipo Walgreens.

UFC
A OS Pará 2.000 assumiu a gestão do Mangueirinho. Via Lyoto Machida, etapas do UFC entraram em pauta.

Voo
Houve crescimento de 11,8% em março, na movimentação de passageiros em Val-de-Cans, em relação ao ano passado. No Doméstico, o incremento foi de 12,2% e no Internacional, 1%.

Azeite
O empresário português Jorge Rebelo de Almeida, titular da rede Vila Galé, estará em Belém de terça a quinta. Vem apresentar vinhos e azeites da sua marca Casa Santa Vitória, produzidos no Alentejo.

Galé
Jorge Rebelo de Almeida, dono de 27 hotéis Vila Galé, visitará a Reserva Santa Bárbara, empreendimento do MB Group, com potencial para um resort e alguns prédios antigos no centro de Belém focado em hotel boutique.

Eventos
Esclarecido o equivoco do embargo da obra, a AP confirmou para 11 de maio, a cerimônia e coquetel de inauguração do seu novo complexo de eventos na Almirante, obra de 8.320 metros quadrados.

Hotel
Confirmado para o final deste mês, o inicio de operação do Samart Inn, hotel executivo na Manuel Barata. Negócio do empresário Délio Mutran.

Drinque
O Manjar está com uma nova carta de drinques focada em elementos regionais como o cupuaçu, a raiz preciosa e a marapuama, madeira amazônica com propriedades afrodisíacas que, em fusão no gin, entram na versão do Negroni, o drink clássico italiano que está na moda.

Uepa
O professor Rubens Cardoso da Silva, vencedor com mais de 60% dos votos da eleição para reitor da Uepa, estará amanhã, no Argumento da RBA. Às 22h30.

Cursos
A Esamaz lançará em agosto, a Esamaz Tec, cursos técnicos e pós-técnicos com projetos pedagógicos inovadores.

Biodiversidade
No dia 18, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá promoverá ação para esclarecer os principais aspectos sobre a nova lei da biodiversidade. O workshop, das 18h30 às 20h30, é voltado para profissionais e pesquisadores dos setores diretamente afetados pela lei.

Ciclismo
O fundador do Clube Amazônia de Ciclismo e campeão pan-americano, Edilson Kramer estará nesta terça, no Hotel Regente, para renovação de parceria, via Lei de Incentivo à Cultura e Esporte, garantindo apoio ao desenvolvimento da modalidade no Pará. O clube conta com 50 ciclistas.

Sal
Ostra empanada com risoto de tucupi. É esse o prato criado por Geraldo Barros, do Hotel Solar, para o Circuito de Ostras de Salinas que vai até o dia 1º de maio, reunindo os melhores bares e restaurantes da Atlântica.

Polvo
Está fazendo sucesso o novo prato que entrou no cardápio do Gratto Empório. É o Oceano Pacífico: polvo refogado com legumes, regado no azeite e acompanhado de arroz negro com redução de laranja e tomates confitados.

Engenharia
A solenidade de lançamento da 74ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) será realizada, amanhã, na Estação. Belém será a sede do evento, de 8 a 11 de agosto, que reunirá mais de três mil profissionais das áreas de Engenharia e Agronomia.

Marabá
Asdrúbal Bentes confirmou a visita do presidente do Incra, Leonardo Góes Silva, a Marabá, no dia 19.

BR
O campus da Unama, em Ananindeua, ressurgiu das cinzas e já alcançou três mil alunos.

Vinho
Belém receberá a visita da World Wine durante o período do Brasil Sabor, incluindo a presença de produtores portugueses da região vinícola do Dão. Wine Dinner ocorrerá no restaurante Famiglia Sicilia, no dia 16 de junho.

Sebrae
Um roteiro inédito está sendo escrito pela atual gestão do Sebrae no Pará, que colocou o cliente na posição de protagonismo. Com a nova macroestrutura já em cartaz, busca melhoria no relacionamento com as empresas, a valorização das cadeias de negócios e mais amplo aproveitamento na aplicação de recursos.

Mercato
O restaurante a peso Mercato Empório Gourmet, na Gentil, no térreo do La Residence, atendendo a pedidos da clientela fiel, a partir de maio passará a funcionar também aos domingos. Negócio de Domingos Fernandez, Luiz Azevedo e Alexander Gonçalves.

Teatro
O Festival de Teatro do Pará oferecerá uma ampla programação de espetáculos gratuitos. Há peças teatrais e musicais para todos os gostos e idades, de 14 a 23, no Memorial dos Povos, na Governador.

Frei
Amanhã, na OAB, o lançamento do livro "Frei Betto — Biografia", de Américo Freire e Evanize Sydow, com bate-papo com os autores e Frei Beto, que estará presente. Haverá uma apresentação musical com a cantora, instrumentista e compositora Iva Rothe e do músico compositor Maurício Panzera. Às 18h.

Música
A UFPA e a Universidade do Missouri assinaram memorando estabelecendo regras para o intercâmbio entre membros da Escola de Música da UFPA e da escola de música da universidade norte-americana.

Feira
No dia 22, será realizada a Feira mensal de produtos hortifrutigranjeiros, artesanato em madeira, movelaria, artesanato em geral e plantas ornamentais, produzidos pelos internos custodiados pela Susipe. No Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Cruzeiro
Hoje, chegam de avião a Belém, 140 passageiros que embarcarão amanhã, no cruzeiro "Hanseatic", com destino a Iquitos, no Peru.

Parauapebas
A Alepa aprovou projeto de lei que cria a 24ª Unidade Regional de Ensino, com sede em Parauapebas. A nova URE, desmembrada da de Marabá, irá abranger Canaã, Eldorado e Curionópolis.

Gastronomia
No seminário "A Amazônia descobre a Amazônia", no Gasômetro, alunos dos cursos de Nutrição, Gastronomia e Propaganda da Unama lotam o evento. Tudo está sendo transmitido em tempo real pela internet. Barracas de comidas típicas no Parque da Residência e um beer truck da Amazon Beer animam os participantes. Turu, direto de Pontas de Pedras, foi preparado pelo chef marajoara Alex Andrade.

EM ALTA
Eleição
A eleição na AP ocorrerá no dia 22 de junho, véspera da grande festa junina do clube.
Boliche
Finalmente abriu, em alto estilo, o complexo de boliche do Bosque Grão-Pará. Diariamente, a partir das 17h.
Psi
Açaí pode ajudar no tratamento de doenças psíquicas, aponta estudo da Federal de Santa Maria, Estadual do Amazonas e Universidade de Toronto.

EM BAIXA
Deprê
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão afeta 11 milhões de brasileiros.
Água
O inverno amazônico, diz a Meteorologia, ainda deve molhar firme e forte até 15 de maio.
Boi
Saldo das operações no Pará: os frigoríficos começaram a frear a escala de abates e despedir empregados. Multas seguem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias